segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Resenha - Ter 11

Dia Nacional do Estudante
Dia do Direito e do Advogado (Criação do primeiro curso de direito no Brasil) Não existe direito e por consequência uma sociedade saudável sem a presença importante de um bom advogado.
Dia da Televisão - As primeiras estações comerciais surgiram nos E.U.A., na década de 30 e em 1950 apareceram no Brasil.
Dia da Pintura
Dia do Garçom
O garçom é um profissional confidente. Não se sabe exatamente porque foi escolhida esta data. Há quem diga, que por coincidir com o Dia do Advogado, ou "dia do pendura", estes profissionais têm, nesta data, trabalho dobrado. Há clientes muito educados, mas há os que pensam que podem tudo, por estar pagando.
Dia da Consciência Nacional
Dia do Caloteiro
- Diz-se que a data é em razão dos penduras que os estudantes deixavam nos bares próximos às faculdades que estudavam
Dia de Santa Clara de Assis
.
Dia de hoje na história
1979
Na Índia, uma barragem ruíu e provocou mais de quarenta mil mortos
1941 Churchill e Roosevelt assinaram a Carta do Atlântico
1950 No Congresso de Estrasburgo, Churchill propôs a criação de um Exército Único Europeu

Aniversariantes
1970
Karina Barum atriz
1970 Daniela Perez filha da escritora Glória Perez e do engenheiro Luiz Carlos Perez
2000 Rocco Ritchie segundo filho de Madonna

Disputas interessantes na enquete


Para quem está acompanhando os votos em nossa enquete desde que colocamos na última sexta, deve ter percebido a disputa que começou equilibrada pelas primeiras colocações entre O Cristo do Magano, o Pau-Pombo e o Relógio das Flores. Neste momento, este último tem uma ligeira vantagem de apenas um voto. São referenciais de uma cidade de belas construções e dádivas naturais divinas. Outra disputa interessante é entre os hotéis Tavares Correia e o Monte Sinai. Neste momento o batalhão da PM leva ligeira vantagem também, acho que mais pelo que foi e poderá vir a ser, seu eleitor vislumbra esse potencial adormecido. O Tavares Correia é de fato maravilhoso, mas não é popular. Os colégios históricos, Diocesano, Santa Sofia e XV de Novembro também fazem um clássico tríplice à parte. São de fato três jóias arquitetônicas que há décadas prestam seus serviços religiosos e formadores de nossos jovens. O presbiteriano leva vantagem de um voto. Tem uma briga boa ali no meio da tabela entre a Catedral de Santo Antonio, o Castelo de João Capão, Igreja do Perpétuo Socorro, Fonte Luminosa, Prefeitura e Seminário de São José. um voto pra cá ou pra lá pode definir uma classificação final. Mas, de uma coisa podemos nos orgulhar, todos os nossos pontos turísticos pré-selecionados foram votados, mostrando a riqueza da nossa cidade. Audálio nos comenta que nenhuma outra cidade do interior do estado tem essa quantidade, nem mesmo Caruaru. É nesta hora que precisamos ser bairristas. Nossa enquete, chegamos a mais de 6o votos, o que já é um número considerável e respeitável, pelo perfil do nosso leitor. Obrigado! A enquete não terminou. Mandem aos seus amigos, peçam que todos opinem. E aí? Quais são nossas maravilhas Garanhuenses? Caso terminasse agora teríamospela ordem: Relógio das Flores, Pau-Pombo, Cristo do Magano, Mãe-Rainha, Mosteiro de São Bento, Parque Euclides Dourado e Centro Cultural.
Por um voto: Você tem quase o poder de decidir!

Teorias da Conspiração - A morte de Jango



A Comissão de Direitos Humanos da Câmara vai requisitar documentos dos serviços secretos do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Chile sobre a Operação Condor. A intenção dos deputados é descobrir detalhes que joguem luz sobre a morte do ex-presidente João Goulart em 6 de dezembro de 1976. O motivo do requerimento foi o depoimento prestado na última sexta-feira (7) a integrantes do colegiado pelo ex-agente do serviço secreto uruguaio Mario Neiva Barreto, que reafirmou que Jango foi assassinado a mando dos generais brasileiros. O presidente da comissão, Luiz Couto (PT-PB), e os deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Domingos Dutra (PT-MA) estiveram no Rio Grande do Sul para colher o depoimento de Barreto. Por aproximadamente três horas, eles ouviram do ex-agente um extenso relato sobre as circunstâncias da morte do ex-presidente. “Foi uma conversa longa. O tema é muito complexo e envolve uma série de ações daqui pra frente”, avaliou Domingos Dutra.

