sábado, 2 de novembro de 2013

Feira das Flores, turismo e renda toda semana



Sempre que chega o feriado de finados uma feirinha chama a atenção, a feira das flores. Antes ela era realizada sem adequação na Rua Dom José, sem infraestrutura alguma. De uns anos pra cá tem se realizado ao lado do Centro Cultural, e ganhou mais charme, pois fica vizinha do Mosteiro, próximo ao Diocesano e do próprio Centro Cultural, em uma praça já muito bonita e arborizada. Ainda não tem a estrutura adequada, mas está melhor.

Garanhuns é a Cidade das Flores, então porque não ter sua feira das flores? Não precisa um festival ou uma grande festa, mas uma feirinha simples e típica, onde as pessoas possam fazer suas compras de flores da época, conversar, e criar o hábito.

Se a gente tem o hábito de dar flores a quem já morreu, é bom agraciar a quem estar vivo também. Flores para namorada, para as mães, para as colegas de trabalho, para as pessoas enfermas, aniversariantes...

Temos floriculturas excelentes em Garanhuns que ganhariam ainda mais com a feirinha, pois estaríamos incentivando o hábito.

Mas não pode ser sem estrutura. Tem que ser bonita, "pra cima", jovem, em um lugar especial. E mais, pode-se agregar música de qualidade, livros, etc.

Uma Feira das Flores pode gerar uma demanda e acabar por criar ou reativar o segmento econômico em nossa atividade rural que é a plantação de flores. Existe um mercado consumidor internacional para este nicho. A Feira poderia funcionar aos sábados pela manhã no espaço colunata, ou no Parque Euclides Dourado, ou no Relógio das Flores, ou no Pau-Pombo, etc.

Mas teria que ser semanal, mesmo que no início tenha a dificuldade por conta de se criar o costume.

Feira das Flores, mudas de plantas e afins. Quem sabe!
.
publicado originalmente em 08/11/10.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.