quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Começou a briga política, literalmente


O Wagner Marques nos trouxe a notícia de que um carro de som de Zé da Luz foi interceptado por pessoas de Izaías que tomaram à força o CD que estava sendo veiculado. Um pneu foi furado e o motorista teria sido machucado. Uma versão que ouvi agora diz que não houve nada disso, mas que o CD teria sido realmente pego. Uma história com vários erros, que deve ser apurado e, claro, não pode voltar a acontecer.

Não é na truculência que se resolve nada! Mas acho que o pessoal de Izaías não quis esperar por esta justiça morosa brasileira. Se de fato houve agressão, que se apure dentro da lei. Não podemos voltar no tempo em que as coisas se resolviam na bala em Garanhuns.

Ninguém, quanto mais adversários, tem o direito de parar um carro de som e exigir o CD que está tocando, quanto mais político. E tudo deve realmente ser apurado pela polícia.

Esse tipo de campanha não interessa a uma cidade que está a ponto de dar um salto qualitativo no desenvolvimento sócio-econômico. Precisamos de políticos sintonizados com os anseios sociais, e que busquem uma agenda propositiva. Não devemos aceitar a política do insulto e da agressão.

Se não saiu a liminar de Zé da Luz e a decisão mais recente é de sua impugnação, o candidato não pode fazer propaganda política. Os carros não podem estar circulando, não pode haver panfletagem nem qualquer outro tipo de divulgação. Caso já tenha a liminar, sua campanha pode ganhar as ruas, mas acho razoável que cada candidato mostre suas qualidades, seus projetos para a cidade. O CD inclusive que estava sendo veiculado trazia a própria voz de Izaías fazendo ameaças de sair no braço com um desafeto. Extraído de uma entrevista que o deputado havia dado a uma rádio da cidade, fora do contexto eleitoral. No áudio, o locutor dizia que não poderíamos voltar no tempo de resolver as coisas na violência. Mas é isto que estamos começando a ver.

Roberto Almeida, de uma forma inteligente, diz que Sivaldo Albino pode lucrar muito com essa briga política entre Zé e Izaías. Não sei porque, se na Assembleia são 51 cadeiras, eles estão fazendo campanha como se só pudesse eleger um dos dois. Não tem ninguém que ensine a razoabilidade da eleição proporcional aos dois? Trata-se de uma briga que não deixa vencedores, e apenas o ego e questões pessoais explicam o porquê disso tudo. A campanha de 2012 está sendo antecipada??? De cima, Eduardo Campos, que poderia intervir, parece já ter escolhido um lado.

Fico com a impressão que a coisa só está começando.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.