terça-feira, 10 de novembro de 2009

Qual é a boa? - O assalto


Um ladrão entra com uma arma em um banco e exige o dinheiro do caixa. Uma vez com o dinheiro na mão, ele se volta para um cliente e pergunta: - Você me viu roubar este banco? - Sim, vi. O ladrão atira nele. Depois, volta-se para um jovem parado ao lado de uma senhora e pergunta: - Você me viu roubar este banco? - Pra falar a verdade, num vi não, mas minha sogra aqui viu...!!!! (KKKK)

Vídeos de Garanhuns


Está acontecendo pela cidade a Mostra de Vídeo. Programem-se!

2ª MOSTRA DE VÍDEO DE GARANHUNS – 2009

Relação dos vídeos selecionados pela Comissão Técnica e Crítica do Evento

DOCUMENTÁRIO:
01 - O baque da zabumba centenária contra o tic-tac do tempo
Direção: Genaldo de Barros – Duração: 15 min.
02 - O menino que come livro
Direção: Edmilson Vieira - Duração: 11 min.
03 - Santarém: um sonho que se manifesta.
Direção: Geraldo Freire – Duração: 8 min.
04 - Um pé de muda meu pé de meia.
Direção: Cícero Andrade – Duração: 22 min.

FICÇÃO:
01 - Dançando com a morte.
Direção: Rafael Lira – Duração: 4 min.
02 - Iracema – A história que você não conheceu
Direção: Neyla Cordeiro – Duração: 17 min.
03 - Marcas urbanas
Direção: Marcos Antonio – Duração: 4 min.
04 - O cordel do tronco do juazeiro.
Direção: Jailma Bezerra – Duração: 7 min.

EXIBIÇÕES ESPECIAIS (Por decisão do Júri)
FICÇÃO:Maria sem sobrenome (Exibição durante toda a mostra)
Direção: José Jorge de Almeida – Duração: 22 min.
DOCUMENTÁRIO:Rir para não chorar (Exibição 14/11/2009)
Direção: Charles Alan – Duração: 27 min.

ENTIDADES CONTEMPLADAS COM A 2ª MOSTRA DE VÍDEO DE GARANHUNS 2009

Escola Henrique Dias
Data: 09/11/2009
Horário: 19:00 às 21:00 h
Local: Pátio da escola.

UPE – Universidade de Pernambuco (dentro da programação da Semana Universitária)
Data: 10/11/2009
Horário: 08: 00 às 12:00 h
Local: Centro Cultural

Instituto Presbiteriano de Heliópolis
Data: 10/11/2009
Horário: 19:00 às 21:00 h
Local: Pátio da Escola

Colégio Diocesano de Garanhuns
Data: 11/11/2009
Horário: 07:30 às 10:00 h
Local: Auditório do Colégio

Escola Prof. Jerônimo Gueiros (Estadual)
Data: 12/11/2009
Horário: 19:00 às 21:00 h
Local: Pátio da Escola

Exibição final de todos os vídeos
Data: 14/11/2009
Horário: 19:00 às 22:00 h
Local: Rua Francisca Amaral Tinô (Defronte à Rádio FM 7 Colinas)

Blecaute


Um blecaute atingiu várias cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil por volta das 21h desta terça-feira (10). Ainda não há informação oficial sobre as causas do apagão. O UOL Notícias entrou em contato com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), mas a agência informou que ainda não tinha conhecimento do que poderia ter ocorrido. Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema), foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo. Na cidade de São Paulo, várias regiões registram falta de energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, quase todo o Estado de São Paulo ficou sem luz. Também faltou luz em partes do Rio de Janeiro e na cidade de Recife e interior de Pernambuco. No Centro-Oeste, Campo Grande também foi afetada pelo blecaute. No Rio de Janeiro, o problema prejudicou a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela e avenida Brasil, devido à falta de funcionamento da sinalização. Segundo a Companhia Estatal de Energia Elétrica, um problema em Itaipu gerou um apagão acima do Paraná, em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. (uau! Parece coisa de filme!)