No Brasil, convivemos com algumas teorias de atos políticos e mortes que vivem suscitando e ressuscitando discussões até em mesas de bar. Getulio de fato cometeu suicídio? Que forças ocultas obrigaram Jânio a renunciar? Quem matou JK? E Tancredo? E a bomba do Rio Centro?

Neste caso de João Goulart, provas testemunhais podem desenterrar o caso. Nos outros, tudo não passa de teorias conspiratórias. Será?

No Brasil tem muito filminho "água com açúcar" sendo feito com incentivo fiscal federal. Bem que poderiam trazer a tona mais desses personagens, como já foi feito com Olga Benário.
Com informações do portal IG.

Eventos Culturais para Movimentar a Cidade


Situação 1 - O turista chega no balcão do hotel e faz a clássica pergunta: O que tem pra fazer hoje na cidade? - A resposta é quase sempre a mesma - Cinema, bares e restaurantes.

Situação 2 - A gente chega no final de semana e quer ver algo diferente que aquela mesma televisão da sala, e poder oferecer à família um entretenimento cultural. O que tem?

Bem, vamos ao assunto. Garanhuns tem vivido eventos e festivais de toda natureza, alguns riquíssimos, em verba e em cultura. Não duvidamos disso! Mas no final de semana comum precisamos despertar a cidade, não podemos estar fazendo sempre grandes eventos. Precisamos fazer o simples, o que conquista o bairro, aquele que a gente se sente parte, e não apenas platéia!

Aí vem minha dose de sugestão! Vejam a relação que temos na atual enquete de pontos turísticos e culturais de Garanhuns. Precisamos movimentá-los com provocações culturais. O Pau-Pombo só funciona 9 dias por ano, depois aquele público não volta mais. O Espaço Cultural Luis Jardim também, se é uma homenagem a um escritor porque não fazer recitais, oficinas, etc. ? O Parque Euclides Dourado já foi motivo de um post em que sugeríamos eventos jovens. (vide o que fala dos automóveis antigos). O Pau-Pombo poderia receber pequenos concertos em duos, trios, sempre aos finais de semana ou por temporada. Vamos supor, durante três meses, todas as sextas-feiras à tardinha um recital. No domingo poderia ter um coral, uma missa, uma peça infantil, artistas mambembes, troças carnavalescas, etc. etc. etc. O que quer que fosse! Mas tinha que ter! O Centro Cultural fechado no sábado à noite é triste. Como diz o seu nome comum "Centro Cultural". Poderíamos ter sempre apresentações dos nossos artistas. Projeto "Sábado às 8". E aí contrata nossos artistas para apresentações. Terminaria cedo pra galera sair pros bares e restaurantes. E lembra o nosso recepcionista do hotel? Ele poderia dizer: Ah, Senhor, a cidade lhe oferece várias opções culturais. O que deseja?

Bem, é dinheiro? É sim? Na prática não se faz nada sem dinheiro. Mas é tanto assim que inviabilize? É nada. Existem verbas pra isso, valorizaria nossos artistas. Seria um caché fixo. Poderia de vez em quando pra movimentar um nome regional feito Nando Cordel, Alceu, Zé Ramalho, etc. Já vejo a faixa - "Projeto Sábado às 8 - Apresenta..." Como aliás o SESC já faz. Uma boa alternativa seria alguns pontos terem seus curadores culturais, responsáveis por fazer acontecer, pessoas capacitadas e gratificadas pelas secretárias de cultura e/ou turismo.

Se alguém me perguntar porque eu mesmo não faço, acho que a cidade sofreu uma lavagem cerebral de bandas de forró, que qualquer um que queira trazer uma coisa melhor, arrisca ter um grande prejuízo, por falkta de incentivos, patrocínios e bilheteria. Por isso sou contra, vou repetir CONTRA, se usar dinheiro público para contratar bandas de forró, pois deve-se aproveitar essas oportunidades para dar ao povo uma música com mais consistência cultural.

