quinta-feira, 13 de maio de 2010

SESC investe em Garanhuns

LUIZ JOAQUIM do Portal http://www.cinemaescrito.com/ Folha de Pernambuco
.


Uma boa nova está em gestação para a cultura no Agreste Meridional de Pernambuco. O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Estado está trabalhando na ampliação da unidade de Garanhuns (a 220 quilômetros do Recife) em quatro etapas. A mais adiantada consiste na inauguração da galeria de arte, seguida pela ampliação do hotel para quatro andares, e da construção do restaurante Chá Preto. O trabalho atual é estratégico e tem a intenção de funcionar melhor para, no futuro, acomodar uma maior demanda de público e frequência que a instituição espera alcançar com a construção do novo centro de convenções, previsto para ficar pronto no ano que vem. O espaço terá, além das salas de convenções, um moderno teatro. A grande expectiva é a inclusão de um cinema profissional no local, incluindo o projetor de película, 35mm.

O presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque, diz que, independente da conquista do projetor 35mm, o centro de convenções será o mais bem equipado no interior do Estado para projeção audiovisual em digital. "Nosso interesse é promover um maior debate na área de cultura. Está será a ação de nosso pessoal, além da projeção de filme", adianta.

Como toda obra do Sesc passa por licitação pública, há uma preocupação maior nos cálculos estruturais. "O atual estágio do projeto para o centro de convenções", explica Albuquerque, "está na conclusão da planilha de custo para darmos partida na licitação". O coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, acredita que a obra só deve ter partida no início de 2011, e a confirmação, ou não, da inclusão do projetor pode ser anunciada em julho.

Na capital paulista, a unidade do Sesc é nacionalmente reconhecida pela sua ação cinematográfica. A mais recente programou no início de abril o Festival Sesc Melhores 2010, uma mostra retrospectiva resultado de uma votação nacional feita pela instituição com alguns críticos de cinema no País (incluindo o desta Folha de Pernambuco). Se dotada com o equipamento de projeção, a unidade Sesc Garanhuns poderia estar apta para receber este mesmo evento.

"Estamos iniciando no aproveitamento da linguagem do cinema, se tivermos esse nova ferramenta de projeção, teríamos mais chance de atuar profissionalmente na área", conta José Manoel, que ainda ressalta o foco do Sesc quando o assunto é cinema: "filmes de arte e o cinema nacional". Ações já acontecem nesse sentido - com projeção digital - nas unidade de Santo Amaro, Recife, e em Caruaru (reinaugurado), com sessões mensais voltadas para crianças e adultos.

Sobre a ampliação do hotel em Garanhuns, Alburquerque explica que a capacidade atual de 55 quartos cresce para 120, sendo setembro ou outubro os prováveis meses para o encerramento da obra. Antes o campo das artes plásticas será inaugurado, às 17h do dia 14 de julho, com uma exposição restrospectiva da obra de Paulo Bruscky. "E em agosto vamos oferecer cursos para pintura, desenhos e escultura. Um dos convidados é Edmilson Vieira", diz José Manoel.

Para agosto, um espaço dedicado à literatura inicia um "laboratório de autoria" com a presença de Luzinete Laporte, Afonso Romano de Santana e Mirna Maracajá entre outros. José Manoel destaca ainda que cidades como Petrolina e Arcoverde também terão, em breve, novos teatros na unidade locais, hoje em processo de reforma.
.
Na imagem: Como deverá ficar o SESC Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.