terça-feira, 20 de abril de 2010

Garanhuns receberá programa Enter Jovem

Está no Diário de Pernambuco desta terça-feira. Transcrevo:
.
A chance de conquistar o primeiro emprego e, assim, abrir as portas do mercado de trabalho, deve ficar mais próxima de alunos do ensino médio na rede estadual de ensino. O governo do estado tem como meta ampliar o alcance do curso Enter Jovem, oferecido com apoio do governo dos Estados Unidos dentro do programa Qualifica Pernambuco. O curso, que atende atualmente 675 jovens com idades entre 16 e 29 anos, deve terminar 2010 com dois mil estudantes matriculados. Para isso, conta com a interiorização, que deve ser iniciada este ano.
O objetivo do programa é beneficiar cerca de mil estudantes do Interior. Os primeiros municípios fora da RMR que serão contemplados com o programa serão Garanhuns, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. O Enter Jovem tem como meta garantir a pelo menos 30% de seus alunos vaga no mercado de trabalho. Ontem, os resultados do trabalho, em prática desde fevereiro, foram conferidos de perto pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, em visita ao Recife para encontrar-se com o governador Eduardo Campos.
Shannon esteve na escola Martins Júnior, na Torre, uma das 19 unidades da rede estadual localizadas na Região Metropolitana do Recife onde são ministradas as aulas do Enter Jovem. O programa opera capacitando os estudantes para disputar uma vaga no mercado de trabalho, em turmas com 20 pessoas. Durante a carga horária de 200 horas, eles aprendem disciplinas como empregabilidade, relações interpessoais, cidadania e tecnologia. Além destas, há um módulo de 100 horas para estudar inglês. As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira.
O Enter Jovem é voltado para estudantes do 2° e 3° ano do ensino médio nas escolas da rede pública de ensino. "O principal critério para um estudante fazer parte do programa é ter disponibilidade para assistir às aulas", destaca Cantaluce Paiva, gerente de políticas para o Ensino Médio da Secretaria de Educação, que gere o Enter Jovem em parceria com a Secretaria de Juventude e Emprego.
Aos 18 anos, Joseane Barbosa, estudante do 3° ano do ensinomédio da escola Maciel Pinheiro, localizada próxima à Martins Júnior, começou a frequentar as aulas do Enter Jovem há um mês. Ela acredita que o programa vá ajudá-la a alcançar parte de seus objetivos. "Quero fazer intercâmbio, estudar fora, e acho que as aulas de inglês podem me dar uma base", revela a estudante, que até hoje só trabalhou durante um estágio, ano passado. "Um primeiro emprego seria um passo importante para ter um lugar no mercado de trabalho", acrescenta.
O embaixador visitou a escola Martins Júnior e conheceu o trabalho que tem apoio financeiro do governo dos Estados Unidos, acompanhado de autoridades do governo do estado, incluindo o secretário estadual de Educação, Nilton Mota. "O trabalho desses professores e dessas escolas é extretamente importante para o futuro de Pernambuco e do Brasil. As pesquisas mostram que o primeiro emprego abre sempre o caminho para a futura vida profissional. E o êxito no trabalho é uma maneira de inclusão social também", afirmou Shannon.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.