sábado, 23 de outubro de 2010

Zé da Luz tem vitória na justiça


Sempre buscamos tratar esse caso de Zé da Luz, tanto aqui no blog quanto na rádio, no dia da eleição, de uma forma responsável. Se por um lado o ex-prefeito de Caetés responde pela lei Ficha Limpa, que coloca em risco seu projeto político, por outro lado o homem saiu majoritário em Garanhuns na eleição para deputado, o que mostra sua força política na cidade.

Zé da Luz teve contas de sua gestão à frente da prefeitura rejeitadas pela Câmara de Vereadores que atendeu à indicação do Tribunal de Contas do Estado, pois este órgão não tem força constitucional para sujar a ficha de ninguém, suas decisões apenas balizam o julgamento do legislativo correspondente.

Como estratégia para legitimar a candidatura de Zé da Luz e posteriormente sua eleição, foi pensado sobre a possibilidade dos vereadores reverterem a decisão da casa quanto a rejeição, ou melhor, anulando-se a reunião que resolveu pela rejeição. E assim foi feito.

Noticiamos aqui a sessão realizada na Câmara de Vereadores de Caetés no dia 14 de setembro, onde os parlamentares anularam a rejeição de contas de Zé da Luz. Foi uma reunião difícil, marcada por protestos, mas que aconteceu.

Posteriormente, também noticiamos que a comarca de Caetés, pelo seu juiz natural, anulou o ato dos vereadores. O juiz considerou irregular esta segunda reunião, cancelando-a, e fazendo valer a anterior, que rejeitara as contas do ex-prefeito.

Porém agora o Tribunal de Justiça de Pernambuco anulou esta liminar e reconheceu a validade da reunião promovida pelos vereadores de Caetés em 14 de setembro. Portanto, passa a valer a segunda, que não rejeitou as contas, e não tendo contas anuladas pela Câmara de Vereadores, Zé da Luz passa a não ter a ficha suja. E assim não estará entre aqueles que estão esperando o julgamento pelo STF. Para todos os efeitos, Zé da Luz não tem contas rejeitadas.

É claro que ainda cabe novo recurso. Embora tenha vindo junto com a informação o link abaixo, não consegui abrir, mas publico para que todos possam acompanhar a decisão.

Mas se trata de um passo de sucesso para Zé da Luz, que deve renovar os ânimos de seus partidários, nessa ansiosa batalha jurídica.

Por outro lado, ainda tem a questão do quociente eleitoral. A maioria dos amigos consultada aponta que Zé da Luz ficaria na primeira suplência de seu partido, que fez dois deputados. Mas muitos correligionários afirmam que ele assume como deputado. É esperar para ver.

Mas tem algo mais em jogo: A inelegebilidade de Zé da Luz. Se ele ao final conseguir se livrar desse processo, mesmo que não se eleja deputado, torna-se candidato natural a prefeito de Garanhuns, pela quantidade de votos que teve aqui, mais de 16 mil votos. Conseguiu solidificar seu prestígio, principalmente nos bairros populares, e a próxima campanha de prefeito passa obrigatoriamente por ele, mesmo que não seja o candidato. É bom lembrar que a inelegibilidade perdura por 8 anos. Por isso, e não apenas pelo seu lugar na Assembleia, é que luta hoje José Luiz Sampaio.

Acendeu um Zé da Luz no fim do túnel.

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.