quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Festa do Carreiro movimenta Ibirajuba


O Paulo Fernando, repórter do Pereira Filho no programa Combate da 87 FM está em nos enviando notícias de Ibirajuba, aliás boas notícias daquela cidade. Quero agradecer ao Paulo, um dos nossos primeiros leitores e incentivadores do nosso blog. .

Festa do Carreiro em Ibirajuba
Ibirajuba realiza de 02 a 05 de Dezembro sua XV edição da tradicional Festa do Carreiro, a festa tem como objetivo principal homenagear os homens que trabalham com os carros de boi e escolher uma rainha para festa que é realizada todos os anos.

Para isso a prefeitura e a paróquia de Santo Izidro, que além de padroeiro do município é o padroeiro dos carreiros, organizou uma programação diversificada que vai desde as celebrações eucarísticas a apresentações artísticas e culturais e a escolha da rainha dos carreiros, que desfilará no domingo junto com os carreiros pelas principais ruas do município rumo a igreja matriz.

A Festa do Carreiro é um evento que acontece tendo com o principal objetivo de manter viva a tradição do carro de boi. A presença do carreiro no município é muito antiga, pois mesmo antes da emancipação e quando ainda não existiam veículos motorizados, o carro de boi já fazia parte do cotidiano local, seja na zona urbana quanto na zona rural, sendo o principal meio de transporte. Mesmo com a chegada do progresso a presença marcante do carreiro permanece, fazendo parte do desenvolvimento do município. Ainda hoje vemos a presença do carreiro fazendo parte do crescimento de Ibirajuba, transportando todo tipo de material para as construções, e também água, no período de seca.

Esse ano o grande homenageado será o fundador do evento, o professor Justino Isidoro.

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.