quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Orquestra Criança Cidadã nesta sexta em Garanhuns


O Projeto Circulação de Música Instrumental realiza três concertos abertos ao público nas cidades de Olinda, Recife e Garanhuns. Alunos da rede pública de ensino também serão contemplados com concertos-aula.

O Circulação de Música Instrumental abre sua temporada de espetáculos com a Orquestra Criança Cidadã no dia 12 de novembro, a partir das20h30, na Igreja de São Sebastião, no bairro da Boa Vista em Garanhuns. O projeto tem continuidade nos dias 20 e 21, nas cidades de Olinda e Recife, respectivamente.

O Circulação de Música Instrumental é um conjunto de ações sócio-culturais e educativas, que tem por objetivo a interiorização da música instrumental popular e erudita. Além de concertos abertos ao público, serão realizados concertos-aula para alunos da rede pública de ensino das quatro cidades contempladas pelo projeto. Paralelamente aos espetáculos abertos ao público, acontecem concertos-aula em colégios da rede pública.

O intuito dessas apresentações é fazer da música um veículo educativo e socializante, onde serão disponibilizadas informações técnicas e artísticas do universo musical erudito e popular, de maneira lúdica e criativa. Em Garanhuns a aula acontece no próximo dia 12, às 10h, na Escola Estadual Simôa Gomes; A expectativa é reunir cerca de 400 crianças e adolescentes.
.

Agora comigo: Um grande projeto, mas sinceramente, esta nova apresentação foi muito má divulgada. Primeiro catei no JConLine e coloquei no blog, falava que a escola seria a Santa Joana Darc, e nem a professora Maria Almeida sabia. E nem era, se tratava do Colégio Simoa Gomes, também na COHAB II, é o tipo de constrangimento da informação que se resolveria numa ligação telefônica.

Aliás, na primeira apresentação foram impactados alunos de mais de 15 escolas de Garanhuns, não sei porque não dar continuidade com os meninos e meninas que estiveram presentes no primeiro momento. Escolas como o D. Expedito, crianças dos CRAS, Diocesano, dentre tantas outras, e até mesmo do Sta. Joana Darc que esteve com mais de cem alunos na primeira audição musical, poderiam ter sido convidados novamente. Não sei se o objetivo agora seja trabalhar uma única escola, e atender outro público infanto-juvenil.

Como o projeto não passa pela prefeitura, nem a divulgação local acabou sendo feita, porém na primeira apresentação o Município ofereceu todo o suporte necessário à realização.

A Orquestra Criança Cidadã tem um público cativo em Garanhuns, que aliás lotou o Teatro do Centro Cultural na sua última apresentação, e depois ainda foi divulgada pelos realizadores que foi o maior público da Orquestra no projeto.
Mas dessa vez alguma coisa não funcionou, embora eu tenha certeza que a Igreja de São Sebastião estará pequena nesta sexta-feira para a grande exibição, pois os apaixonados pela nobre música estarão presentes.

...E depois que passar sei que muita gente irá dizer que não ficou sabendo, principalmente se não são leitores diários do nosso blog, né não???

.
EM TEMPO: O Colégio Santa Joana Darc foi convidado para participar da aula-espetáculo que o projeto oferecerá. Nada mais justo! A diretoria do Colégio, profª Maria Almeida, inclusive, já deu entrevistas explicando e agradecendo o convite dos realizadores.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.