quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Enquete - Você já decidiu em quem votar?

Antigamente as campanhas duravam meses. Tinham os extintos comícios, geralmente em cima de caminhões onde falavam dezenas de pessoas até chegar nos candidatos. Hoje a campanha encurtou. E o tempo que os candidatos têm, usam para a campanha eletrônica, carreatas e caminhadas, muitas caminhadas, além de visitas diretamente em casas de cabos eleitorais com reuniões comunitárias. A campanha hoje também vale pela cooptação de bons cabos eleitorais, que têm seu preço de acordo com a quantidade de votos que possam repassar.
Estamos a pouco mais de 50 dias da eleição, e confesso que vejo a "coisa" ainda meio parada. O que vemos muito são os muros sendo pintados, comitês de gente que nem conheço, placas e banners, carros de som, etc. A justiça eleitoral não permite mais bonés, camisetas, etc.
Outra coisa, há algum tempo o voto era mais fiel. Quem votava em Marcos Freire, Ivo Amaral, José Cardoso, Cristina Tavares,entre outros, votava neles a vida toda. Hoje, a cada eleição, a briga pelo voto se renova. Os que mudam têm lá seus motivos. Arrependimento, busca de novas opções, ideologia, proximidade com candidatos, favor, dinheiro (ah, isso tem mesmo!), etc.
Em Garanhuns temos uma nova cena política. Com exceção de Izaías, na esfera estadual, os outros nomes que se apresentam são muito novos na cabeça do eleitorado. Existem novos nomes federais também. Muita gente estará recebendo seu primeiro voto em Garanhuns. Por isso, e para uma análise do quadro atual, perguntamos em nossa enquete sobre a definição do voto. Como veremos no resultado, para presidente não existem muitas dúvidas, o povo já decidiu em quem votar. Ao contrário, reside no quadradinho de deputado federal as maiores indecisões. Quadro aberto ainda para muita campanha. 30% do nosso eleitorado ainda não se decidiu quanto a governador e deputado estadual. Num universo de 70 mil votos, trata-se de mais de 20 mil votos boiando que podem decidir uma vaga na assembleia. Para o senado, somente a metade já decidiu. Devemos ter uma disputa equilibrada.
Vamos ao resultado, tivemos 103 votos, o que historicamente aqui no blog é a média, assim entendemos que não teve interferência dos hackers (rsrsrs).
.
Você já definiu seu voto para... ?

Presidente 83 (80%)
Governador 74 (71%)
Senadores 53 (51%)
Deputado Federal 45 (43%)
Deputado Estadual 74 (71%)
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.