quarta-feira, 15 de julho de 2009

Camarotes do FIG

Ouvi muitas pessoas reclamando do preço dos camarotes para acompanhar os dez dias de festival, mais de R$ 5 mil. É de fato um valor muito alto, o que acaba por afastar muita gente que poderia aproveitar a comodidade de acompanhar o evento num setor VIP, mas a realidade econômica de nosso município não permite. E por falar em camarote, ouvi dizer que o terceiro piso será totalmente dedicado aos camarotes do governo do estado, da prefeitura de Garanhuns, FUNDARPE e do deputado Izaías Régis. Se alguém tiver esta informação e puder nos repassar, os leitores do blog agradecem. De qualquer forma, acredito que seria mais lógico diminuir o espaço reservado a algumas autoridades, socializando e democratizando estes espaços. Tenho certeza acabaria por diminuir o valor geral dos camarotes, tornando mais acessível para aquelas primeiras pessoas que falei no início deste post.

Cada um por si para o senado

Relembremos que ano que vem haverá eleição para duas vagas para o senado, hoje ocupadas por Sérgio Guerra e Marco Maciel. Opositores aos atuais governos estadual e federal. O DEM já disse que a reeleição do ex-vice de FHC é prioridade e Sérgio Guerra é presidente nacional do PSDB, partido do mais cotado candidato à presidência. Fariam a chapa majoritária da antiga Aliança com o ex-governador Jarbas Vasconcelos. Do lado governista se encaminham as candidaturas de Armando Monteiro e João Paulo para o senado, PTB e PT, junto ao PSB do governador Eduardo, candiato à reeleição. Tudo bem, tudo certo. Os candidatos de um lado e os de outro. As chapas poderiam estar fechadas e os lados bem definidos. Definidos? Depois das festas juninas muita coisa mudou. Ou melhor, depois da festa junina de Sérgio Guerra. Situação e oposição, tava todo mundo lá, mostrando que o homem se relaciona bem com vários políticos e partidos. Semana passada o PP diz que quer Guerra, e quer mesmo. Severino Cavalcanti já disse que o PSB nunca chamou pra conversar. Partidos aliados ao governo chiaram a dissidência. Inocêncio Oliveira, do PR, deu razão ao PP e afirmou não haver chapa fechada para o senado. jogou farinha no ventilador. Nova chiadeira. Aí o governador puxa as rédeas e diz que não aceita apoio pela metade. Ou é integral ou não é. Isso para evitar uma debandada perigosa neste momento de início de campanha antecipada e evitar problemas eventuais com sua "chapa fechada". Não devem acontecer novas inquietações neste momento imediato, mas fica aberta a temporada de acordos futuros como o que une Inocêncio a João Paulo, mostrando que a eleição ao senado não tenha nada de dobradinha, na prática se torne aquele famoso "cada um por si".

Artistas de Garanhuns na Esplanada


Valerá muito a pena chegar mais cedo na Esplanada Cultural Guadalajara para conferir os artistas de Garanhuns que abrirão as noitadas. Todos eles já experientes de Festival e com histórias para contar. Paulinho Groove foi o grande vencedor da FEMUARTE, onde participaram conceituados artistas nacionais e músicas belíssimas. Paulinho abre o FIG na quinta-feira. Na sexta, 17, Leo Noronha com trabalho solo mostra sua música. No sábado será a vez de Alexandre Revoredo, incluíndo com o lançamento de seu CD, muito bom, excelente trabalho gráfico. No domingo Audejan traz sua musica "sertanesa" da Aroeira de São João para a praça. Segunda, na noite do brega, começamos com um grande baile da Orquestra Nostalgia, que está radicada em Caruaru mas ainda tem cheiro de Garanhuns. Festa também para a Banda Flash, numa noite de terça que promete ser muito romântica. O côco e as batidas de tamanco vão tomar forma e som com Moendas de Pernambuco, isso na quarta-feira. O batuque toma conta da praça com Terrero Cibernético na quinta. Sexta é dia de dose dupla, afinal ninguém é de ferro. Tem Os Valvulados e Andrea Amorim, na mais pop rock das noites do FIG. No sábado de encerramento vamos ter mais pop com Michelly dos Anjos, Di Melo, Mundo Livre S/A e Jorge Ben Jor. Será o pop misturado com as batidas do mangue, do caboclinho e dos maracatus. E Garanhuns metido nisto tudo aí. Que Bom!
Pena que outros nomes não foram selecionados. Aliás, confesso que não entendo os critérios de seleção destes projetos. Muitos artistas lutam por uma oportunidade e outros têm o sucesso de se apresentar todo ano... Sei que não é simples questão de qualidade musical, pois conheço muita gente boa aqui em Garanhuns que espera essa chance...

