segunda-feira, 12 de abril de 2010

Garanhuns recebe CINE MAIS CULTURA

A partir do dia 12 de abril de 2010, Pernambuco passa a contar com 46 novos projetos contemplados no edital estadual do Cine Mais Cultura, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Os novos cines atuarão em nove das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Dos projetos aprovados, 14 foram apresentados por pontos de cultura e passam a integrar as ações desenvolvidas pelos grupos culturais locais.
Entre os 60 projetos inscritos, Garanhuns, através da Associação do Comércio da Indústria e Agroindustrial de Garanhuns e Agreste Meridional – ACIAGAM, foi a única cidade do Agreste Meridional contemplada com Projeto Cine Mais Cultura. Ao todo foram aprovados 17 projetos na Região Metropolitana do Recife, sete na Zona da Mata Norte, nove no Agreste e 13 no Sertão do Moxotó.
Esta é uma importante conquista para o desenvolvimento cultural de Garanhuns, pois além de levar o cinema brasileiro a região, estimula a produção cinematográfica e contribui com a formação do pensamento crítico da população.
O Cine Mais Cultura faz parte do projeto Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que tem como objetivo criar salas de exibição audiovisual no maior número possível de cidades no Brasil. Atualmente, só 8% das cidades brasileiras possuem cinemas, a grande maioria voltados exclusivamente para o cinema comercial, com pouco espaço para a produção nacional e filmes de caráter artístico que não estão mais em circulação.
O Cine Mais Cultura promove a criação de locais de mostra de filmes em municípios que tem pouco acesso à produção audiovisual, além do estímulo à exibição de filmes brasileiros. Os cines aprovados recebem a aparelhagem necessária e oficinas de capacitação que visam construir uma rede de formação de platéia em todo Brasil.
As ações também vão contar com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Pernambucana de Cineclubes. Todos os aprovados no edital recebem uma kit com câmara digital, aparelho de DVD, projetor, telão, rack, e um acervo de filmes brasileiros (curtas, médias e longas metragens) selecionados pela Programadora Brasil e oficina de capacitação para realizar sessões de cinema semanais. A capacitação, realizada pelo MinC, contemplará dois representantes de cada projeto selecionado, em data ainda a ser definida. (Com informações da assessoria de imprensa do dep. Izaías Regis)
.
Agora comigo: Hoje pela manhã recebemos a ligação da Fátimas Farias, assessora de Izaías que estava com o Jefferson Junior, presidente da ACIAGAM, e de Recife, nos passaram esta excelente informação. Não temos ainda outros dados da implementação do projeto, como o local de exibição, se seria fixo ou nas comunidades. Mas é interessante que este projeto ofereça espaço para nossos produtores de áudio-visual, curtas metragens de Garanhuns e que possibilite o acesso das pessoas mundo da cultura através do cinema. Muitas vezes são projetos assim, aparentemente simples, que fazem despertar a paixão pela arte.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.