segunda-feira, 21 de junho de 2010

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns divulgada no Twitter


Está no Portal Pernambuco.com

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) adotou uma estratégia diferente para divulgar a programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deste ano. Há duas semanas as atrações musicais estão sendo anunciadas a conta-gotas pelo Twitter oficial do festival (@fig_pe). A primeira banda confirmada pela organização foi Paralamas do Sucesso, que vai tocar no palco da Esplanada Guadalajara, na noite do dia 23 de julho. O nome só foi divulgado após uma campanha para conseguir mil seguidores para o @fig_pe. "A nossa intenção, além de querer criar uma expectativa maior com relação à programação, é que cada artista revelado ganhe um destaque especial", disse o assessor de comunicação da Fundarpe, Rodrigo Coutinho, ao explicar a estratégia de marketing do órgão. Neste ano o festival acontece entre os dias 15 e 24 de julho.

Com cerca de 2 mil seguidores, o Twitter @fig_pe já divulgou várias atrações. No primeiro fim de semana, no dia 16, vão se apresentar Neguinho da Beija-Flor e Gal Costa. Para o palco principal também estão confirmados shows de Alceu Valença, que faz a abertura do festival na quinta-feira (15 de julho), Móveis Coloniais de Acaju e Skank (17), The Fevers e Adilson Ramos (18), Beeshop (projeto paralelo do vocalista da Fresno, Lucas Silveira) e Pitty (21). Fechando os shows na Guadalajara, o cantor Lulu Santos se apresenta no dia 24. A cantora Sandy, que estava sendo especulada para o festival, não foi confirmada. No palco Pop, no Parque Euclides Dourado, quem abre a aprogramação no dia 17 é Jam da Silva, mestre Galo Preto com Zé Brown e o grupo Bongar. Os rappers MV Bill e Marcelo D2 também fazem show por lá no dia 22.

De acordo com o coordenador de música da Fundarpe, Rafael Côrtes, 80% das atrações musicais do festival foram escolhidas por edital e 20% por meio de convite. "Além de ser um formato democrático, usar a ferramenta do edital ajuda a acostumar os produtores com este modelo, que é usado em muitos outros festivais.Para chegar a escolha das atrações a curadoria analisou critérios de qualidade técnica e artística", diz Rafael, acrescentando que a programação ainda não está totalmente fechada. "Também utilizamos as redes sociais, como o Twitter, para saber a opinião das pessoas sobre o que elas querem ouvir no festival", completa Rafael. Alguns artistas, como China e Mombojó, também utilizam o Twitter para fazer campanha para serem chamados para tocar no Fig.

Ainda não está no Twitter - A maioria dos artistas de fora do estado que foram aprovados na cota do edital já foi comunicada sobre o palco e o dia que vai tocar. Muitos ainda não foram anunciados no @fig_pe. O cantor Jair de Oliveira, por exemplo, vem apresentar seu novo show Sambazz, no dia 24. O pandeirista norte-americano Scott Feiner, que inovou ao criar um estilo único de tocar jazz com o instrumento brasileiro, se apresenta no palco instrumental (parque Ruben Van der Linden) no dia 20.

Ainda não confirmados oficialmente para o Palco Pop estão a banda Vendo 147, que foi bastante elogiada quando tocou no Abril Pro Rock, e o cantor Thiago Petit. O percussionista Naná Vasconcelos se inscreveu no edital, mas ainda não sabe se vai tocar. "Fiz uma proposta para apresentar um duo com o violoncelista Lui Coimbra, do Rio de Janeiro. Aqui em Pernambuco eu quase que só toco no carnaval, seria um boa oportunidade para o público ver outro lado do meu trabalho", diz Naná, que deverá ser anunciado em breve no festival. Além dele, Baile do Simonal (projeto de Max de Castro e Simoninha), banda Eddie, Devotos, Camarones Orquestra Guitarrística (RN) e a banda de Joseph Tourton deverão ser confirmados nos próximos dias.

Por Carolina Santo, do Diario de Pernambuco
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.