segunda-feira, 7 de junho de 2010

São Lula e os votos dos seus fiéis

As recentes pesquisas pelo país mostram que na prática o Brasil caminha para ter somente dois partidos nessas eleições: Governo e oposição. No governo é Lula e seus seguidores. Na oposição é o PSDB e seus aliados. E só! Terceira via? Onde? Quando? Porque?
O Brasil vai muito bem obrigado! Quer que mude alguma coisa? Não! Então vai de Dilma que é a candidata de Lula, o Cara! É assim que pensa o eleitor, que à medida que vai descobrindo que a mulher é a candidata de São Lula, vota nela. Serra estancou no seu patamar já há alguns meses, Dilma não! Ainda vem TV, cara de Lula pedindo votos pra ela, programas sociais, PAC, etc, etc, etc.
Marina Silva, sem o poderio de tempo de TV, partidos fortes que a apoiem e lideranças regionais, pode até sair da eleição mais forte e respeitada, mas não dá pra imaginar numa virada que faça da mulher presidente. É inteligente, preparada, de fibra, mas sem condições de uma campanha nacional com chances de vencer. E mesmo fazendo cara de oposição, Marina carrega o símbolo de ter feito parte deste mesmo governo Lula. É como se fosse sem ser. Os outros só querem aparecer na TV. Não dá!
Então sobra quem é oposição. E ela está esfacelada. O DEM que já foi PFL não tem mais a força que tinha no interior do país, o incrível é que é nessa área que o PT hoje domina. Vence nos estados mais pobres, perde nos mais ricos, ecos de programas sociais, principalmente o bolsa-família. O PPS não chega a ter uma força que possa definir alguma coisa nacionalmente, nem mesmo a do PSB. E Serra não é nenhum popstar de arrastar multidões, mas tem, por si só, mais potencial de chegar a presidência que sua adversária. Serra já foi governador, aprovado por São Paulo. Já foi candidato a presidente, ministro, etc. Dilma é uma figura que foi apresentada ao Brasil há poucos anos, mas tem o apoio incondicional de Lula, e aí muda tudo. O presidente está com índices de aprovação batendo na estratosfera, e muita gente acredita que se o seu candidato fosse outro poderia vencer até mais fácil. As recentes pesquisas mostram um empate com viés para Dilma, portanto, ouso dizer que não haverá segundo turno. Serra deve estar agora com seu staff buscandfo alternativas, ainda tem um trunfo, a vaga de vice. O povo vota em Dilma porque Lula está mandando, e ponto final!
Nos estados, com uma ou outra exceção, quem está com Lula está bem! Em Pernambuco, Eduardo colocou 30 pontos de frente sobre Jarbas. Para ser uma campanha de apenas dois candidatos, é voto pra não acabar mais. Dá-se a impressão que tudo que tem em nosso estado foi Eduardo quem fez, aliás, Lula também fez assim com o Brasil, e deu certo! Eduardo conseguiu capitalizar nas ações do governo federal, e Lula foi generoso com o nosso governador e com o estado. Eduardo conseguiu governar com ampla maioria e ainda atrair adversários para seu palanque criando uma situação de falta de poder de fogo da oposição, principalmente no interior do estado. Neto de Arraes, aliado de Lula, Eduardo rezou na mesma cartilha de presidente. Ainda vai começar os programas da TV, os guias eleitorais, e sinceramente acredito que quem está com Lula cresce mais, por dois motivos: As obras dos seus governos estão mais fresquinhas na cabeça do eleitorado que as de FHC e Jarbas, e outra, a força da comunicação de Lula chega direto no eleitor simples e humilde.
Enquanto isso, a campanha para o legislativo pega fogo!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.