sábado, 5 de junho de 2010

Resumo das Copas do Mundo

Copa do mundo no Uruguai – 1930

Esta foi a primeira Copa do Mundo realizada. O sonho do presidente da FIFA, Jules Rimet, era que o Uruguai sediasse a primeira Copa, no mesmo ano em que o país comemorava 100 anos de independência, e conseguiu. E, além de tudo, o Uruguai venceu. Poucos países participaram, mas o marco histórico da realização foi o mais importante.

Copa do mundo na Itália – 1934

Foi a primeira Copa realizada na Europa. A Itália venceu de virada contra a Tchecoslováquia. Já naquela época, a Itália daria os primeiros passos para se tornar a mais importante seleção européia.

Copa do mundo na França – 1938

O treinador italiano conquistou o segundo título mundial com uma seleção praticamente toda modificada. Superou o Brasil na semifinal. Se hoje a Itália pode ter quatro estrelas na camisa, duas delas se devem ao passado distante dessas copas.

Copa do mundo no Brasil – 1950

Depois da II Guerra, o mundo voltava a respirar futebol. O Brasil queria impressionar e construiu, para a Copa de 1950, o maior estádio do mundo. Infelizmente, não conquistou a Copa e quem venceu foi o Uruguai novamente. Em um jogo impressionante na final, o Brasil jogava pelo empate (na época podia), fez um a zero e tomou a virada, com o estádio calado no "Maracanaço".

Copa do Mundo na Suíça – 1954

A Alemanha Ocidental derrotou a Hungria na final, que não tinha sido derrotada há 31 partidas. Começaram perdendo por dois gols, mas acabaram vencendo a Copa. Alguns países como Hungria, Tchecoslováquia e Holanda chegaram muito perto de serem campeãs mundiais.

Copa do mundo na Suécia – 1958

Foi a primeira Copa do mundo que o Brasil ganhou. Pelé, com apenas 17 anos, encantou o mundo com o seu talento extraordinário. O Brasil mostrou ali que seria o país do futebol espetáculo! Craques consagrados ao lado do garoto de 17 anos ensinaram ao mundo como jogar bonito e vencer.

Copa do mundo no Chile – 1962

Pelé não jogou nesta Copa, pois estava contundido, quem ficou no lugar dele foi o Garrincha. Neste momento, o mundo descobriu que este jogador também tinha muito talento. O Brasil venceu novamente.

Copa do mundo na Inglaterra – 1966

Você sabia que o futebol foi inventado pelos ingleses? Sim, é verdade. E nesta Copa eles venceram, mesmo tendo algumas surpresas com Portugal e Coréia do Norte. Mas o fato inusitado foi a bola que não entrou na final contra a Alemanha e o gol foi validado a favor dos Ingleses. Jogavam em casa e nunca haviam sido campeões, mesmo inventando o esporte bretão.

Copa do mundo no México – 1970

Foi a primeira Copa do Mundo transmitida a cores pela televisão. Pelé voltou e outro destaque foi para o jogador Jairzinho, que marcou gols em todas as partidas. E o Brasil venceu novamente. Pela TV, milhões de brasileiros viram a camisa amarela desfilando talento, vencendo todos os adversários, até a final contra a Itália, quando atropelou por 4 a 1. A nossa Esplanada Guadalajara em Garanhuns faz homenagem a cidade mexicana.

Copa do mundo na Alemanha – 1974

A Alemanha Ocidental venceu a Copa mais uma vez, contra o time que era considerado o melhor do mundo, a Holanda. Jogando em casa, os alemães, feridos por 66 e há 20 não comemoravam o título. A Laranja Mecânica holandesa encantou o mundo, mas perdeu, isto não quer dizer que o mundo ainda hoje não reconheça a importância daquele time, talvez até mais que os próprios vencedores. A exemplo de 82, que falaremos adiante.

