sábado, 14 de novembro de 2009

Tigre Campeão

O Tigre/Natto é o melhor time de futsal de Pernambuco e Garanhuns está em festa. Pela primeira vez um clube de nossa cidade comemora o título de Campeão estadual da modalidade. E foi de uma forma arrasadora, ganhou os dois turnos, perdendo apenas uma partida em toda a competição. Neste sábado, o amarelo e preto venceu o Capelle/Ribeirão por 4 a 2, e como já havia vencido a pimeira fora de casa por 2 a 1, o Tigre demonstrou toda a supremacia que deteve durante o campeonato. Agora o time se prepara para a fase final da Taça Brasil, vaga que conquitou jogando muita bola no final de semana passado na chave nordetina disputada em Garanhuns. Será em Cascavel-PR no final de novembro competição que reúne os oito melhores clubes do país. Como vem sendo administrado fora da quadra e pelo que o time está jogando podemos imaginar ainda mais conquistas por aí! Valeu gente!

Perguntinha???

Vários secretários estaduais terão que se afastar do governo para se candidatarem no próximo ano. Perguntinha boba: Quem em Garanhuns e região poderia ser convidado por Eduardo Campos para assumir uma pasta da administração estadual?

Padre Cícero pode ser absolvido



Uma figura de batina, segurando um cajado, cabelos brancos e que seus fiéis chamam de Padre ou Padim, e que a ele rogam pedidos e orações, tem sido revisitado pelo Papa Bento XVI e pode receber a absolvição. Trata-se do Padre Cícero Romão Batista, o santo dos nordestinos. Segundo matéria do IG, que postarei na íntegra para vocês, o Papa está buscando meios para trazer este padre de volta à vivência católica, até pelo crescimento das igrejas pentecostais e das pseudoigrejas brasileiras que vendem Jesus na TV e no rádio, a Igreja Católica tem no padre uma fonte de sobrevivência da fé e da sua doutrina nas camadas mais populares da região nordestina, maior que a maioria dos países europeus. Milhares de nordestinos saem dos mais distantes rincões para ir ao Juazeiro, pelo menos uma vez por ano, numa peregrinação de dor e cansaço, mas de uma felicidade renovada na esperança de dias melhores e na busca de seus milagres. A imagem do padre é perene nos lares desses seguidores cristãos. Muitas cidades inclusive criaram suas próprias missas do Padre Cícero, como Garanhuns. Então, a Igreja Católica pode fechar os olhos a tudo isso? Mas como responder os questionamentos das ligações políticas do padre com os coronéis de outrora? Bem, as respostas estarão sendo dadas e o padre, no futuro, deve mesmo virar o santo protetor do nordeste brasileiro. O Padim que faz tantos milagres deve estar legislando agora em causa própria. Vamos à matéria do IG:
.
Padre Cícero a um passo da absolvição do Vaticano
14/11 - 11:24 - Rodrigo de Almeida, iG Rio de Janeiro
Agora, mais de 70 anos depois de morto, o líder religioso pode ser aceito pelo Vaticano, que graças ao papa Bento XVI tem discutido a reabilitação do padre. Seria o primeiro passo para uma canonização no futuro.
“Existe hoje uma compreensão no alto clero em Roma de que é impossível manter à margem da liturgia oficial milhões e milhões de pessoas que têm padre Cícero como santo, enquanto se assiste ao avanço das igrejas pentecostais”, diz ao iG o jornalista Lira Neto, autor da biografia Padre Cícero – Poder, Fé e Guerra no Sertão, lançado pela Companhia das Letras. “Arrisco dizer que a reabilitação é para breve”, opina.
O livro é resultado do acesso do jornalista a 900 cartas que integram o acervo da Cúria do Crato, cidade vizinha a Juazeiro, e a documentos do Vaticano até então restritos. Para o biógrafo, a iniciativa da Santa Sé tem motivação muito mais política do que religiosa. Em entrevista ao jornal "The New York Times", em março de 2005, o bispo do Crato, o italiano Fernando Panico – um dos principais defensores da reabilitação canônica de Cícero – vaticinou: “o padre Cícero é como um antivírus contra o avanço das seitas evangélicas”.
Milagre em Juazeiro
As romarias de Juazeiro podem inspirar multidões, mas o brasileiro em geral o desconhece. A reaproximação do Vaticano com a devoção popular e a pesquisa do jornalista ajudam a iluminar a polêmica trajetória religiosa e política de padre Cícero.
A fama e o ocaso dele no Vaticano começaram em 1889 quando Cícero, na época um jovem sacerdote, ofereceu a comunhão à beata Maria de Araújo. Segundo chegariam a jurar sobre a Bíblia as testemunhas ali presentes, a hóstia na boca mudou de forma e de cor. Transformou-se em sangue vivo. O episódio teria se repetido por meses a fio. De imediato, “milagre” passou a ser palavra corrente na região.
Reprodução
Padre CíceroSegundo Lira Neto, a correspondência pessoal de padre Cícero e a documentação consultada mostram que ele jamais deixou de defender a tese do milagre. Os homens da Igreja, no entanto, não acreditaram nos relatos. Passaram a ver Cícero um mistificador, um explorador da ingenuidade popular. Daí o banimento: o líder religioso foi suspenso das atividades sacerdotais. Oficialmente fora da Igreja, Cícero se aliou a elites locais e nacionais e embarcou na política.
Apesar de não ser religioso e de relatar os episódios com certa ironia, Lira Neto não é taxativo sobre os milagres: “para mim permanece o enigma sobre o que aconteceu naquele momento entre a beata e o padre. Depois de vasculhar todos os documentos, posso de dizer que não há uma explicação razoável para o fenômeno”.
Com Lampião e contra Prestes
Outra polêmica envolvendo padre Cícero é a célebre oferta da patente de capitão ao cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. O livro mostra como o governo federal incentivou os líderes locais a cooptarem os cangaceiros para enfrentar a coluna Prestes – o movimento comandado por Luis Carlos Prestes, que no fim da década de 20 se deslocou pelo interior do país combatendo o então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, Washington Luís.
A ideia, diz Lira Neto, não saiu de padre Cícero, mas foi gestada dentro do Ministério do Exército e do Palácio do Catete. Foi a habilidade ao fazer alianças que permitiu a Cícero manter sua liderança, mesmo proscrito pela Igreja.
Estava longe de ser um grande orador. Mas arrebatava e comovia multidões com a fala simples e cheia de referências próprias da fé sertaneja. O livro detalha como Cícero pregava contra as danças, o feitiço e a cachaça. Com apenas 1,60m, acabava pessoalmente com os folguedos e os sambas. (Ele achava que os batuques herdados dos negros deviam ter parte com Satanás.) Anunciava aos pecadores o fim dos tempos e a chegada iminente do Anticristo.

