sábado, 17 de julho de 2010

2ª Noite de Festival - O olhar sobre a Esplanada

Começando pelo final: Não havia nada nos outros polos depois que acabou a programação da Praça. Forró e Palco POP que poderiam receber a multidão que foi prestigiar a segunda noite de Festival, ainda não tinham estreado no 20º FIG. E olha que hoje, oficialmente, ainda não temos instrumental no Pau-Pombo e Cultura Popular no Centro da Cidade.
Na Esplanada Cultural Guadalajara tivemos uma noite verdadeiramente de samba e o ristal da voz de Gal Costa.
O grupo Nação do Samba aqui de Garanhuns sofreu o choque da notícia do falecimento do pai do vocalista Belo e seus irmãos, percussionista da banda. Mas o restante do grupo não se fez em rogado, e talvez pelos seus companheiros de banda, fizeram um show bonito. O cantor Flávio Pontes foi chamado para suprir a falta do vocalista, e de última hora pegou o repertório, e ninguém percebeu, tal a qualidade do moço e da banda que deu um exemplo de profissionalismo e qualidade, saiu como "ensaiado" e foi muito bom, abrindo a noite do Festival.
Depois e grupo Pouca Chinfra mostrou seu pagode pernambucano no palco, e apesar de poucas músicas conhecidas do público, conseguiu agradar, e olha que a Esplanada gosta de cantar junto, e enfrentar uma multidão com músicas autorais e desconhecidas é sempre um grande desafio.
Gal Costa mostrou simpatia e interação com o público. Fez um show intimista, com cara de barzinho, passeando pelo seu extenso repertório, e a praça que naquele momento estava lotada, mostrado que não é só porcaria que lota praça, cantou e delirou ao som da sua voz e dos seus grandes sucessos. Tão à vontade que estava, Gal atendeu pedidos, cantou à capela, chegou inclusive a errar alguns tons e voltar para cantar de novo, como num barzinho mesmo, e talvez até intencionalmente, puxou isso a seu favor - "gritamos - Ela é humana!"
De "Vapor Barato" a "Cheiro de Saudade", tivemos ontem na praça um exemplo do verdadeiro perfil do público e da programação que devemos ter em uma noite de Festival naquela praça eclética.
E aí chegou o sambão! Belo Xis, fazia tempo que tinha visto o sambista e confesso que imaginava que o cara estivesse mais velho. Mas o que? O sambista deu um show de vitalidade e repertório, o povo veio junto e agitou depois do show de Gal Costa que tinha sido mais quietinho. Belo Xis botou samba na praça e depois ainda tinha o Neguinho da Beija-Flor - "Olha Garanhuns aí, gente!". Grandes sucessos de sambas-enredos foram puxados pelo interprete e quem ficou até o final gostou do que viu, cantou e dançou.
Mas ainda tinha mais, a Escola de Samba Gigantes do Samba ainda ia fazer da praça um verdadeiro sambódromo, mas já era quase três da manhã e eu, e um monte de gente não aguentou e foi embora.
Assim, fica o recado para os organizadores: "Gente, tem que terminar mais cedo". - Esse problema é histórico e já foi amplamente discutido, mas pra quem ouvir? A praça terminaria mais cedo e outros polos poderiam adentrar na madrugada, como o palco do Forró e a tenda eletrônica. Dizem que tem que terminar às três por problemas de segurança. Eu quero ver que faz o carnaval de Olinda terminar às três da manhã ou as escolas de samba do Rio de Janeiro, já que o ritmo era esse ontem na praça. Que se reforce a segurança então!
E outra coisa. O apresentador Claudio Ferrario continua gritando e seu jeito de apresentar não em o perfil da Esplanada Cultural Guadalajara. Experiências que a Fundarpe faz que acaba por prejudicar os dois lados. O palco, que fica irritante com o tom escolhido pelo apresentador para se comunicar com o público, acaba falando demais e agressivamente, e ele, um grande ator, produtor, humorista, acaba passando uma imagem que não tem. Ele é simpático, divertido e espirituoso, sua desenvoltura e criatividade não podem estar limitados em cima de um palco, é um artista mambembe, portanto o seu palco é a rua!
Será que ele estará no Guia Eleitoral de Eduardo Campos???
Pelo amor de Deus... Coloquem cadeiras no camarote da imprensa, não dá pra trabalhar uma noite todinha em pé! Já passei da idade e do peso de ficar mais de 5 horas fazendo rodízio em uma cadeira. Obrigado! (Cada rádio só tem uma cadeira!)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.