domingo, 27 de setembro de 2009

Gente da Gente

Tem gente de Garanhuns em todos os lugares, e onde esse povo chega marca a presença com competência e simpatia. Ficamos envaidecidos quando descobrimos, às vezes até sem querer, que tem tanta gente boa por aí acompanhando este blog. Foi assim neste final de semana, meu filho mais velho foi à Recife jogar vôlei com o povo daqui de Garanhuns. Lá, junto com Cristiano do Santa Sofia e Wilza do Diocesano, numa conversa informal, Janilza, assistente da Seleção Pernambucana e uma das lendas da educação física de Garanhuns, fala que está acompanhando as coisas da terrinha pelo blog do Ronaldo Cesar. Aí a galera avisou, "olha o filho dele aí!". Legal (rsrsrs). Janilza é irmã dos meus amigos Mazinho e Quinho Brandão.

A Importância do Turismo - Por Gustavo Santos


Rotinas estafantes, trabalho, preocupações... palavras que, imediatamente, fazem lembrar suas antíteses: descanso, paz e lazer. O trabalhador, no final do século XX, pensa, cada vez mais, no seu lazer, quando, então, poderá libertar-se do cansaço e repor suas energias para a volta ao seu dia-a-dia. Essa necessidade de momentos de sossego e divertimento pode ser saciada através de diversas formas, já que, são consideradas atividades de lazer, tanto a tranqüilidade de uma leitura, quanto a intensa movimentação de um jogo de futebol entre amigos.
Com a globalização e a modernidade, e os efeitos negativos que estas causam no homem atualmente, o lazer é necessário ao restabelecimento das boas condições de funcionamento do corpo humano das relações sociais, mas não o suficiente. O turismo, permitindo ao individuo que se distancie de seu meio e de seu cotidiano mais imediato, para manter contato com outras pessoas, de tradições, hábitos e costumes, valores e práticas diferenciadas, torna-se cada vez mais uma necessidade para o bem-estar humano.
Nessa perspectiva, a viagem turística tornou-se, na era moderna, uma realidade econômica, social, cultural e política incontestável. O aparecimento, no século XX, das inúmeras organizações de turismo decorrem do surgimento e prática das viagens em grande escala. As viagens turísticas feitas massivamente, são, por sua vez, uma conseqüência das necessidades geradas pela sociedade industrial. A viagem sempre fora uma constante na vida do homem.
O Turismo, em particular, vem ganhando espaço e permeando, cada vez mais, os desejos das pessoas. São expectativas criadas por indivíduos que não conseguem conviver com as contradições do mundo atual e desejam vivenciar momentos lúdicos e relaxantes em lugares distantes de sua monótona rotina.
A compreensão do fenômeno turístico atual deve necessariamente passar por uma análise sobre o significado das viagens para os homens no decorrer de sua história. Estas quase sempre foram movidas por interesses econômicos, políticos e militares.
Para entendermos o fenômeno do turismo, necessitamos apreender como esse conceito se forma na história da humanidade, pois só assim poderemos compreender sua constituição ontológica, Santos (2007) nos mostra que “o turismo aparece como resultado de um longo processo de sinalização que vai se efetivando durante o movimento da história; nasce como o trabalho, uma vez que produz seu contrário – o não trabalho – que vai apresentar várias significações, até sua forma mais acabada, o turismo”.
.
* Mestrando pela UFPB, Especialista em Lazer pela UFMG (2003) e Bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2002). Atualmente é professor concursado da AESGA. Recifense de nascimento e Garanhuense de coração, por opção e de paixão.
.
foto: FH Studios

Mudanças em Secretarias Municipais

Estamos fechando umas informações sobre mudanças em alguma secretarias municipais e nesta segunda-feira estaremos respassando para os nossos leitores. Aguardem! Nesta segunda-feira.

A eleição de Izaías e o apoio da prefeitura


Desgaste contagioso
.
Condenado a devolver R$ 600 mil de uma obra não realizada, o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos Oliveira (PDT), chegou a um nível de desgaste tão elevado que os áulicos do deputado Izaias Régis (PTB) acham que seria melhor para ele se afastar estrategicamente do aliado, para não perder votos no município em 2010. (Magno Martins)
.
Agora comigo: Acredito que essa devolução deve ser os R$ 18 mil da ponte, com a informação equivocada. Quanto ao desgaste do prefeito, Izaías deve estar esperando uma mudança de atitude da prefeitura, pois tem nesse momento secretarias que não poderia abrir mão, e garantias de um trabalho em favor de sua candidatura. Problema maior será conseguir unir todos da prefeitura defendendo seu nome. Principalmente porque não passa por Izaías as principais secretarias do município. Até na Câmara não será unanimidade dos vereadores da situação. Mas,... Tudo pode acotecer. Vem mudanças em algumas secretarias que podem desgastar ainda mais a relação ou se o nível de stress na prefeitura continuar...
É claro que ter uma boa votação em Garanhuns é fundametal e estratégico, até para não perder a hegemonia no município, mas Izaías tem hoje mais apoios em municípios que lhe possibilitarão extender sua base eleitoral.

Hoje é o Dia Internacional do Turismo


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.