segunda-feira, 12 de julho de 2010

Exposição de Paulo Bruscky reinaugura galeria do Sesc Garanhuns


A exposição “Arquiteturas do Imaginário”, do artista plástico Paulo Bruscky, reinaugura, nesta quarta-feira (14), às 18h30, a Galeria de Artes Ronaldo White, do Sesc Garanhuns. A galeria de médio porte, que ficou 2 anos fechada para reforma, faz parte da política do Sesc Pernambuco de democratização e interiorização da arte. O novo espaço em Garanhuns é composto por 2 pavimentos, contemplando diversas linguagens artísticas, como desenho, pintura, escultura, performances e vídeo-arte.

A Galeria de Artes Ronaldo White foi ampliada e requalificada e conta com um novo projeto iluminotécnico e um ateliê para ações formativas e experimentações estéticas. O patrono, Ronaldo White, nasceu em Garanhuns e teve nas artes plásticas a sua maior expressão. Suas obras retratavam a paisagem e o homem nordestino. O artista faleceu em 9 de maio de 2005.

Para reinaugurar a galeria, que tem como patrono um pernambucano que se dedicou as artes plásticas, um outro pernambucano expõe as obras de sua trajetória artística. Paulo Bruscky traz para o público garanhuense um recorte de sua vida profissional, desde suas principais obras e registros de performances acontecidos na década de 70 até os dias atuais, com suas obras que participaram da última Bienal de Havana, em Cuba, além de algumas obras inéditas.

“Arquiteturas do Imaginário” conta com uma grande variedade de linguagens, uma característica de Bruscky, permeando por vários suportes e experimentações, indo desde a fotografia, vídeos e instalações, até performances e arte-correio. A exposição conta ainda com a curadoria de Cristiana Tejo, coordenadora de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e curadora independente. A exposição fica em cartaz na Galeria de Artes Ronaldo White até o dia 25 de setembro. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 8h às 22h. As escolas que quiserem agendar podem ligar para o telefone (87) 3761.2658. A entrada é gratuita.

Paulo Bruscky
Artista pernambucano nascido em 1949, Paulo Bruscky trabalha com diversas linguagens e mídias, tais como desenhos, performances, happenings, copyart e fax-art, arte postal, intervenções urbanas, fotografia, filmes, poesia visual, experimentações sonoras e intervenções em jornais, entre outras experiências. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1970, na Galeria da Empetur do Recife. Em seguida, formou com Daniel Santiago a equipe Bruscky & Santiago, com quem trabalhou conjuntamente por duas décadas.

Em 1973, ingressou no Movimento Internacional de Arte Correio e, desde então, além de entrar em contato com artistas internacionais do Fluxus e do grupo Gutai do Japão, participou de uma infinidade de exposições de arte postal em todo o mundo. Em 1981, ele recebeu o Guggenheim Fellowship por um ano e viveu em Nova York. Nesse mesmo ano, foi convidado a participar na XVI Bienal Internacional de São Paulo, assim como em 1989 e 2004, com uma sala especial que reconstruiu seu ateliê. Participou da primeira Bienal de Havana em 1984 e em 2009 foi homenageado com uma sala especial na X Bienal de Havana, Cuba. Ainda em 2009, participa da Bienal do Mercosul.

Entre suas exposições, na última década, incluem: Bienal Brasil Século XX, Fundação Bienal de São Paulo (1994); Arte Conceitual e Conceitualismos: anos 70 acervo MAC / USP, Galeria de Arte do Sesi São Paulo (2001); 27º Panorama Atual de Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo (2001) Prêmio Aquisitivo. As principais publicações sobre o artista são Paulo Bruscky: Arte Arquivo e Utopia, de Cristina Freire, e Arte em todos os Sentidos, de Cristiana Tejo. Tem obras em acervos como no Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e Tate Modern de Londres. Vive e trabalha no Recife.

Serviço:
Sesc Garanhuns – Rua Manoel Clemente, 136, Centro, Garanhuns
(87) 3761.2658

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.