Mais um Conselho Tutelar


Interessante a proposta do vereador Geraldo Lucena de pedir a criação de mais um Conselho Tutelar aqui em Garanhuns. Estamos em uma cidade de mais de 100 mil habitantes, onde as dificuldades sociais são enormes e os problemas com crianças e adolescentes e tendem a se complicar ainda mais. São famílias que por negligência ou formação, abandonam suas crianças na rua, criam à má sorte ou usam de violência com os desprotegidos. Até por uma questão geográfica municipal seria proveitoso termos um outro grupo de conselheiros fazendo o acompanhamento dessas situações. O assunto foi trazido ao público pelo Jornal da Sete. É importante dizermos que estamos vendo vários problemas com crianças e adolescentes nas ruas de Garanhuns, mas que é impossível cinco conselheiros oferecerem o serviço social que gostaríamos. São crianças comercializando os mais variados produtos, inclusive piratas, outros pedindo dinheiro, furtando, (até que os que se drogavam não vemos mais no centro da cidade). Existem crianças também pedindo dinheiro nos supermercados. Mas, o mais problemático é trabalhar a família para que essa criança tenha o prazer de estar em casa e na escola e o direito de não trabalhar. Fui coordenador do CEAC-FUNDAC, durante um ano. Participei das reuniões que levaram o município e responsabilizar-se por suas crianças e oferecer o abrigo municipal. Um dos problemas em todos os setores é a falta de pessoal, e não é diferente no Conselho Tutelar. Esperamos que a iniciativa de pedir outro para Garanhuns seja exitosa!

Última parcial - Enquete dos Vereadores

Parcial com 81 votos. Nesta manhã de quarta estaremos contabilizando os votos finais.

Ary Leal 12 (14%)
Capitão Lucena 6 (7%)
Dimas Carvalho 9 (11%)
Gersinho Filho 7 (8%)
Junior Negrão 2 (2%)
Marcelo Marçal 9 (11%)
Natalício Rodrigues 0 (0%)
Sílvio Sabino 10 (12%)
Sivaldo Albino 38 (46%)
Zaqueu Lins 9 (11%)
Zé de Vilaço 2 (2%)

Nomes para o secretariado


Não estamos colocando o emprego de ninguém em risco, mas como é fato que teremos mudanças no secretariado da prefeitura, e todo mundo já sabe de cor e salteado, seria bom pensarmos que nomes temos em Garanhuns que pudessem assumir alguns cargos de gerência pública. Roberto Almeida diz que Luiz Carlos tem um coringa na mão, que pode assumir na área da saúde ou obras públicas. Ele vai tentar dar um nome na próxima edição do Correio Sete Colinas, aliás, um jornal que cresce substancialmente, e que depois dos blogs, ganhou ainda mais prestígio na cidade, pois essa mídia eletrônica mexeu com as pessoas que gostam de informações locais, e assim vieram pra internet e foram pro jornal escrito também. Mas vamos lá, primeiro vou arriscar o nome que Roberto deixou em suspenso, como conversa de botequim que cada um dá um pitaco. Acho que se trata do Capitão Hudson, que fez um trabalho interessante no Hospital Dom Moura, tem pulso para administrar uma secretaria de obras e seu nome é respeitado na cidade. Mas vou citar outros nomes que talvez pudessem oferecer ao governo municipal tecnicidade e respeitabilidade política, numa grande coalisão em prol do município, pois a verdade é que precisamos revigorar a administração que ainda tem três anos pela frente. Não citarei nomes da oposição ferrenha, pois esses, pela política local, não aceitariam.

Nomes: Alcindo Menezes, Márcio Quirino, Albérico Fernandes, Alberto Flávio, Marcos Cardoso, Audálio Filho, Pedro Gerson Silvestre, Alexandre Lakiss, Jorge Branco, Maria Almeida, Natanael Vasconcelos, Gláucio Costa, Gedécio Barros, Marcílio Maia, Adolfo Lopes, Marta Judice, Helder Carvalho, Yelma Lucena, entre outros.
Nomes jovens que poderiam oferecer outra dinâmica à administração: Betinho, Tony Neto, Geraldo do Bicho, enre outros.

Quando eu for lembrando, vou citando mais alguns. E vocês? Quem vocês apontariam, quem sabe essa nossa lista ajude o prefeito Luiz Carlos a escolher seus novos secretários.

