segunda-feira, 3 de maio de 2010

Zezinho e o Forró de Garanhuns


Na noite do sábado, dia 1° de maio, A Esplanada Cultural Guadalajara recebeu 15 mil pessoas para festejar o dia do trabalhador. De diferente a outros anos, a programação privilegiou artistas de Garanhuns. Começou com o pagode do grupo Astúcia do Samba. Depois veio o forrozão do Danado de Bom. Ailton (responsável pela organização) recebeu meu primo Zezinho de Garanhuns para apresentações de forró pé-de-serra que colocou todo mundo pra dançar. A noite terminou com Djair e Banda, indo até às três da manhã. 
Voltando ao forró tradicional. Zezinho de Garanhuns, mencionado e elogiado por Roberto Almeida tem sido muito importante para divulgar nossos artistas seguidores do Rei Luiz Gonzaga. Com seu programa na FM 7 Colinas diariamente toca o melhor da toada e do forró. E na sexta-feira a festa é "ao vivo". Grupos como Os Três do Forró de João Baixinho e o trio Asa Branca do meu amigo Clóvis são presenças constantes. Além disso, Zezinho ainda brinda os ouvintes cantando suas músicas. É importante se valorizar quem vive da música e faz dela uma filosofia de vida. 
Tive a felicidade de ter uma música de minha autoria cantada pelo forrozeiro, um homem simples, honesto e trabalhador, "fazedor" de amizades na mesma qualidade que compõe suas músicas. 
Acredito que o programa da Sexta-feira de Zezinho de Garanhuns está pronto para ganhar um espaço que o transforme em happy-hour do final de semana, que possa levar um público apaixonado pelo forró verdadeiro e que queira tomar um choppezinho.
O público da sexta e o resultado da festividade mostram que temos músicos nos mais variados segmentos que estão conquistando espaço e público. Sem dúvida alguma, Ailton na Rádio Jornal e Zezinho na 7 Colinas, parceiros no palco, são responsáveis pela divulgação desses artistas.
O Roberto Lima, músico e arranjador dos bons, afirmou que o filho de Zezinho toca muito. Se ele disse é porque ele deve tocar mesmo!
.
Existem hoje em Garanhuns mais de 20 grupos profissionais que fazem forró nos seus mais variados estilos. Seja estilizado, pé-de-serra, bandas e artistas do porte de Gláucio Costa, o forró de Garanhuns ganha cada vez mais espaço nas festas da região. Forró Pesado e Danado de Bom (de Beijú) têm a banda completa. Os trios fazem a festa com Sanfona, Triângulo e Sanfona. Outros nomes adotados como Mourinha ajudam a divulgar Garanhuns, e hoje o correntino é um dos forrozeiros mais requisitados, inclusive no mesmo dia da nossa festa do trabalhador, o zabumbeiro cantador estava dividindo palco com o Trio Nordestino na Sala de Rebôco em Recife.
Portanto, Viva o Forró, porque todo tempo que houver pra mim é pouco pra dançar com meu benzinho numa sala de rebôco!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.