quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Resultado das enquetes sobre os candidatos a presidente

Fiz várias enquetes sobre os candidatos à presidência, e nelas busquei descobrir os percentuais sobre alguns argumentos que se diz à boca miúda. Como por exemplo: Marina Silva só entende de meio ambiente. Mas do universo de tantos eleitores, quantas pessoas pensam isso?Bem, nosso resultado, depois de 74 votos foi de que 64% dos nossos e-leitores acreditam nessa frase. Portanto, se quiser ser presidente do Brasil, a acreana precisará abrir o leque de suas qualidades administrativas para que os eleitores brasileiros descubram nela a presidenta que pode ser.

Perguntei também se José Serra, uma vez se elegendo, qual ou quais seriam as regiões que ele daria prioridade. A questão é levantada pela visão que se tem de que o PSDB é dominado pelas forças políticas sudestinas. Aliada a isso ainda tem a lenda de que Serra não gosta do Nordeste. Não acredito nisso, mas ele não consegue se livrar dessa maldição. Aí, fiz a enquete, e o que deu? Foram 78 votos e 66% dos nossos e-leitores realmente acham que Serra iria priorizar o sudeste brasileiro. Em um distante segundo lugar, o Nordeste ficou com 23% dos votos. O Sul teve 6% dos votos, o Norte 3% e o Centro-Oeste não foi lembrado.
Pois é! E o homem que não consegue bons resultados no Nordeste ainda colocou um vice do Rio de Janeiro.

Sobre a Dilma perguntei se ela romperia com Lula depois de eleita. Essa questão talvez não seja nem por ela mais, mas devido a recentes rompimentos pós-eleitorais que têm se tornado constantes e aceitos como normais no país, principalmente na esfera municipal, como em Garanhuns é muito comum, aliás em Recife também vimos esses rompimentos.
Os governantes escolhem seus possíveis sucessores, empenham-se em elegê-los, e depois que estes estão lá, as dificuldades e choques de interesses acabam por criar situações insustentáveis. E com Dilma será assim também? Dirá ela: Agora quem manda aqui sou eu... Ou estará alinhada com Lula do primeiro ao último dia de sua gestão? Nossos e-leitores apostam que ela será uma nobre companheira, mas a questão não é tão unânime assim. 1/3 dos nossos e-leitores acreditam que haverá esse rompimento.

É bom lembrar que enquetes na internet não têm valor científico.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.