segunda-feira, 3 de maio de 2010

Rede Globo faz homenagem a Dominguinhos


No próximo dia 28 de maio, a Rede Globo de Televisão vai apresentar uma edição especial do Programa Som Brasil, desta vez o artista convidado que terá suas canções interpretadas por nomes conhecidos da música brasileira é o garanhuense Dominguinhos, menestrel do verdadeiro forró e principal seguidor do Rei Luiz Gonzaga, e por isso chamados por muitos como o "príncipe". De certo a obra de Dominguinhos já faz parte de qualquer roteiro de obras consagradas da nossa música e nossa cultura nordestina, e claro, brasileira!
Sobre o Som Brasil é o seguinte: Dia 28 de maio, após o Programa do Jô, Camila Pitanga apresenta o especial que presta essa homenagem a um dos maiores sanfoneiros da MPB: Dominguinhos.
Zizi Possi, Paula Fernandes e o grupo Rosa de Pedra se juntam ao mestre safoneiro para relembrar sucessos como Só quero um xodó, Isso aqui ta bom demais, Xote da navegação, Gostoso demais, Sete meninas, entre outros.
É claro que no finalzinho do mês já tem gosto de festa junina, e por isso esse programa terá uma grande audiência!
Salve o Mestre Dominguinhos!
.
Deixa eu aproveitar pra falar outra coisa: Vi que Chiclete com Banana, Caetano Veloso e Zélia Duncan estarão no São João de Caruaru. Tudo bem que eles atraem público, mas será que tem o perfil da festa de lá? É por isso que tem gente chiando sobre esse "verdadeiro" forró do Nordeste! Enquanto isso em Arcoverde, a festa que pretendia ser diferente justamente pela programação tradicional, este ano colocará as bandas de forró também!
Sinceramente acredito que ainda há espaço para uma grande festa junina baseada na autêntica música do Mestre Luiz Gonzaga e seus legítimos seguidores, sem apelar pra grandes nomes da MPB ou pra bandas de forró que fazem um som alternativo. Hoje o mercado é quase integral dessas bandas e deixar uma nesguinha de tradição na festa de São João é fazer muito pela cultura popular! Salve Petrucio, Maciel, Nando, Cristina, Elba, Alceu, Jorge, Alcymar, Trio Nordestino, Quinteto, Flávio, Gláucio, Camarão, Assisão, Genival, Santanna, Mourinha, Zé, Mazinho, Irah, Dominguinhos, Elifas, Geraldinho, Xico, Zezinho, e se não tem mais é porque o mercado está voltado para as bandas de forró.
Comparem versos de dois grandes sucessos recentes:

Letra A
"...Se avexe não... Toda caminhada começa no primeiro passo
A natureza não tem pressa segue o seu compasso
Inexoravelmente chega lá
Se avexe não... observe quem vai subindo a ladeira
seja princesa ou seja lavadeira
pra ir mais alto vai ter que suar..."
Letra B
"...Você não vale nada, mas eu gosto de você
tudo que eu queria era saber porque
tudo que eu queria era saber porque..."
.
Pois é, a música de matuto é a primeira letra, que tem melodia, letra e sensibilidade.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.