sexta-feira, 19 de março de 2010

Distrito Industrial de Garanhuns e desenvolvimento econômico


Voltamos a discutir o retorno de alguns eventos na cidade e o nosso parque industrial. Esses dois motes estão ganhando repercussão nos blogs da cidade. Quanto ao primeiro ponto, os eventos estão retornando por questões exclusivas de cada festa. Seja o FLIG, com a manifestação do interesse do seu retorno dos escritores garanhuenses e da realização da prefeitura. A Femuarte, que é uma festa promovida pela ACIAGAM e tem a assinatura do deputado Izaías Régis. E aqui não pretendo discutir as denúncias, apenas relatar o retorno da festa que tinha a possibilidade de não acontecer, mas estamos sabendo, ainda extraoficialmente, que estão fechando os últimos detalhes para divulgar a programação, que deve ter Fábio Jr. e Jota Quest. E acredito que tenha que realizar mesmo, é um evento que tem potencial para a cidade. E a Garanheta, que é um carnaval fora de época, realizado pela Bicho Eventos, que da mesma forma que atrai os jovens ávidos por este tipo de festa, recebe também as críticas daqueles que não se rendem à música baiana ou não veem o retorno social do evento. Mas essa polêmica pode ser melhor explorada em outro momento. 
O segundo assunto que vem recebendo atenção dos nossos Bloggers é a questão do nosso distrito industrial. Wellington Carneiro puxou de volta o assunto na semana passada. Calvino em seu blog reverberou. E vários outros tocaram no assunto, agora ou em outras datas. Inclusive nós.  O Wagner Marques, Roberto Almeida já ponderaram sobre o assunto. Portanto é um tema que está sendo discutido separadamente e que poderia gerar um forum. Essa nova leva de opiniões nasceram devido a Lajedo e Palmares anunciarem investimentos industriais. E aí pergunta-se: Se nós não temos perfil industrial, essas cidades têm?
Uma série de questionamentos podem ser feitos. Inclusive Calvino Brasil perguntou ao secretário de desenvolvimento econômico do estado quando estávamos no BloggerPE, Fernando Bezerra Coelho, por uma indústria de confecções que poderia vir para nossa cidade. FBC afirmou que uma indústria neste perfil estaria se instalando em Caruaru, e que não tinha nada de industria agora vindo para Garanhuns. Outros municípios estão conseguindo investimentos nesa área.
Acabo de receber da assessoria do deputado Izaías Régis, e vejo em outros blogs, que o parlamentar apelou ao governador Eduardo Campos e a FBC pela implantação de investimentos industriais em Garanhuns. Lembrando nossa infraestrutura e os investimentos feitos em qualificação de mão-de-obra. Mas fico com a impressão que precisamos fazer mais, enquanto sociedade garanhuense e do Agreste Meridional. Precisamos discutir os vários segmentos econômicos da região e o que precisamos fazer para impactar positivamente. Mas isto só se faz com união de vários projetos políticos, pois não se faz nada nesse âmbito sem política, e desunidos, nossos políticos não têm força para uma solicitação desse porte.
Tem que partir da sociedade através dos agentes políticos da região, até aqueles que só aparecem de quatro em quatro anos e não deixam nada para a cidade, devem começar a ser cobrados. Ou melhor, devem ser os primeiros. Esse ano tem eleição e precisamos colocar o desenvolvimento regional como prioridade do debate político, e que ele seja propositivo.
.
Na "procura" do blog, você podem colocar "distrito industrial" e ver o que já foi escrito sobre o assunto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.