segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mudanças na Prefeitura - Notícias Oficiais


Acabou a expectativa. Houve uma reunião na prefeitura esta tarde, para alguns ajustes no novo organograma, e a divulgação oficial. Entramos em contato com Carlos Eugênio para buscar e confirmar as informações que há alguns dias estamos passando para nossos leitores. O secretário fez questão de frisar que o mais importante será a mudança da filosofia de governo, aproximando as secretarias. Também a questão de cortar gastos foi levada em consideração para a junção de secretarias. Outras foram desativadas, a exemplo da Ouvidoria. A nova secretaria que falamos será a de Articulação, que visará amarrar as ações das demais secretarias, integrando e interagindo com as demais pastas do governo. Para ela teria sido convidado o Zé Henrique, Zeca, mas a esta foi designado o secretário de comunicação Carlos Eugênio, que numa nova função, deve procurar agir politicamente com Câmara Municipal, secretarias e sociedade no intuito de buscar o diálogo e melhorar a administração municipal.

Vamos às mudanças, mas em outros posts voltaremos para comentar sobre cada uma delas.

EDUCAÇÃO: Como já havíamos antecipado, sai Nelma Rodrigues e entra Edilene Vilaça. Ficará também com esportes.

CULTURA: Continua com status de secretaria mas será acumulada por Gabriela Valença, do Turismo. A mesma infra-estrutura será utilizada para as duas secretarias. O mesmo acontece com...

DIREITOS HUMANOS: Que será anexada à pasta de Assistência Social, de Julio Cesar.

OUVIDORIA - Foi desativada. Era comandada por Rosa Quidute. Será integrada ao gabinete do prefeito.

COMUNICAÇÃO SOCIAL - Carlos Eugênio ainda responde por ela, mas sua nova função será como secretário de Articulação e Políticas de Governo.
FINANÇAS - Lenice permenece interina. (Tem muita gente lá dentro torcendo que ela fique definitivamente!)

SERVIÇOS PÚBLICOS - Entra Hudson Moura. Porém João Ricardo responde interinamente enquanto sai a liberação do estado do capitão da PM.

.
Agora comigo: Somente para reforçar que este primeiro post tem o intuito de informar as mudanças, voltaremos a comentar sobre elas para descobrir o impacto que podem causar na administração municipal e na melhoria da vida das pessoas, ou não.
.

