quarta-feira, 31 de março de 2010

Futebol - O Nordestão vai voltar

Um dos campeonatos que agitavam as torcidas, além de provocar as rivalidades locais era o Nordestão. Não há dúvidas que com o fim da rivalidade no futebol entre os times de Pernambuco, Bahia e Ceará, principalmente, acabou sendo um dso fatores que trouxeram um certo desinteresse regional. Somando-se a isso a forte penetração dos clubes do sul do país com a mídia globalizada e a diferença de na distribuição das verbas que financiam o futebol, acabaram gerando ao final, um desequilíbrio, que ao final, afastou muito das torcidas pelos clubes nordestinos, principalmente no interior dos estados.
Agora existe uma mobilização pela volta do Campeonato do Nordeste, o chamado Nordestão, com os principais clubes de cada estado e de grandes torcidas. Claro que isso tras também investidores que hoje vêm no Nordeste um filão atrativo para investimentos e patrocínios no esporte. Vejamos o quanto impactará ter numa competição Fortaleza e Ceará, Bahia e Vitória, América e ABC, Santa Cruz, Sport e Náutico, Confiança e Sergipe, Treze e Botafogo da Paraíba, entre outros.
A CBF já teria concordado com duas realizações para uma posterior reanálise, mas tudo indica o sucesso do investimento. Atualmente os clubes profissionais do Nordeste têm apenas os campeonatos estaduais, a maioria deficitária. Um campeonato brasileiro que privilegia o investimento maçico em mídia e altos patrocínios nos clubes do sudeste do país e a Copa do Brasil, onde os clubes pequenos e médios do páis realizam no máximo três ou quatro partidas. A grande maioria está alijada do calendário futebolístico. A volta do Nordestão pode ser um primeiro momento de redenção para os clubes das multidões do Nordeste Brasileiro.
O Nordestão deve voltar no mês de Junho, no calor da Copa do Mundo!
Na imagem trazemos os escudos dos clubes fundadores da Liga do Nordeste. É preciso para o futuro entender também que a ordem mudou no futebol da região. Em Alagoas os clubes que hoje mandam por lá já não são mais os tradicionais CSA e CRB. Na Paraíba também. Deve-se encontrar uma forma, talvez já pensar numa segunda divisão (mesmo sem nem ter ainda a primeira) mas que equilibre de uma forma que se possa valorizar quem realmente está jogando bola. Os clubes do interior devem também ter sua parcela de participação. Quem sabe pensar para o próximo ano em duas divisões com 20 clubes, com acesso e rebaixamento. Essa segunda divisão poderia ser pela classificação nos campeonatos estaduais. Não podemos desprezar neste momento um clube feito o Salgueiro que está na terceira divisão do campeonato nacional ou o ASA de Arapiraca que está na segunda divisão brasileira e é o campeão alagoano. Tem muito mais clubes representativos dessa nova safra nordestina como o Icasa do Ceará, que está também na segunda divisão do nacional, o Corinthians Alagoano, Souza da Paraíba, atual campeão do estado. Por falar nisso, o atual campeão do Rio grande do Norte é o ASSU.
Por tudo isso, e por um Nordeste mais forte e respeitado é que precisamos voltar com as tradições de campeonatos fortes e disputados. Com os clubes tradicionais e também com os novos exemplos de administrações competentes no futebol da região.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.