Studio C, FAMEG e a valorização de Garanhuns


Artigo


Por Eliane Simões Vilar - Presidente da AESGA


Ronaldo,

Li seu texto sobre o Studio C. Primeiro gostaria de dizer que é um orgulho ter uma empresa em Garanhuns com a competência e a credibilidade do Studio C. Acompanho a trajetória e estou sinceramente feliz com o êxito dessa turma empreendedora e sem medo de ousar. Parabéns para Garanhuns. Nada mais justo que a escolha do Sebrae. Outra. Incomoda-me profundamente nossa passividade no caso da FAMEG. Não poderíamos nunca deixar isso acontecer. Se existem questões burocráticas a serem resolvidas (e existem) podem ser sanadas com força política e pressão social. É uma perda que a cidade não pode mensurar. Sei que as pessoas entendem o beneficio da expansão universitária em Garanhuns. Todos ganhamos. A mudança acontece em todos os níveis, social, econômico, cultural e é a saída que temos para o imobilismo que há anos estamos vivendo. Fico extremamente constrangida quando me dizem que não podemos ter uma faculdade aqui por não entregarmos ao mercado profissionais de qualidade. Isso é um ultraje a nossa cidade! Podemos e podemos muito. Somos tão competentes quanto qualquer outra cidade que possua polo universitário. Temos aqui a UPE com cursos oferecidos há mais de 40 anos, saíndo na frente com cursos de ponta. Pedro Falcão tem uma visão acadêmica privilegiada. A Federal Rural, competentemente capitaneada por Marcelo Martins, com uma gama de projetos novos, a AESGA com 35 anos de bons serviços, primeira no Brasil a interiorizar o ensino de Administração e pasmem, quando implantamos o curso de direito diziam que da nossa faculdade não sairia um único advogado! Pois antes de terminar a primeira turma tivemos que antecipar a outorga de grau de alguns alunos que haviam passado no exame da ordem dos advogados, sem terminar o último semestre! tivemos o maior índice de aprovação em Pernambuco no exame da OAB, terceiro lugar no enade, no nordeste, unicamente como esforço de nossos alunos e a vontade de contribuir de nossos professores. E veja, somos uma instituição pobre, financiada apenas e apenasmente com as mensalidades dos alunos. Da água às construções, passando pelo pagamento de funcionários e professores, tudo é feito com o dinheiro do nosso financiador: O aluno. E fazemos o melhor que podemos.S e não somos totalmente reconhecidos em Garanhuns, somos no país inteiro. Então Garanhuns pode ter uma faculdade de Medicina e qualquer outra. Nos falta o bairrismo que outras cidades têm. Temos que parar de falar e partir para a ação. Como estão os alunos que investiram seus sonhos no curso de medicina? Alguns transferidos, outros esperando a solução. Já pensaram no sofrimento? E a luta dos que trouxeram essa faculdade, pensando no crescimentode Garanhuns? Tivemos uma luta semelhante em direito. Ficamos também sós. Fomos apenas cinco professores a lutar por ela e nossos alunos que acreditaram.Vencemos, por isso entendo essa luta e a frustração da indiferença de alguns segmentos da nossa sociedade. Não deve haver picuínhas políticas, turma do "não vai dar certo", ou do deixa pra lá que o problema não é nosso. É nosso sim! Se é para o bem da nossa cidade é para estarmos juntos nessa luta. É muito triste. Devo reconhecer a luta do CDL, de Eduardo Ferreira Costa, Dr. Marcio Quirino e muitos outros (Não vamos falar em políticos para não tomarmos partido). Eu também estou revoltada com nossa indiferença! Vamos buscar a solução juntos!

Termômetros

Depois da polêmica do relógio/termômetro parado no centro da cidade, em brilhante cobrança de Marcos Cardoso da Rádio Marano, o marcador de tempo e temperatura foi retirado para conserto. Mas, pergunto: Porque só temos termômetro no centro da cidade, onde sabemos que fica dentro de uma panela, coberta por ferro e sobre pedras de calçamento? Assim, é claro, ele estará marcando sempre acima que a real temperatura de nossa cidade. Acredito que precisamos desse tipo de medidor nos locais de visitação turística e que sejam frios, Mãe Rainha, Cristo do Magano, Relógio das Flores, Fonte Luminosa, etc. As pessoas voltam pra suas casas querendo dizer o frio que sentiram em Garanhuns, assim é melhor que digam os 7 ou 8 graus que viram nos pontos turísticos que os 17 a 21 que fica sempre no coração comercial de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.