terça-feira, 5 de outubro de 2010

A amizade de Ferro e Dilma


Durante a campanha eleitoral conversando com Eraldo do PT, ele me disse que Fernando Ferro tem uma excelente relação com Dilma Roussef e uma aproximação tanto política quanto de profunda amizade de longas datas. Em entrevista com o próprio Fernando Ferro, pela 87FM na noite do domingo após a apuração, pude comprovar a afirmação quando ele disse que conhece a "companheira" Dilma há muito tempo com quem já militava. Como sabia que Ferro fez parte do movimento estudantil da UFPE nos anos 70, deduzi que fosse dessa época. Dilma Roussef, segundo o próprio Ferro é uma técnica na área de engenharia, por isso supus essa ligação. Aliás, os três personagens dessa nota são engenheiros. Mas o Paulo Camelo, que tem um olhar agudo às falhas desse blog não perdeu a oportunidade de fazer a correção. rsrsrs. Afirmando ter ficado surpreendido com esta conclusão, que eu sinceramente acho natural, e se não foi assim, não creio que afete o contexto que quis dar ao texto enfatizando a amizade do deputado federal com a presidenciável.

Pois bem, Paulo atesta que Ferro nunca teve nenhum envolvimento com grupos de esquerda naquela época. Vou saber direitinho então de onde vem essa antiga amizade e depois coloco aqui. Mas o fato é que às 15h já da segunda-feira, recebendo a convocação do presidente Lula e da própria Dilma Roussef, Fernando Ferro já se encontrava com ambos e outras lideranças nacionais para analisar o quadro das eleições presidenciais e, provavelmente, traçar as estratégias para a vitória no segundo turno. Ferro é o líder do PT na Câmara Federal.

Não sei onde nasceu a amizade, mas creio que o mais importante para nós é que ela existe e é verdadeira, o que pode, possivelmente, ser uma possibilidade maior de conquistas para nossa cidade e região. Penso assim! Muitas vezes ter uma amizade é mais importante que um relacionamento político na hora de fazer um pedido.

Creio que o Paulo Camelo buscou mais uma vez desmerecer nosso trabalho no blog, pois sempre comenta assim agora, mas tudo bem. Tenho certeza que nenhum outro blog ou meio de comunicação deu mais espaço para o candidato do PSol aqui em Garanhuns. Continuo fazendo meu trabalho, Paulo, independente de ter sua aprovação ou não. E mais, é interessante como mais uma vez mostra seu tom depreciativo a um blog que se utiliza dele para expor suas ideias, comentando praticamente toda e qualquer nota política. E eu sempre publiquei todas elas, mesmo quando me atingem, supondo que assim estou complementando a informação ou abrindo um debate. Talvez seja este um princípio da democracia, discutir e aceitar posições. Coisa que o engenheiro não tem feito ultimamente: aceitar as opiniões contrárias. Paulo, um conselho, e sei que posso não ter experiência bastante para isso, mas contribua com Garanhuns de outra forma. Só pode ser como prefeito ou deputado federal?? Ajude-nos ao levar sua crítica ácida sobre a cidade e seus representantes para a Câmara Municipal e outros locais de debate, sendo também um ator da cena local, já que não pode ser o protagonista que gostaria.

Vejam o comentário do engenheiro garanhuense e vejam se precisa esse tipo de exclamação:

PAULO CAMELO, COMENTA: Caro conterrâneo Ronaldo César: As vezes eu fico impressionado com sua capacidade de tirar certas conclusões, quando você afirma: "É importante que se diga que embora seja o líder do PT na Câmara dos Deputados neste atual governo Lula, Ferro tem mais aproximação ainda com Dilma Roussef, a quem conhece há décadas e com quem militou na esquerda dos anos 70". Comentando: Fernando Ferro participou do movimento estudantil, de 1973 a 1974, ano em que se formou em engenharia elétrica, do grupo político de retomada do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia da UFPE, para o qual, Paulo Camelo foi eleito Presidente em 1976. Após a conclusão do curso, Fernando Ferro ingressou na CHESF, participando do movimento sindical. Conheço Fernando Ferro desde adolescente e das sala de aula no Colégio XV e desconheço dessa participação política, na esquerda, de Fernando Ferro ao lado de Dilma Roussef na década dos anos 70. Não me posiciono a respeito da amizade atual com a candidata Dilma Roussef, mas lhe afirmo que Fernando Ferro nunca teve envolvimento com algum grupo de esquerda na década de 70.

.

PS. Procurem no texto, vejam que em nenhum momento falo que Ferro tenha feito parte de grupos ilegais clandestinos ou revolucionários. Isso é coisa da cabeça de Paulo. E mais, não existem entrelinhas. Outra coisa, este blog e qualquer blog é parcial, não existe imparcialidade num trabalho individual, é claro que as preferências de qualquer cristão irá sempre transparecer, é natural. Jesus! Disse apenas que Ferro fez parte de grupos de esquerda, como eu fiz também. Movimento estudantil não é grupo de esquerda? A direita estudantil quase inexistia. Fui presidente do Diretório Acadêmico da UPE e participei do Encontro Nacional da UNE em São José dos Campos-SP. E já naquela época, final dos anos 80, o movimento político estudantil era dominado pelo PC do B e pelo PT, que crescia junto com o partido. Culminando na grande campanha de Lula em 89. E nem por isso me acho dono de alguma verdade histórica. Escuto várias pessoas, pois sempre sabem mais que eu ou têm visões diferentes dos acontecimentos.

Outra coisa. Estou "preparando terreno" para Ferro? Não posso dizer que Ferro seria uma alternativa para Garanhuns? Então estou também para Sivaldo, João Guido, Izaías, Maria Almeida, Alexandre Marinho, Mario B. Filho, Eliane Simões, etc. Pois todos esses nomes já foram expostos como alternativas administrativas para Garanhuns. E vou jogar mais lenha no fogo: Professor Albérico do Diocesano. Tá aí mais um nome que eu poderia "preparar terreno". Tratamos o blog com pluralidade.

Paulo, não vou fazer dos comentários do blog um debate com você, portanto, deixo-o à vontade para escrever um artigo que publicarei, como já fiz tantas vezes. Todos têm o direito de discordar e expor sua opinião, mas a opinião do blog e este trabalho deve ser preservado pois está na opinião deste blogueiro a essência desta página.

Enfim, como titular deste espaço. Encerramos essa discussão inócua pelos comentários, e deixamos à sua disposição para expor sua opinião num artigo do blog. O qual terei mais uma vez o prazer de publicar!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.