sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A abstenção em São Paulo e no Nordeste, pontos percentuais de uma disputa presidencial



Neste exato momento em que escrevo, São Paulo já apresenta congestionamento na saída da capital em direção ao litoral. É o efeito de um feriadão que começa hoje, e pra quem pode, emenda pra só voltar na terça à tarde. Segundo o site Globo.com, as autoridades rodoviárias apostam quase 2 milhões de veículos trafegando pelas estradas neste feriado de finados.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/10/29/sp-estradas-ja-apresentam-pontos-de-lentidao-na-saida-do-feriado-de-finados-922905744.asp


Aqui no Nordeste onde as praias são ainda mais convidativas, não será tão diferente, uma verdadeira legião de turistas deverá se deslocar para o litoral. Imaginem as praias do Ceará, do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia, Sergipe e claro, as nossas praias pernambucanas, devem estar recebendo milhares de eleitores, que possivelmente, não votarão.


Em São Paulo, onde o PSDB tem a força do estado com a eleição de Alckmin e o apoio da prefeitura de Kassab, o êxodo em direção às praias prejudica Serra, acredito. Assim como aqui no Nordeste prejudica a votação de Dilma.


É bom lembrar que só pode votar em trânsito neste segundo turno quem se cadastrou anteriormente.


Portanto, quem puder exercer seu dever/direito de votar e puder adiar a viagem, é bom pensar na importância do voto e saber que seu candidato vale seu esforço.
A abstenção no primeiro turno ficou na casa dos 20%, acredito que agora deva chegar perto dos 30%, o que é um número muito alto.


Eu já afirmei aqui ser eleitor de Dilma e expus as razões. Acho minha obrigação agora retribuir com meu voto.


Quem pensa assim também, um compromisso civil com a democracia, seja eleitor de Dilma ou de Serra, deve comparecer à urna e dar seu voto. Não votar é se excluir de um processo que o país lutou muito para conquistar, ter o direito de escolher.

Se não pensa assim... Peixinho na beira da praia e cerveja gelada.

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.