quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Adeus a Dom Acácio

Foi enterrado ontem, às 10h, no município de Gameleira, o corpo do bispo emérito da diocese de Palmares, dom Acácio Rodrigues Alves. Ele tinha 85 anos, e morreu na terça-feira no Real Hospital Português, onde estava internado há um mês. Antes do sepultamento, foi celebrada uma missa de corpo presente.

Dom Acácio foi um religioso muito popular na Mata Sul e fez muitas ações nas comunidades pobres na região, que hoje luta para se reerguer após as enchentes do mês de junho.

Dom Acácio nasceu em Garanhuns e foi o primeiro bispo da cidade de Palmares, onde atuou durante 38 anos, entre 1962 e 2000. Ele estava muito doente e como causa de morte foi apontada parada cardiorespiratória.

Ele decidiu se tornar padre quando terminou o curso ginasial. Entrou no Seminário de Olinda, no dia 9 de abril de 1942, aos 17 anos e foi ordenado padre aos 24. Pediu dispensa ao Papa João Paulo II quando completou 25 anos como bispo de Palmares. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, contou que teve muito contato com dom Acácio quando foi auxiliar por cinco anos da arquidiocese que hoje comanda. "Era uma pessoa muito comprometida, um homem de muita espiritualidade. Passou muito tempo doente e sofria muito", contou.

O início da trajetória religiosa de Dom Acácio se deu em Garanhuns, onde estudou no Colégio Diocesano. Deixou muitos amigos e admiradores em nossa cidade.

Com informações do Diario de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.