sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do professor - Luta de classe e desenvolvimento regional


Existem várias visões deste mesmo dia. - 15 de Outubro, dia do professor.
É claro que é dia de agradecer aos professores que fazem das suas vidas uma missão para fazer dos alunos pessoas melhores.

Há os que apenas vêem nele um feriado para as escolas e uma oportunidade para descansar ou viajar.

Há os que utilizem a data como trincheira de luta social pra conquistas para a classe, tão menosprezada pelos governos.

Para os antigos alunos, um momento para recordar seus antigos professores. Quanta saudade!

E dá até pra se tratar de política neste dia. Nomes como os professores Pedro Falcão e Eliane Simões são sondados para uma disputa municipal. Como bem o fez o jornalista Roberto Almeida. Meu amigo Pedro tem seu nome solicitado também na vizinha São João, onde nasceu o diretor do Campus da UPE-Garanhuns.

Pedro Falcão tem assumido cada vez mais outras missões na Universidade de Pernambuco, sendo responsável pelo crescimento da instituição em Serra Talhada/Salgueiro, Arcoverde e Caruaru. Já ouvi alguns amigos inclusive que pensam em não atiçar sua entrada na política, pelo seu futuro dentro da própria universidade e no governo do estado, onde deve ter carreira promissora.

Com a professora Eliane Simões a coisa é parecida. Profissional de inquestionável capacidade gestora, tem feito um trabalho importante no ensino superior de Garanhuns com repercussão regional. À frente da Autarquia de Ensino Superior do município, dirige hoje uma instituição que conta com quase dois mil alunos, e sempre numa crescente evolução. Cursos como Secretariado Bilíngue, Direito e a novata Engenharia vêm somar à Administração e suas variáveis como uma grande base de desenvolvimento regional a partir do investimento na capacitação dos nossos jovens para o mercado de trabalho. Mas Eliane já demonstrou várias vezes não pensar em adentrar no mundo da política. Isso divide seus amigos. Uns entendem a posição da professora, e aprovam sua decisão, deixando-lhe à vontade para fazer o que bem faz, cuidar da nossa educação. Porém outros gostariam de ver a mulher romper os muros da universidade e chegar a administrar o município, com a dedicação e competência que lhe são características.

De qualquer forma, é muito bom ter professores aptos a dirigir a cidade. Mostra um reconhecimento à categoria. São também administradores, e têm que ser para gerir, pois nos bancos das faculdades de formação de professores não se ensina a gerência, principalmente da coisa pública. Isso mostra também que estão em evolução constante, atentos às necessidades de formação profissional, para eles e claro, para nós também.

Não sei até onde vão estas possibilidades, mas uma verdade é que é muito bom que ela exista.
Em nomes de Eliane Simões e Pedro Falcão, ladeados pela minha esposa Wilksonita e minha mãe Gelva, que são professoras, desejamos a todos os professores que sejam felizes, neste e em qualquer dia!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.