sexta-feira, 16 de abril de 2010

Orquestra Criança Cidadã em Garanhuns - Confirmadíssimo


O município de Garanhuns será contemplado no próximo dia 30 de abril com o projeto Circulação de Música Instrumental. Trata-se de um conjunto de ações sócio-culturais, educativas e de interiorização da boa música instrumental erudita e popular. As atividades consistem na realização de concertos com a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque; do Quarteto de Cordas Intermezzo e de concertos-aula voltados prioritariamente para jovens e adolescentes das redes públicas de ensino, que aprenderão técnicas do universo artístico musical.
O intuito é fazer da música um veículo educativo e socializante. Os concertos-aula acontecerão no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti nos turnos da manhã e noite. A partir das 10 horas, cerca de 400 alunos oriundos das escolas municipais Professor Mário Matos; Dom Mário; João Pessoa e Monsenhor Tarcísio Falcão participarão do Projeto. Outras escolas interessadas podem contactar a diretoria de cultura de Garanhuns no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.
A Orquestra ainda fará uma apresentação aberta ao público a partir das 20 horas. “Estamos oportunizando às crianças, jovens e adolescentes do Município acesso a arte e a cultura, como forma de investimento no cidadão do futuro. Acreditamos que através da democratização de bens culturais e da inclusão social estas pessoas serão impactadas e despertarão a sensibilidade, favorecendo o interesse pelo estudo musical”, registrou a secretária de Turismo e Cultura, Gabriela Valença.
O Circulação de Música Instrumental é um dos dez projetos sociais mais importantes do mundo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é uma realização da A-SIM Marketing e Comunicação e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Garanhuns.

(com informações da secretaria de comunicação de Garanhuns)
.
Agora comigo: Tem sido divulgado em alguns blogs e twitters de Garanhuns como se a realização fosse da SAGA - Sociedade dos Artistas de Garanhuns (Vimos no blog do Roberto Almeida e no twitter @garanhuns). Como pode se ver na matéria divulgada pela secretaria de comunicação de Garanhuns e pela assessoria do projeto Orquestra Criança Cidadã, a realização é da A-SIM comunicação e com a parceria das prefeituras e secretarias de cultura. É importante a presença do projeto em Garanhuns, seja quem for que traga, mas devemos dar os créditos a quem de fato tem a iniciativa e está na organização, que aliás aqui em Garanhuns a produção é da BM2 Eventos, do Betinho Cândido. Portanto não sabemos como surgiu a informação que é da SAGA a promoção. Não recebemos nenhuma informação a esse respeito.
Vale também recordar que Garanhuns tem investido em boa música, com o Garanhuns Jazz Festival e a Festa Paschalia com Mostra de Música Clássica. Ambas as iniciativas com realização de parceiros e da prefeitura. Na primeira entra o Giovani Papaléo, na segunda o Alexandre Marinho.
Agora foi divulgado que o prefeito Luiz Carlos está solicitando ao governador Eduardo Campos a instalação de uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música. Caso consigamos, Garanhuns se tornará reconhecidamente como "A terra dos músicos e da música".
A SAGA tem conseguido grandes projetos para Garanhuns e seus associados, como o Festival do Minuto que levou curtas-metragens para escolas e para o distrito de São Pedro, como já noticiamos, mas nesse projeto da Orquestra Criança Cidadã em Garanhuns é importante registrar os verdadeiros realizadores.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.