terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que lhe diz esta imagem e esta frase?


Uma das imagens que me marcou numa viagem ao Rio de Janeiro, dentre tantas belezas naturais e arquitetônicas da cidade maravilhosa, foram as profecias e poesias do Gentileza, homem simples, que vivia "escrevendo" nos muros e viadutos. Muitos não entendiam, e o governo na época cometeu a insandice de mandar apagar. Graças a Deus e a um movimento popular, muito foi salvo, e hoje fazem parte da paisagem urbana dos cariocas.

Marisa Monte transformou isso em música e cantou há alguns anos..."Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza, só ficou no muro, tristeza e tinta fresca... Nós que passamos, apressados pelas ruas da cidade..."

Gentileza morreu, sua cidade natal criou uma ONG que hoje trabalha aquela sabedoria. E seu apelido nada mais era que a beleza da sua obra gerada a partir da sua delicadeza. Aliás, Gentileza Gera Gentileza. Não nada mais sutil que esta verdade no mundo do relacionamento humano, todos querem ser tratados bem, mas devem também oferecer esse tratamento.

Acho que todos têm o direito de ter suas horas de chatice, de revolta com o mundo, de ficar emburrado... Mas a boa regra de convivência nasce da gentileza, "...Ja dizia o profeta!"

Vale a pena conhecer mais de Gentileza, um andarilho, parecendo um desses loucos que andam perabulando pelas ruas e que deixou tão bela mensagem. Catem também a música da Marisa Monte, que nos abre os olhos para os problemas de um mundo moderno marcado pelo desrespeito e intolerância.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.