sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desenvolvimento Regional - Mais investimento nas cidades do Agreste Meridional!


Quando veio a notícia que a Perdigão (Hoje BR Foods) viria para Bom Conselho, parte da população reclamou porque não estava vindo para Garanhuns. De fato, foi um momento em que não estávamos recebendo nada de investimentos, víamos os anúncios de várias fábricas no interior do estado, e para Garanhuns, .... nada!

Depois vieram os anúncios para Lajedo, que reacendeu a crítica. Há uns quinze dias já coloquei aqui a ativação da fábrica da Betânia no município da Pedra, que voltará a produzir o leite CILPE.

Depois, aos poucos, viemos perceber os bons projetos federais que Garanhuns recebeu, como o Instituto Técnico, a Universidade Federal, o Instituto Tecnológico da Bacia Leiteira (nunca sei como é o nome correto, mas que será um grande investimento no prédio do Bom Pastor, que passará por ampla reforma), os novos Banco do Brasil e Caixa (na Av. Rui Barbosa), entre outros.

De repente vieram investimentos privados que estarão funcionando na cidade em breve, como as Lojas Americanas, Laça Burquer, BioFármaco, Buongustaio, Brinquelândia, etc. Coroando com o mega investimento de um shopping center. E não apenas um shopping center, mas uma grande repaginada na entrada da cidade com Hotel, Centro de Convenções, lojas âncoras como Marisa, Centauro, Americanas (a do Centro da Cidade será uma Express, voltada ao segmento eletro-eletrônico) e muito mais.

Ainda tem o Centro Cultural João Ferreira da Costa, do SESC, no Centro da Cidade, que já está em construção, que abrigará sala de cinema, centro de convenções e teatro.

Podemos ter novidades NOAR também no próximo ano!

Aí chega a hora de refazermos aquela primeira situação da crítica por empreendimentos. Se queremos fortalecer nossa liderança regional e impactar a economia do estado como uma região produtora de riqueza e movimentação econômica, precisamos que toda a região acompanhe esse ritmo e receba seus próprios investimentos, aumentando a renda per capita local e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida. E sendo Garanhuns a cidade-polo, é natural que a região continue se deslocando para nossa cidade. Assim, para muita gente, voltamos a ter a preferência do deslocamento, ou seja, aqueles que iam passar seus finais de semana em outras cidades de maior porte, ou aqueles que iam fazer suas compras fora de Garanhuns, podem reconsiderar e voltar a deixar seu dinheiro aqui.

Portanto, estamos em um momento de reflexão regional e precisamos aproveitar as luzes se acendendo para buscar mais investimentos para outras cidades da região, até para que em muitas delas, o poder público municipal não seja a única fonte de manutenção econômica da cidade.

Garanhuns ainda não está bem, são muitos anos de marasmo. Mas se tudo der certo, poderemos daqui a 5 anos estar vivendo em uma nova cidade de oportunidades.

Sem contar a duplicação da BR 423 que deve sair do papel pois seu valor já está no Orçamento Geral da União, e talvez seja o último presente de Lula, enquanto presidente para Garanhuns.

Garanhuns pode voltar a ter mais de 500 mil habitantes, contando suas vizinhas cidades do Agreste Meridional. Pois que venham mais investimentos!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.