segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Colégio Diocesano com a natureza e a tecnologia do ensino COC


No próximo dia 30 de setembro, cerca de 60 alunos do Colégio Diocesano, no Espaço Cultural Luiz Jardim, vão desenvolver o Projeto Crescer com a Natureza. A ação envolve alunos da educação infantil e professores da instituição. A intenção é trabalhar educação ambiental para despertar a valorização e a preservação do meio ambiente junto aos estudantes e a comunidade.

Alunos do martenalzinho ao Infantil 2 farão a distribuição de mudas de árvores doadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, bem como fornecerão orientações a população sobre a preservação das plantas. Os docentes estarão auxiliando as crianças nas atividades, que acontecem das 9 às 11 horas.

O objetivo é aliar o processo de aprendizagem com a preservação do meio ambiente, e desta forma conscientizar as crianças sobre a importância da ação do homem na transformação do meio em que vive, desenvolver a oralidade e a socialização do processo de preservação.
A ação conta com o apoio de instituições como a Prefeitura de Garanhuns, por meio das secretarias de Comunicação Social e Agricultura e Meio Ambiente; do 71º BI Mtz e do 9º BPM.
.
Agora comigo: Na última sexta-feira o professor Albérico Fernandes e grande equipe de professores e funcionários do Diocesano recepcionaram a imprensa de Garanhuns para que pudéssemos conhecer a nova infra-estrutura tecnológica de ensino do Gigante da Praça da Bandeira.

É impressionante. Lousa Colégio eletrônica em que professores dão aula utilizando um quadro sensível ao toque, igual ao que é utilizado pelo Fantástico. Assim, os professores levam seu material em um simples pen-drive e dão aula como se estivessem numa tela de computador, com todos os recursos que o sistema oferece.

A sala de informática com mais de 40 computadores em que os aulas têm contato com o sistema de ensino COC pela internet. Aliás, todos podem acessar diariamente o site do COC através de suas senhas e complementarem seus estudos, inclusive com acompanhamento on-line de mais de 300 professores. Outra informação importante é que o Diocesano dá aqui a mesma auila diária que todas as outras unidades de ensino, inclusive com três escolas COC no Japão.

Ainda tivemos a Sala 3D. É impressionante! Tivemos uma aula com Prof. Souza sobre o corpo humando e alguns sistemas, como o circulatório, quando praticamente nos sentimos dentro da corrente sanguínea, e ele nos explicando sobre glóbulos, células, coração, etc.

Na atual conjuntura educacional garanhuense é importante que nossos colégios possam oferecer melhores condições de estudo, para que as vagas em nossos melhores cursos superiores que estão cada vez mais abrangentes, possam ficar com os nossos própríos jovens.

Encerrando, a visita foi muito agradável e vimos mais uma vez que, mesmo diante de tanta tecnologia, são os professores que democratizando seu saber, estão na ponta do processo de transformação. Portanto não se trata de uma substituição, mas de um complemento tecnológico que outras profissões já desenvolveram bem antes para garantir uma melhoria na qualidade do serviço oferecido. A medicina e a informação de que as profissões devem procurar sempre novos meios para oferecerem melhor serviço.

Nos seus 95 anos a serem festejados no dia 12 de outubro, o Diocesano respira modernidade e tradição.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.