terça-feira, 18 de maio de 2010

Este blog não permite comentários anônimos

Recebemos nesta noite 12 comentários anônimos. Alguns elogiando determinados políticos, outros criticando e cobrando mais investigações.
Meu compadre jornalista Roberto Almeida fez uma interessante observação a respeito de comentários anônimos. Ele disse que ainda deixa passar alguns em seu blog quando estão falando de bem, portanto sem atingir pessoas. Eu por aqui também pensava assim, e embora de vez em quando ainda escape um, resolvi cortar de vez os anônimos, o ideal é que cada um assuma o que pensa e diz. Se tem que se identificar para criticar, para elogiar portanto é ainda mais fácil. Somente o amigo (ou amiga) VIVA GARANHUNS mandou cinco comentários iguais pedindo a sua publicação, no último já me pergunta o que está acontecendo! Bem, já venho há mais de um mês com o anúncio logo no cabeçalho do blog informando que não aceitaremos mais comentários anônimos. De quem quer que seja e sobre qualquer assunto. É uma resolução do blog, pode ser que outros pensem diferente, mas pretendo me responsabilizar somente pelo que falo ou escrevo no blog. Recebi comentários anônimos criticando Izaías por conta da nota da ACIAGAM e Zé da Luz por conta do resultado da enquete da Rádio Jornal, e não pretendo usar o blog para acirrar ainda mais os ânimos em Garanhuns.
Já foi mais que divulgado que os blogueiros são corresponsáveis pelo que colocam em seus blogs, são solidários aos que comentam, e se não for identificado o autor de determinado comentário o problema é ainda maior.  Vejam que determinados comentários que hoje são liberados em alguns blogs da cidade não seriam publicados em nenhum outro meio de comunicação, seja TV, rádio, jornal, etc. E hoje os blogs são importantes meios de divulgação de notícias, com enorme penetração social. E é o meio pelo qual está sendo divulgado os comentários e ao se afirmar determinadas situações, alguém tem que assumir a responsabilidade. Se esses textos são anônimos, quem responderá?
Estamos em um regime de democracia e liberdade de imprensa, mas isso não quer dizer que podemos falar o que quisermos.
Portanto, espero que entendam mais uma vez, não aceitamos comentários anônimos. E alguns que exageram em alguns termos utilizados, mesmo identificados, passarão pela moderação do blog, que como não temos como editar, ou é publicado na íntegra ou recusado.
Lembro que o VIVA GARANHUNS já se identificou certa vez, mas nem lembro quando foi, e nossos leitores não são obrigados a saber a quem pertence determinado pseudônimo. O seu comentário é até pertinente, mas já venho há um mês excluindo os comentários anônimos, e pretendo continuar assim.
Não somos reconhecidos como classe jornalística, não temos entidade representativa, um sindicato sequer. E embora muitos estejam fazendo um trabalho profissional, não temos segurança jurídica que possa nos garantir uma assistência. Assim, temos que trabalhar sempre com a consciência que crítica é diferente de acusação.
E além de tudo isso, é uma questão editorial do blog. Cada um escolhe a forma como quer trabalhar. Tem deles que nem aceitam comentários e ponto final. Outros abrem para qualquer pessoa comentar. É particular, e cabe exclusivamente ao ProBlogger.
Por isso, este blog quer conhecer as pessoas que fazem os comentários. E fiquem à vontade!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.