sexta-feira, 2 de abril de 2010

Abelardo da Hora fala sobre o Movimento de Cultura Popular - MCP

O artigo a seguir foi escrito por Ivan Maurício, jornalista, editor do Portal "ONodeste.com", que tem se tornado um verdadeiro almanaque das coisas de nossa terra e nossa gente, e também foi o idealizador e produtor do I BloGGerPE, que reuniu produtores de conteúdo para internet no mês passado para discutir essa nova mídia. Agora, Ivan inicia um novo projeto que visa levar a um local de cultura, nomes importantes de nossa história e nossa arte, em um seminário de ideias e histórias.
Iniciando ele terá Abelardo da Hora, um dos exponenciais da escultura pernambucana e partícipe do Movimento de Cultura Popular, que revolucionou o estado de Pernambuco e impulsionou o olhar cultural do país para o que estava sendo feito no Nordeste. Sinto que o sentimento do movimento ainda é muito forte e que estamos vivendo uma nova geração daquela ousadia. Vamos ao texto do Ivan Maurício.
.
Para mim e a querida Zélia, uma rua de boas recordações. Zélia era vizinha da Rua do Sossego 307 onde funciona o Instituto Abelardo da Hora. Casa de Abelardo e família. Bato a porta e sou recebido com a alegria de sempre. Abelardo de todas as horas.
Cheguei para formalizar o convite para ele participar do seminário Personalidades que o portal www.onordeste.com vai promover dia 22 de abril numa parceria com a Livraria Saraiva e a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife.
Falo para Abelardo da Hora da importância da internet como força democratizodra da informação. Com sua experiência e permanente atualidade, Abelardo concorda.
Explico que o seminário Personalidades será realizado mensalmente no auditório da Livraria Saraiva do Shopping Recife e será transmitido em streaming (ao vivo) para uma série de blogs e sites interessados em cultura. Gravado para ser exibido pela TV Capibaribe, Canal 14, na Cabo Mais.
O seminário terá como primeiro tema: "Movimento de Cultura Popular - MCP - 50 Anos". O MCP foi criado na Prefeitura do Recife pelo prefeito Miguel Arraes, o professor Germano Coelho, o artista plástico Abelardo da Hora, o músico Geraldo Menucci e muita gente importante na cultura pernambucana e nacional.
Já confirmamos a participação do secretário Cláudio Duarte, da Prefeitura do Recife, que vai coordenar todo a programação oficial relativa aos 50 anos do MCP. Professor Germano Coelho se mostrou entusiasmado em participar do evento. Novos nomes serão contatados como Geraldo Menucci e Maria de Jesus Costa, entre outros.
Nosso objetivo com o Personalidades é transformá-lo num evento histórico e contribuir para um registro de fatos relevantes do Nordeste.
Abelardo se entusiasma com a ideia. Mostra o protótipo da escultura que vai registrar o momento em que o prefeito Miguel Arraes decide pela criação do MCP. Enfatiza o gesto de Arraes com a mão, batendo na mesa, sem arrogância, numa posição firme e determinada. Surgiu o MCP!
Aberlardo ainda contou muitas outras histórias do MCP. Seus olhos brilharam de emoção. Mas, o resto fica para o dia 22 de abril no auditório da Livraria Saraiva.
.
Agora comigo: Quem vai comigo?
.
fonte: dpgandrade — 5 de setembro de 2008 — Durante a SEMAC, Abelardo da Hora fala um pouco sobre seu trabalho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.