Copa do mundo na Argentina – 1978

A Argentina conquistou o seu primeiro título mundial, derrotando a Holanda. O Brasil ficou com o terceiro lugar. Era plena ditadura militar, e os que mandavam no país queriam o título a todo custo para mostrar o sucesso do regime. Assim, sob pressão e euforia popular os adversários foram ficando pelo caminho. O Brasil foi terceiro colocado, mas pasmem: Invicto. Eram chaves de três times na segunda fase. Argentina, Brasil e Peru ficaram no mesmo grupo. Os rivais sulamericanos empataram no primeiro jogo. Depois o Brasil venceu o Peru. A Argentina precisava golear, e o Peru abriu, levou cinco, era o que precisava para classificar e tirar o Brasil. Anos depois, jogadores peruanos afirmaram terem entregue o jogo. Deu Argentina, que ali se firmava como uma grande seleção mundial. Voltariua a vencer com o craque Maradona, em 1986.

Copa do mundo na Espanha – 1982

A Itália se tornou tricampeã, marcando 3 a 1 contra a Alemanha Ocidental. Mas eles precisaram de três gols de Paolo Rossi para derrotar o Brasil, no que foi o melhor jogo da competição. Este time de Telê Santana ficou para a história como uma das melhores seleções de todos os tempos do Brasil, e não podemos tirar o mérito de ter jogado bem e bonito. Isto é futebol! E vencer não é tudo. O time que tinha Falcão, Sócrates, Junior, Eder, Cerezo e Zico era alegria, arte e competência. Outras seleções brasileiras que vieram depois, até campeãs não tinham a magia daquele time, que mostoru ao mundo que o Brasil sabe jogar bonito e vencer, depois dali, o Brasil voltou a ter prestígio mundial, independente de contar com Pelé, que já não jogara as copas desde 1974. O Brasil passou a exportar jogadores para os principais mercados da Europa.
Copa do mundo no México – 1986

Nesta Copa, o destaque ficou com Diego Maradona, que marcou os dois gols mais famosos da história do futebol. Um deles no qual ele contou com a “mão de Deus” e no outro ele driblou meio time para fazer um gol genial. Quem venceu a Copa foi a Argentina. Um episódio é equivocadamente mencionado como algo que foi bom para o futebol; o gol de mão de Maradona contra os ingleses, no que ficou famoso como "A mão de Deus"!. Será que Deus seria injusto e desleal a ponto de burlar uma regra e pejudicar o adversário numa partida de futebol? Novamente a Argentina foi campeã, mas uma nódoa na taça sempre lembrará uma injustiça, aliás como 1978.
Copa do mundo na Itália – 1990

A Alemanha venceu esta Copa, e o seu técnico, Franz Beckenbauer, representou um recorde pessoal e, ao lado de Zagallo, entrou para a história como o segundo homem que conquistou o maior título de futebol mundial como jogador e como treinador. Brasil, Alemanha, Itália e Argentina se consolidaram como as grandes campeãs mundiais. A Inglaterra até aquele ano tinha vencido apenas uma vez. O Uruguai duas, mas já não tinha a força de antes e os seus títulos em 1930 e 1950 já não assustavam ninguém. Até a força regional o Uruguai foi minguando. O Brasil jogou feio, o técnico era Lazaroni e Dunga foi a cara do time que jogava fechado, com jeito de seleção européia, inclusive tinha líbero. Fugindo a nossa tradição.

Copa do mundo nos Estados Unidos – 1994

Esta foi a Copa em que Roberto Baggio, jogador da Itália, perdeu o pênalti na final, fazendo com que o Brasil ganhasse mais uma Copa. A dupla Bebeto e Romário foi fundamental para a vitória do Brasil. Foi a primeira copa decidida nos penaltys. A Fifa de olho no grande mercado americano com seus bilhões de dólares, levou a copa pra lá. Até que a seleção americana melhorou nesses quinze anos, tem participado das copas, mas não é uma força mundial. Também os campeonatos por lá não chamam a atenção da mídia. Para os brasileiros, principalmente em Miami, foi como se o Brasil jogasse em casa.

