segunda-feira, 13 de julho de 2009

Volta palco da cultura popular

Depois de dois anos no Espaço Colunata, o caminhão-teatro do SESC volta a dar seu espaço ao Palco da Fundarpe. Luciana Azevedo e Carlos Carvalho, do órgão estatal, defenderam a ampliação do palco que assim dará melhor visibilidade aos grupos e artistas que nele se apresentarão. Na prática a verdade é que a Fundarpe somente está reconhecendo o erro de ter tirado aquele polo cultural de sua programação, pois até a contratação dos artistas estava sendo feita pela prefeitura e SESC, e se não fosse este último, não mais aconteceria como contenção de despesa. Menos mal, agora está ele lá de volta, no Centro da Cidade, acordando o Festival com muito caboclinho, maracatu, afoxé e muito mais, para mais um dia de atividade. Para mim, a cultura popular é o coração pulsante do evento.

Co-co-ri-có


A Corrida da Galinha é um evento criativo, popular e que rende mídia gratuita a cada ano para São Bento do Una. Vários programas de transmissão nacional já passaram por lá, a exemplo do Domingão do Faustão. Poderia render mais se não batesse de frente com o Festival de Inverno, pois muita gente daqui se deslocaria para lá para curtir as atrações e a festa. Este ano, em sua 12° edição, teremos um incremento na festa de lá, as arquibancadas que tradicionalmente acomodavam mil pessoas vão mais que duplicar, agora caberão 2.500, é puleiro pra galinha nenhuma botar ovo, ou melhor, defeito. Começando dia 23 e indo até dia 26, programa para o sábado show com Alceu Valença. Além de muitas brincadeiras irreverentes nestes dias. Tudo isso para chamar a atenção para São Bento do Una, a maior produtora de aves e ovos de Pernambuco. Mas a verdade é que a Corrida da Galinha é um evento a ser incentivado e que deixe de chocar com o Festival para se tornar ainda mais forte recebendo turistas do Agreste Meridional.

FIG - Onde deve estar o Pop?


Lembro que o Palco Pop no Parque Euclides Dourado já recebeu nomes como Pitty, Los Hermanos, Lobão, Nação Zumbi, entre outros nomes do cenário pop/rock da música nacional. A noite de encerramento do festival que contou com Los Hermanos no Parque dos Eucalyptos e RPM na Esplanada Cultural Guadalajara foi memorável, sendo a meu entender, o maior e melhor encerramento em 18 anos de Festival de Inverno. Aos poucos o palco pop foi diminuindo em tamanho e repercussão de suas atrações, tornando-se um espaço underground ou de visibilidade para bandas que estão começando e ensaiando em garagem. Com isso as maiores bandas vieram também para a Esplanada que é realmente o mais eclético espaço musical da América Latina, acredito que grandes festivais pelo mundo afora não tem tanta mudança radical em sua agenda de um dia para o outro. Acredito que a Esplanada pede uma programação mais popular emepebística, que pode até falsear com alguns gêneros como o forró de verdade e o romantismo, mas não pode ir muito além e arrancar público de outros polos, isto é muito sensível. O Pop dos Eucalyptos dava certo, incontestavelmente. E ainda tem mais, além do público que é povão, ou seja não é segmentado como em outros espaços, ainda tem a questão dos camarotes, que este ano está caríssimo e os seus frequentadores preferem artistas populares, pois basta ver como ficam entupidos e balançando quando está se apresentando artistas com quem possam cantar juntos as suas canções. Enfim, e tentando traduzir tudo isso que eu disse, acredito que poderíamos ter uma grande festa no Parque Euclides Dourado se tivéssemos na programação de lá, nomes como Nação Zumbi e Mundo Livre. Seria um interessante momento de troca de experiência desses grupos com a galera que está começando, ávida por palco e aquele parque tem tudo a ver a essa energia.

O Rei e a Loira da Jovem Guarda


Fim de semana cercado de Roberto Carlos por todos os lados e o Festival de Inverno batendo na porta. O que tem em comum? Wanderléa. Da programação do FIG 2009 poucos nomes se sobressaíram tanto nos últimos dias mais que o de Wanderléa que esteve no show do Rei (mais uma vez) e estará em Garanhuns na próxima terça-feira, dia 21. Falta a cantora saber capitalizar em seu show essa exposição. Fazer a mídia voltar a lembrá-la como uma das grandes cantoras do Brasil.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.