Sport X Palmeiras - Trauma e Revanche



O Sport está rebaixado. Palmeiras na disputa pelo título do Brasileirão. Promessa de jogo fácil??? Que nada! É a chance do Sport devolver ao seu algoz o trauma da desclassificação da Taça Libertadores da América, e olhem, na mesma moeda. Se o Sport vence o jogo, o alviverde paulista vai ficar com gosto amargo na boca por muitos anos, como estão os rubronegros, que sabem, com o time que tinham na Libertadores, poderiam ter ido mais longe, se não fosse o Palmeiras, num clássico brasileiro, ter defenestrado as chances pernambucanas. O Sport passou o resto do campeonato e não conseguiu reparar o drama vivido e as perdas de peças importantes, mas principalmente não conseguiu reconquistar o otimismo e a confiança, do time, da imprensa e da torcida. Em jogo que inicia a 35ª rodada do Brasileirão, o clássico brasileiro do ano volta a se repetir, em outra situação, mas quem sabe, no apagar das luzes, o time possa dar ainda esta alegria à sua torcida! Se isso acontecer, os dois melhores times brasileiros do começo da temporada, juntando-se ao Internacional que também começou muito bem e perdeu a Sulamericana, serão os grandes perdedores do futebol nacional na temporada 2009. O Inter porque era o time que foi feito para ir mais longe. O Palmeiras por liderar o campeonato por mais da metade das rodadas e perder na reta final e o Sport que foi do céu ao inferno em seis meses.

Marco Ferraz na Garagem

O Marco Ferraz gosta de filosofia e toca violão divinamente. Morou em Garanhuns há mais de dez anos e se apaixonou pela cidade, hoje está lá em São Paulo. É um embaixador do nosso município onde esteja, sempre falando bem e recordando suas paragens por aqui. Marco conta alguns amigos ainda aqui em nossa cidade e para eles vamos postar essa música, "Nós", sucesso com a Cássia Eller, totalmente dedilhada pelo Marco. Ele produziu para a "Garagem" do Faustão!

<

Semana Universitária UPE


A Universidade de Pernambuco está vivenciando sua Semana Universitária, onde palestras, oficinas, shows e muito mais marcam estes dias na instituição de ensino superior. É sempre importante um momento assim para se produzir conhecimento fora da sala de aula, além de se tornar um tempo de festa para estudantes que passam os dias mergulhados em livros. Quero relembrar aqui a primeira Semana de Arte Universitária da Fafiga, que depois foi FFPG e hoje é FACETEG. Na época era Vilma Paiva a presidenta do Diretório Acadêmico e a faculdade ainda funcionava no prédio do Colégio Quinze de Novembro. Antonio Gustavo de Siqueira e Abel Costa Ferro também faziam parte da entidade que revolucionou Garanhuns trazendo pela primeira vez um trio elétrico, o Pau de Arara, da turma que hoje faz o Asas da América. Foi incrível! A banda do IV Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco deu um espetáculo. Tudo aconteceu onde hoje tem a Praça da Bíblia, ao lado do Colégio. Aquela turma sempre foi ousada. Lembram dos Solteiros Satisfeitos (hein Saulo?). Essa pequena história faz justiça a minha amiga Vilma Paiva, que se foi precocemente, como uma das mais ativas partícipes de sua geração em prol da nossa Garanhuns. Aquele seria o último ano da faculdade no Quinze. No ano seguinte foi inaugurado o novo prédio, o diretor era Petrônio Fernandes, por quem nutríamos grande amizade, mesmo ele diretor da unidade de ensino e nós no DA, que na época, tínhamos ainda resquícios daquela vitalidade do Movimento Estudantil de esquerda. Vilma foi presidente do Diretório, assumiram também Gustavo e Abel, que passaram numa eleição histórica para Wellington Ferreira, que passou para Suzana, que passou para mim, que passei para Murilo, e daí, confesso que não lembro mais. Mas vieram nomes como Tony Neto, David Jorge e Rita Ferreira (acredito que os três foram presidentes, não sei, juntam-se ao irmão Wellington e já formam uma dinastia - kkk), Adilson Araujo, Eliel Duarte e Eraldo Caxiado também foram líderes estudantis, mas não lembro se chegaram à presidência da entidade, etc. É importante registrar Paulinho do PT, era do nosso grupo e grande articulador, hoje está no Recife, no SINTEPE. Saudades de uma época fértil de pessoas que bradavam e saíam formadas da universidade para a vida! Na minha época de presidente do Diretório o diretor da faculdade era Luiz Tenório, uma das figuras humanas mais carismáticas e pacientes que já encontrei. Um exemplo de pai e de profissional. Mesmo depois, quando ambos fora da faculdade, conversámos onde nos encontrássemos, não mais como aluno e professor ou representantes das entidades que um dia representávamos, mas como amigos. Esse post me deu a sensação de voltar mais de 20 anos no tempo e reencontrar pessoas que foram importantes na minha formação. Que Deus os abençoe sempre!
.
Em tempo: Eu e Gustavo fomos representantes da entidade no Encontro Nacional da UNE, em São José dos Campos-SP. Os ônibus saíram de frente do DCE, no Recife. Gente de todas as tribos e tendências. Sobre as aventuras e as descobertas daquele novo mundo, qualquer dia conto a vocês!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.