terça-feira, 6 de julho de 2010

Festival de Inverno terá debate sobre cultura gay

Provocar, fascinar, divertir e até chocar estão entre as funções da cultura. É essa ação que ela provoca no público alvo que se pretende usar no combate ao preconceito contra gays. O tema será debatido durante o seminário “A Cultura como instrumento de garantia dos direitos humanos da população LGBT”, de 17 a 18 de julho, na cidade de Garanhuns, a três horas do Recife.

Utilizar as expressões culturais para dar o recado à sociedade sobre o respeito às diferenças sexuais está entre os objetivos do encontro que vai reunir especialistas em cidadania voltada para pessoas de orientação sexual diferente e ainda produtores culturais.

O seminário promove um debate a partir da questão: existe uma cultura LGBT? A tradução dessa cultura está mais para estereótipos e culto ao sexo do que pela produção de conteúdos culturais como define o escritor Daniel Harris, autor do livro "A Ascensão e a Queda da Cultura Gay" ainda sem tradução do Brasil.

Por outro lado, ressalta o autor, a estética gay se revela no gosto pela arte e no senso de bom humor das pessoas de orientação sexual diferente, além de suas referências na moda e na música.

O seminário vai propor a utilização de livros, filmes, peças teatrais e vídeos sobre orientação sexual como armas contra o preconceito. O que se vê hoje, inclusive a partir dessas peças, é a assimilação da cultura gay, o que, segundo Harris, "acabará na destruição dessa cultura".
http://www.athosgls.com.br/index.php
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.