Políticos...Ora aqui...Ora acolá...


Lula e Sarney. Lula e Renan. Lula e Collor.

Se alguém adormecido há 20 anos acordasse agora iria pedir pra dormir de novo. Rsrsrsrs. Neste tempo muita coisa aconteceu, só não mudou a forma de se fazer política. Fazem-se acordos com uns e rompem-se com outros por conta do ganho ou perda do poder. Em muitos países ainda existem direita e esquerda, situação e oposição, sistemas pluripartidários ou bipartidários, programas de partidos (liberais, trabalhistas, socialistas, social-democratas, comunistas, etc). Aqui no Brasil também podemos fazer uma divisão, mas seria assim: Os que têm o poder e os que não têm o poder mas querem ter para fazer a mesma coisa que fazem os que estão no poder. O troca-troca partidário não é por ideologia mas por conveniência por eleição ou pelo PODER. Temos políticos que são governos há mais de 30 anos e olhe que tivemos várias visões diferentes de gestões administrativas politicamente. Da ditadura ao governo trabalhista de um torneiro mecânico. E ainda a questão fisiológica, quem se elege ou se rende ao sistema ou não governa. Quem hoje está ao lado na próxima eleição pode estar falando mal em cima de um caminhão e o contrário é mais que verdadeiro, o cara hoje mete a lenha e amanhã... Bem...Lula e Sarney. Lula e Renan. Lula e Collor...

Enquanto isso em Caruaru


Se alguém pensou que Caruaru depois de 40 dias de festa iria entrar em quarentena, enganou-se. Começam hoje dois grandes eventos comerciais. A Showbrink, feira que reúne 64 expositores dos ramos de brinquedos e produtos para bebês. E a Supermix - Feira das Indústrias, Atacadistas, Distribuidores, Supermercadistas e Varejistas. Este, um mega evento que pela primeira vez é realizado em uma cidade do interior e que promete envolver em negócios mais de 100 milhões de reais. Será realizada no novo Shopping Difusora. Muita gente aqui de Garanhuns está envolvida nesta feira de negócios e outras mais estarão visitando em busca de ideias para investimentos.

Programação Completa da Esplanada


Quinta 16

Paulinho Groove

Quinteto Violado & Convidados

Maria Rita


Sexta 17

Leo Noronha

Lula Queiroga

Fernanda Abreu

Lenine


Sábado 18

Alexandre Revoredo

Mombojó

Rita Lee

Cachorro Grande


Domingo 19

Audejan

Silvério Pessoa

Astros do Carnaval (Claudionor Germano, Getúlio Cavalcante, Bloco da Saudade, etc)

Moraes Moreira


Segunda 20

Orquestra Nostalgia

Silvia Machete

Paulo Diniz

Odair José


Terça 21

Banda Flash

Edilza

Del Rey

Wanderléa


Quarta 22

Moendas de Pernambuco

Matingueiros

Geraldo Maia

Cordel do Fogo Encantado


Quinta 23

Terreiro Cibernético

Cabruêra

Orquestra Contemporânea de Olinda

Nação Zumbi & Convidados (Arnaldo Antunus, Otto, Scandurra, etc)


Sexta 24

Os Valvulados

Andrea Amorim

Faces do Suburbio

O Rappa


Sábado 25

Michelly dos Anjos

Di Melo

Mundo Livre S/A

Jorge Ben Jor

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.