quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Garanhuns é citada num artigo que busca explicar incoerência em pesquisas de intenção de voto

Gente, alguém me diz onde fica Itupeva? Desculpe-me a ignorância. É que um jornalista de lá, do Jornal de Itupeva, referiu-se a Garanhuns em um artigo em que critica as pesquisas de intenções de votos.
Não emitirei juízo de mérito, apenas quero que leiam e digam: Concordam com ele? Garanhuns tem total dependência de programas como o Bolsa-Família???
.
Trancrevo:


Você sabe como é feita a pesquisa de intenção de voto?

Esta dúvida, diante dos números apresentados durante a presente campanha eleitoral, aparece na cabeça, de oito a cada dez eleitores.

Por conta disso, esta informação encontra-se a disposição do eleitor no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De uma pesquisa recente, postada neste site é importante observar os seguintes números:

Num universo de 2508 pesquisados, a proporção por região, ficou assim definida:

Região Norte/Nordeste 840 pessoas pesquisadas.
Estado de São Paulo 574 pessoas pesquisadas.
Minas Gerais 256 pessoas pesquisadas.
Região Sul 378 pessoas pesquisadas.
Rio de Janeiro 278 pessoas pesquisadas.
Região Central 182 pessoas pesquisadas.

E aqui entra algumas considerações. Qual o número de eleitores da região Norte/Nordeste? Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do País, entretanto, tem um número de pesquisados menor que a região Sul. O Rio de Janeiro também tem um número de pesquisados bastante reduzido.

A distribuição por Estado, número de cidades e de eleitores pesquisados, para esta pesquisa, ficou assim:

Acre – 1 cidade – 14 pesquisados.
Amazonas – 2 cidades – 42 pesquisados.
Pará – 5 cidades – 84 pesquisados.
Rondônia – 1 cidade – 14 pesquisados.
Roraima – 1 cidade – 14 pesquisados.
Tocantins – 1 cidade – 14 pesquisados.
Alagoas – 3 cidades – 42 pesquisados.
Bahia – 11 cidades – 158 pesquisados.
Ceará – 7 cidades – 98 pesquisados.
Maranhão – 5 cidades – 70 pesquisados.
Paraíba – 4 cidades – 56 pesquisados.
Pernambuco – 9 cidades – 112 pesquisados.
Piauí – 3 cidades - 42 pesquisados.
Rio G. do Norte – 3 cidades – 42 pesquisados.
Sergipe – 2 cidades – 28 pesquisados.
Espírito Santo – 3 cidades – 42 pesquisados.
Minas Gerais – 20 cidades – 266 pesquisados.
Rio de Janeiro – 13 cidades – 224 pesquisados.
São Paulo – 36 cidades – 574 pesquisados.
Paraná – 10 cidades – 140 pesquisados.
Rio G. Sul – 10 cidades – 160 pesquisados.
Sta Catarina – 6 cidades – 84 pesquisados.
Distrito Federal – 1 cidade – 28 pesquisados.
Goiás – 6 cidades – 84 pesquisados.
Mato G. Sul – 2 cidades – 28 pesquisados.
Mato Grosso – 3 cidades – 42 pesquisados.

A desproporção fica evidente quando cidades como Garrafão do Norte, Riachão do Jacuípe, Barbalha, Itapissuma e Garanhuns, têm 14 pesquisados, enquanto as cidades de Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Florianópolis também têm 14 pesquisados.

Aqui o eleitor já pode perceber que a condição de vida, renda e formação escolar dos pesquisados das primeiras cidades, são de quase total dependência das bolsas sociais do governo federal, enquanto nas segundas a condição de vida, renda e formação escolar são obtidas com o trabalho e oportunidades oferecidas pelo Estado.

Ainda do total pesquisados 34% são da região Norte/Nordeste, ou seja: a desproporcionalidade a favor de candidato A, B ou C, se intensifica para mais, quanto mais ele estiver próximo do governo federal. Entretanto, independente disso, os percentuais de intenção de voto obtido são divulgados em todo o Brasil. Regiões e cidades com menor densidade populacional e econômica e, portanto mais dependentes dos programas sociais do governo federal, têm peso idêntico aos das regiões mais desenvolvidas. Visite o site do TSE.

Reinaldo Oliveira - Jornalista
E-mail: reioliveirao@hotmail.com
.
Agora comigo: Uma visão distorcida de nossa Garanhuns. O cara mora em uma cidade que ninguém sabe nem qual é, onde fica, mas passa suas impressões com total desconhecimento sobre "condição de vida, renda e formação escolar" do povo de nosso município, para seus leitores e do jornal em que escreve. A caneta é uma arma contra a dignidade comunitária.

Bem, vou fazer minha parte. Itupeva é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º09'11" sul e a uma longitude 47º03'28" oeste, estando a uma altitude de 675 metros. Sua população estimada em 2004 era de 30.283 habitantes. Possui uma área de 200,516 km². O prefeito é o Ocimar Polli do PMDB, o vice é do PSDB. Talvez por isso, ilhado num mundo tucano, com prefeitura e governo do estado, o estimado jornalista tentou tirar o crédito das pesquisas que já indicam uma vitória Petista no primeiro turno.
Posso até discutir política, mas somos todos do PG, Partido de Garanhuns, e devemos começar a nos unir de verdade pra defender esta cidade.
Ao nobre jornalista Reinaldo Oliveira, até mesmo pela internet ou em nosso blog, ele poderá ver que temos, apesar dos vários problemas políticos, uma cidade em expansão, que abriga cursos superiores como Direito, Engenharia, Computação e Medicina. Só para ficar em um segmento citado por ele, que mora numa cidade de 30 mil habitantes e acha que aqui todo mundo tem bucho de lombriga! Só porque está em São Paulo!

Temos que começar a ser bairristas ferrenhos! É por aí!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.