sexta-feira, 9 de abril de 2010

Saiu o Listão do Funcultura


Está disponível no site da Fundarpe a relação dos agraciados pelo Funcultura, o patrocínio do estado para projetos culturais. São milhões para vários segmentos. Acabo de verificar toda a lista e confesso que não consegui identificar um só projeto de instituição ou artista de Garanhuns, e repito, qualquer que seja a área. Não sei nem se tivemos propostas inscritas. Isso mostra o distanciamento que temos do principal órgão fomentador de cultura do estado. Precisamos urgentemente nos aproximar, cadastrar nossos artistas e grupos culturais, incentivar a participação e elaborar os projetos. Tudo isso passa por capacitação e incentivo. Não podemos ficar alijados desse projeto por desconhecimento e falta de interesse. Está aí um grande desafio para nossa cultura de Garanhuns, e claro que sei a nossa responsabilidade nessa política de desenvolvimento cultural. Garanhuns é uma cidade polo na produção artística, e ver que centenas de projetos são beneficiados com o aporte de patrocínio público sem que participemos do quinhão mostra uma falha gestora no encaminhamento de nossos artistas e de profissionalização. Mas os próprios artistas também têm sua parcela de contribuição nessa inércia funcultural, pela cobrança una da gestão municipal e distanciamento de outros meios de fomento da atividade e produção artística. Vamos discutir um modelo de aproximação dessas instituições e incentivos, e isso passa com a construção de uma política pública cultural.
Ver que Garanhuns não foi agora contemplada nessa liberação do Funcultura é realmente um desafio a ser enfrentado para o próximo ano e que deve servir de parâmetro de avaliação de desenvolvimento gestor.
.
Obs. Caso haja algum projeto de Garanhuns e que não tenhamos observado, pedimos que entrem em contato com o blog, e nos passem maiores informações.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.