Os mais poderosos do mundo


A respeitada revista americana "Forbes" mais uma vez publicou a lista das pessoas mais poderosas do mundo. São líderes políticos e grandes empresários e produtores que têm influência com suas decisões e ações no restante do globo terrestre e seus sete bilhões de moradores. O presidente Lula aparece na 33ª colocação e foi descrito como o líder de uma nação exportadora de açúcar, café, carne e aves, e com vendas de produtos agrícolas que chegaram perto dos R$ 60 bilhões, somente no ano passado. É também por causa da agricultura que aparece outro brasileiro na lista, o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, 62º, o homem mais poderoso da agricultura do mundo e maior exportador de soja. Barack Obama é o primeiro, seguido pelo líder chinês Hu jintao. Em terceiro Vladimir Putin, da Rússia. Seguem-se alguns magnatas da comunicação e tecnologia, como Bill Gates, que é o décimo. O papa Bento XVI é o 11º. Silvio Berlusconi, 12º. Angela Merkel, 15º. Hillary Clinton, 17º. Seu marido, 31º. Osama Bin Laden, 37º. Oprah Winfrey, 45º. Joseph Blatter, 53º. Nicolas Sarkozy, 56º. Sete Jobs, 57º. Hugo Chávez, 67º.
.
Na foto: Blairo Maggi, um dos homens mais poderosos do mundo discursa no comício de Eduardo Campos em Garanhuns. A foto pode parecer que os políticos que nela aparecem são os mais poderosos da terra, inclusive Izaías Régis, né não!?! Mas é somente para ilustrar que Blairo Maggi já este em Garanhuns. Poderia ser convidado para conhecer nossa cidade com mais tempo e quem sabe fazer uns investimentos em nossa agricultura.

Como é bom estar em casa...



O Breno Rossano do blog "olhos inquietos" tem um saboroso estilo de escrever. Cenas do cotidiano, um olhar atento sobre o mundo ao redor, com letras de bom gosto e palavras que nos fazem crescer. Vejam um taco de um texto:
.
Como é bom termos nosso esconderijo, nosso cantinho para relaxar nos momentos mais conturbados da rotina diária que nos mina todas as forças.
Ontem tive a prova disso e posso garantir que não há lugar melhor que a nossa casa. Cheguei do trabalho muito cansado e o simples fato de entrar em casa já me deu uma ótima sensação de alívio e de segurança, onde o barulho e o trânsito não conseguiam me pegar.
Fui de Jaboatão até Olinda ontem à noite pegar uma encomenda na casa de uma amiga e enfrentei congestionamentos inacreditáveis nas ruas. Cheguei moído, mas fui muito bem recebido por ela e sua irmã, com uma jantar que era a minha cara. Me senti em casa também, embora ainda tivesse que voltar para o outro lado da cidade, onde moro.
Após sair da casa da minha amiga, enfrentei uma hora e meia de trânsito ( algo que sem congetionamentos faria em vinte minutos) e finalmente cheguei na minha casa, onde, enfim, pude descansar e relaxar um pouco a minha mente e corpo. Acordei hoje cheio de energia e com muita disposição para aproveitar o dia que será cheio de atribuições.
Resolvi colocar uma fotografia de uma concha que achei na Praia de Japaratinga, pois vi que ela representava bem o que queria falar hoje. A proteção do lar, o conforto sem igual e o descanso.
Nada mais satisfatório e tranquilo do que a nossa casa...
.
Querem mais? no blog do cara tem http://www.olhosinquietos.blogspot.com/

Que ronquem os motores!


Vem aí a IX EDIÇÃO DO GARANHUNS MOTO FEST, nos dias 27, 28 e 29 deste mês. Garanhuns é impactada pela chegada daquelas motonas, os caras cheios de estilo, no couro e na velocidade. Portanto, mais do que uma festa específica de um segmento, trata-se de um evento de caráter turístico e que precisa ser incentivado. E que mais desse estilo possam surgir.

Video do Evento - http://www.youtube.com/motofest2008
Atrações Musicais: - DJ- Gilberto e Banda- Papaninfas – Cover U2- L100- Elmocambo – Morcego- Banda Quarto Crescente

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.