segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O PMDB de Pernambuco - Oposição ao próprio partido?


O PMDB é um partido interessante, nasceu como oposicionista ao regime militar, mas já naquela época aceitava se dividir internamente, recebendo políticos das mais diversas correntes, pois o país vivia a época do bi-partidarismo, ou era do MDB ou da ARENA, que dava sustentação aos governos.

Mas a sangue e suor chegou a democracia e o maior partido do país encravou-se no poder com unhas e dentes, podemos até dizer que nenhum presidente governa sem o PMDB.

Porém Pernambuco tem sido uma célula de resistência no PMDB e juntamente ao DEM fazem oposição sistemática ao governo federal. Do DEM até se entende pois seu acordo político (que já está mofando) é com o PSDB, mas o PMDB não, mesmo liderando a aliança regional, em nível federal o partido tem estado ao lado de Lula e deu o vice-presidente para Dilma Roussef. Portanto dentro do próprio partido, o PMDB de Pernambuco é tido como oposição.

Jarbas Vasconcelos tem mais quatro anos de mandato, ou seja acompanhará toda a gestão da presidente. Se o PMDB terá uma penca de ministérios, participará efetivamente do governo, inclusive ocupando a vice, como deverá se comportar Jarbas? É bom lembrar que o vice de Lula, José Alencar é do PRB.

Imaginar em aproximação com o governo federal pode feder a coisa por aqui, pois seus inimigos são justamente os petistas e socialistas.

Imaginar que Jarbas possa perder o partido em Pernambuco também é improvável, pois muitos partidários vêem no Pernambucano uma célula de resistência política ao jogo fisiológico peemedebista. Assim, é melhor manter entre seus quadros alguém que é respeitado ainda como um ideológico histórico, como era o Pedro Simon.

Mas que é uma oposição interna ao próprio partido, isso é.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.