Copa do mundo na França – 1998

A França ganhou esta Copa com a liderança de Zidane. Derrotou o Brasil na final. Pela primeira vez a França, importante país e mercado da bola era campeão. Chegou perto na época de Platini. Mas 98 foi a final mais esquisita de todos os tempos para os brasileiros, gerando milhões de teorias especulativas. O que de fato aconteceu nos vestiários. A versão oficial foi a de que Ronaldo passou mal momentos antes da partida, seria substituído por Edmundo, mas a comissão médica liberou o jogador. A verdade é que o Brasil jogou apático e muito longe do futebol apresentado durante aquela copa. Outras teorias envolvem patrocinadores, dinheiro de premiação, corpo mole, etc. Vida polêmica de Ronaldo, né não?!?

Copa do mundo na Coréia do Sul e Japão – 2002

O Brasil conquistou o pentacampeonato nesta que foi a primeira Copa do Mundo da FIFA realizada na Ásia. O nome da copa foi Rivaldo, mas o jogador-propaganda Ronaldo tomou conta dos holofotes, sendo o artilheiro da competição somente no último jogo. Como o pernambucano nunca deu muito valor para marketing e Ronaldo sempre vendeu muito bem seu peixe, Ronaldo subiu ao panteon dos imortais, mas Rivaldo foi reconhecido como o graqnde jogador que foi na copa, ganhou da FIFA o prêmio como melhor jogador do mundo. A Globo, que praticamente manda no futebol brasileiro, nunca gostou muito de Rivaldo por ele não dar entrevistas e não ter amizades com seus repórteres, principalmente seu narrador.

Copa do mundo na Alemanha – 2006

A Itália mais uma vez venceu uma Copa do Mundo. Desta vez, eles devem este título ao trabalho em equipe muito bem feito. Era uma equipe muito unida. A Itália sempre chega na Copa desacreditada, joga feio, mas vai vencendo, apertado mas vai. Lembrem que em 1982 empatou as três primeiras partidas, se classificou como terceira do grupo, que na época podia, e foi crescendo no torneio. Até que pegou o Brasil e mostrou que não tomar gol também faz parte do jogo. Esta semana a Itália perdeu pro México, portanto chega com possibilidade de ser campeã. No clássico europeu, numa final de Copa do Mundo, em plena Alemanha, a Itália mostrou que é a maior seleção européia.

Copa do mundo da África do Sul - 2010
 
O Brasil chega bem, depois de vencer quase tudo com Dunga, que agora vem alçado ao cargo de técnico da seleção, e o time tem a sua cara. Cheio de volantes, a torcida desconfia que teremos um time fechado demasiadamente. De criação no meio somente o talento de Kaká, que estrela única na criação, deve ter a companhia de Elano. O Brasil tem uma defesa muito forte, com bons laterais, zaga segura, goleiro considerado o melhor do mundo. Mas essa extrema preocupação defensiva pode causar problemas lá na frente. O ataque titular é formado por Luís Fabiano e Robinho. Grafite e Nilmar são seus substitutos imediatos. Nada que nos lembrem os grandes atacantes de um passado recente. A primeira fase já não será fácil, a Coreia é fraca, mas Costa do Marfim, do atacante do Chelsea Drogba e Portugal, do Cristiano Ronaldo, já vão exigir do Dunga que o time esteja bem logo agora.
Por outro lado, as grandes seleções mundiais também não chegam bem. Maradona é discurido na Argentina. A Itália está com o time envelhecido e não mostrou futebol contra o México. Alemanha está renovando sua safra. Talvez seja a hora do mundo conhecer um novo campeão mundial, e se não desse o Brasil bem que podia dar Portugal, Espanha, Holanda, México, Nigéria, Camarões ou os próprios donos da casa. Seria ar fresco e puro no mundo da bola.
.
Estarei com a equipe da 87 FM no programa de debates sobre a Copa do Mundo nos dias de jogos do Brasil. Eu, Simão Silva, Tony Neto e Eugênio Sobrinho, direto do Escritório Bar e Restaurante, que aliás terá festa depois das vitórias do Brasil. Tudo produção do Studio C. A gente se encontra no bar e no rádio!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.