quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Quem tem chances de se eleger para estadual?


É comum as pessoas ficarem na expectativa de quem tem chances de se eleger aqui em Garanhuns e sempre respondo a mesma coisa, para mim não tem ninguém eleito mas todo mundo tem chances, refiro-me às candidaturas para deputado estadual, antes que o Paulo Camelo reclame que não coloquei o nome dele.

Temos poucos candidatos de Garanhuns e muuuuuitos de fora, mais uma vez. Mas sinto um sentimento das pessoas em quererem votar no pessoal daqui. O fato de ter muitas lideranças políticas trabalhando para forasteiros (expressão que começou a ser usada por Paulo e ganhou as ruas) acaba por maquiar quem de fato representa Garanhuns. Sinceramente, de Garanhuns mesmo só considero três candidaturas: Izaías, Sivaldo e Lucena. Mas esse critério é subjetivo, cada um tem o seu.

Os outros podem ter muita ligação com a cidade, estão com estruturas montadas, apoios fortes, mas não têm domicílio eleitoral em nossa cidade. Zé da Luz, embora tenha se mudado pra cá, ainda tem sua história política ligada a Caetés.

Vamos lá, por que acho que todos têm chances?

Sivaldo Albino. Começou com sua campanha acanhada, sem a estrutura de Zé da Luz e Izaías. Mas com seu peso em Garanhuns foi ganhando força dentro da sua coligação e passou a ser tratado como prioridade pelo PPS, que lhe deu consistência eleitoral em outras cidades, junto com o apoio de Sérgio Guerra. Ganhou espaço com as desavenças de Izaías e Zé da Luz. Na prática é quem precisa de menos votos. Acho que tem entre 8 e 11 mil votos por aqui. Precisa arrumar uns 12 mil fora. Segundo suas próprias contas precisa de 20 mil votos para se eleger. Eu apostaria em 22, pra ficar mais tranquilo.

Izaías Régis. Não está eleito, mas acredito que está perto. Deve ter entre 13 e 16 mil votos em Garanhuns. Sua coligação é uma das mais concorridas e por isso precisa de mais de 40 mil votos para voltar para a Assembleia em um terceiro mandato. Em Garanhuns deve ter entre 14 e 17 mil votos. Está bem estruturado em outras cidades com apoios de prefeitos, mas ainda tem que trabalhar muito nesta reta final de campanha.

Lucena: É o que tem menos chances. Mas seu objetivo talvez não seja diretamente se eleger. Nem sempre em campanhas eleitorais o objetivo é este. Mas se de repente pega uma beirinha de suplência... Acredito que tem entre um e quatro mil votos. Pode ser que seu olhar esteja votlado para 2012.

Zé da Luz: Sua coligação também é mais tranquila, precisaria de uns 25 mil votos. Foi por isso que trocou o PSB pelo PHS. Acho que se não tivesse impugnável pela justiça eleitoral sairia eleito do Agreste Meridional. Sua campanha para prefeito aqui o fez entrar na periferia da cidade. Tem muitos apoios, inclusive de vereadores. Tinha pesquisas que apontavam que seria o majoritário em Garanhuns. Agora faz campanha para  reconquistar os votos que perdeu com a exposição negativa do seu nome. Mesmo assim, se chegar em condições de receber votos em 3 de outubro deverá disputar com Izaías pau a pau. Isso num cenário de hoje. Mas ainda faltam 20 dias de campanha e muita água ainda vai rolar. Sempre que coloco o nome de Zé da Luz alguém sempre comenta que ele está inelegível, que não pode concorrer, mas ele continua com a campanha na rua. Recursos e liminares que vão adiando uma decisão final, se ela não sair antes de 3 de outubro, Zé tá na briga para se eleger, aí a questão vira outra: Tomar posse! Mas muita gente aposta que ele consiga reverter juridicamente sua situação. Continuo achando muito difícil!

Priscila Krause: Conversando com Jorge Branco, esposo de Priscila, ele disse que ela defenderia Garanhuns na Assembleia, independentemente de quantos votos tenha aqui. É uma vereadora atuante na Câmara do Recife. Não discuto aqui a ideologia partidária, até porque isso não existe mais, ou quase não existe. Priscila terá uma boa votação na região metropolitana e traz a marca da renovação no Democratas. Acho que tem em Garanhuns entre 2 mil e 5 mil votos. Não é de Garanhuns, mas sua campanha está sendo feita com competência...

Leonardo Dias: Até 2 meses atrás, Garanhuns nunca tinha ouvido falar desse jovem, mas é filho de Romário Dias, que entende tudo de campanha política. Está fazendo uma campanha com muito investimento, agregou muitas lideranças políticas da região, e é simpático aos olhos do governador. Acredito que está praticamente eleito. Terá em Garanhuns de 5 a 8 mil votos.

Claudiano: O filho de Claudiano Martins abriu comitê em Garanhuns e está nas ruas pedindo votos. Tem também pessoas de influência em nossa cidade que estão acompanhando o rapaz. Claudiano Pai se antecipou ao projeto Ficha Limpa e não se lançou candidato. O filho deve ter entre mil e quatro mil votos por aqui. Como sai com grande votação na área de atuação dos Martins, está na briga por uma cadeira, com grandes chances.

Marcantonio Dourado: Adolfo Lopes repete o apoio ao Lajedense. Que deve no mímino ter mil votos em Garanhuns.

Alberto Feitosa: É o titular do prefeito Dudu em Capoeiras, e é o candidato de Washington Cadete em São Bento do Una. Aqui em Garanhuns tem também simpatizantes. Pode surpreender e ter mais de mil votos por aqui.

...
Garanhuns deve ter uns 65 mil votos válidos para deputado estadual. Muitos votos saem para outros nomes como Esmeraldo, Isaltino, Tereza Leitão, etc. Contando todos deve dar uns dez mil votos, será? Pois até o Bigodão do Queijo tem placa na Avenida. Aliás, se placa na avenida votasse, tinha mais votos que de fato os eleitores de Garanhuns.

Bem, se esqueci alguém.. É só pedir para eu acrescentar.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.