quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Conferência Intermunicipal de Cultura


Garanhuns sediará nesta quinta-feira, a primeira Conferência Intermunicipal de Cultura. Os representantes dos municípios de Bom Conselho, Brejão, Correntes, Garanhuns, Lagoa do Ouro, Lajedo, Saloá, São João e Terezinha estiveram reunidos na semana passada para debater a formatação do evento.
Segundo a secretária de Cultura de Garanhuns, Ivone Silva, a proposta é discutir cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento, aliados as diretrizes nacionais do Ministério da Cultura, além de apresentar o regimento interno e outras informações técnicas do evento. A conferência Intermunicipal de Cultura acontecerá neste dia 29 de outubro, das 9 às 17 horas, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.
“Nós queremos trazer a tona toda a problemática desses municípios e indicar as possíveis soluções, que possam ser levadas a conferência em nível estadual e nacional. A Conferência vem para vencer os desafios em relação a cultura do Agreste Meridional”, enfatizou a secretária de Cultura de Correntes, Betânia Pedrosa.
A representante da Secretaria de Cultura de Bom Conselho, Rute Benedite, esclarece que muitos desses municípios não possuem um calendário cultural, cadastramento de artistas, Conselho Municipal ou até mesmo um plano municipal de cultura. “Por isso é importante que haja uma discussão em torno disso. A Conferência Intermunicipal de Cultura é o primeiro passo para que o Sistema Nacional de Cultura seja realmente e plenamente implantado nessas cidades”, conclui.
.
Agora comigo:
Garanhuns tem aprovado a criação de um Conselho de Cultura e um fundo de incentivo, há mais de cinco anos. Por que não é posto em prática?
Um momento como esse não seria interessante que a Conferência fosse municipal englobando os variados segmentos artísticos de nossa cidade? Vamos estar juntos com outro sete municípios para montar uma plano em conjunto? Não é desmerecendo os outros municípios, mas cada um tem suas próprias características, nem sempre com a pluralidade que encontramos em Garanhuns. E num segundo momento seria feito o somativo de propostas para que fosse da região. Disseram-me que essa conferência somente poderia ser feita até o dia 30, sob o risco de se perder o prazo instituído pelo Ministério da Cultura. Por que ficou tão em cima essa conferência local? Mas, enfim um momento de se discutir a cultura local, o apoio aos artistas e uma política que fomente a produção. Pena que será regional!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.