Izaías volta à berlinda

Na entrevista coletiva que Izaías Régis concedeu no intuito de se explicar sobre as acusações de desvio de verba pública do Ministério do Turismo para eventos na região, promovidos pela ACIAGAM, perguntado por mim, sobre Givaldo Calado, ex-secretário de cultura de Garanhuns e ex-presidente municipal do seu partido, PTB, que afirmava não ter passado pela prefeitura a verba de R$ 300 mil (ou seriam R$ 500 mil? já ouvi duas versões) para o São João de nossa cidade, Izaías Régis fez duras críticas políticas sobre a história do empresário hoteleiro, mas principalmente dizendo que este não teria credibilidade e era um fracassado político . Givaldo esperou o novo ano para responder ao deputado, hoje, na Rádio Marano com Marcos Cardoso, e foi contundente. Como se costuma dizer no jargão popular, devolveu na mesma moeda. Dois amigos blogueiros escreveram sobre a entrevista, e de formas e visões diferentes. Wagner Marques reproduz à seca o desabafo e o contra-ataque de Givaldo Calado, que afirma que Izaías está declínio político e traiu vários políticos locais em sua trajetória de eleições. Já Roberto Almeida analisa sobre o ângulo de visão de Izaías, e o que este deve encontrar politicamente daqui para frente. Como ambos os textos têm bastante conexão e são muito interessantes, estarei aqui reproduzindo, mais uma vez parabenizando os blogueiros pela contribuição ao debate político local, pela qualidade de suas visões sobre um tema de impacto direto em nosso cotidiano.
.
Givaldo Canta derrota de Izaías - Wagner Marques
O empresário Givaldo Calado resolveu contra-atacar as agressões feitas pelo deputado Izaías Régis (PTB), durante entrevista coletiva concedida pelo parlamentar. Givaldo esteve no programa Manhã Total, da Rádio Marano, na última terça-feira e foi categórico ao dizer por que aposta na derrota de Izaías nas próximas eleições.Givaldo lembrou o histórico de derrotas sofridas pelo deputado e conseguiu provar que Izaías está em decadência política. “Ele (Izaías) perdeu eleição para vereador, perdeu uma para deputado e outra para prefeito”, recordou. De acordo com Givaldo o que favoreceu a primeira eleição de Izaías em 2002, foi o efeito Lula. “Ele aproveitou o fato de o povo de Garanhuns não aceitar o governo Jarbas e se colocou como candidato de oposição. Além disso teve a vantagem de usar o nome de Lula, que na época teve ampla maioria dos votos na região”, justificou.Na segunda eleição de Izaías, em 2006, ele teve menos da metade dos votos de 2002. “Isso aconteceu porque o povo viu que ele não correspondeu ao anseio popular como deputado e porque naquela ocasião ele já não era o único candidato contra Jarbas/Mendonça”, disse. De acordo com o pensamento de Givaldo Calado, um político em ascensão tem 20 mil votos hoje, 25 mil amanhã e 30 mil depois. “Ele é exatamente o contrário disso. Izaías Régis é um político em queda livre. Já teve 20 mil votos em Garanhuns, depois caiu para 10 e amanhã não terá mais do que 5 mil”, contra-atacou.Givaldo também traçou um perfil de traição em Izaías. Segundo ele, não fosse o apoio recebido pelo ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz, em 2006, Izaías hoje não passaria de um vendedor de sapatos. “Se nós subtrairmos os votos que ele teve em Caetés, digo com absoluta convicção que hoje ele não seria mais deputado. E a resposta que deu ao companheiro Zé da Luz foi tão somente a traição”.Givaldo se referiu ao posicionamento de Izaías Régis na campanha à prefeitura de Garanhuns em 2008, quando Zé da Luz foi candidato e não recebeu o apoio do deputado. Em Angelim aconteceu algo semelhante. Izaías teve o apoio de Samuel Salgado e por último ajudou na campanha do candidato de oposição, Marco Calado.Em Saloá aconteceu a mesma coisa. Izaías traiu o ex-prefeito Zé do Leite, para apoiar o candidato Gilvan Pereira. Em Brejão ele também pagou o apoio que recebeu de Sandoval em 2002 apoiando Geraldo, o candidato que tentou derrotá-lo nas urnas, mas não conseguiu.Em Correntes o deputado também traiu Edmilson Baia para ficar com Júnior Lúcio. E, além disso, hoje é intrigado de Bartolomeu Quidute em Garanhuns, que já militou junto com ele em algumas campanhas na suíça pernambucana. E o último a ser traído por Izaías foi Givaldo, que aceitou presidir o seu partido em Garanhuns e, além disso, assumiu a secretaria de cultura do município por indicação de Izaías, que mais tarde, classificou-o de homem sem credibilidade.
.
CONSPIRAÇÃO CONTRA IZAÍAS - Roberto Almeida
O deputado estadual Izaías Régis terminou o ano de 2009 sendo bombardeado por Sampainho, filho de Zé da Luz, e começa 2010 sendo atacado pelo ex-vereador Givaldo Calado. Há muitas forças querendo derrotar o petebista, único representante de Garanhuns na Assembleia Legislativa. Pelo que se vê, o parlamentar terá de ser hábil e lutar como um leão para renovar seu mandato. Além dos problemas nos outros municípios, aqui na terrinha terá de disputar votos com Zé da Luz, o vereador Sivaldo Albino possivelmente turbinado com o apoio de Raul Jungman, Sérgio Guerra e Silvino, afora nomes de fora e do Agreste, como Marcantônio Dourado, Leo Dias (filho de Romário), Alberto Feitosa (apoiado por Gedécio e o grupo do PR) e Claudiano Martins. Caso padre Aldo também saia candidato, será mais um com potencial na cidade, pois além dos prestígio pela boa administração em São Bento é muito querido como sacerdote, tendo sido vigário geral da Catedral de Santo Antônio. Política, porém, é isso mesmo e Izaías não é mais menino. Deve estar preparado para a guerra e vamos ver no que dá. Danado é se essa briga só servir para deixar Garanhuns sem representante no Legislativo Estadual.
.

Garanhuenses em Angra dos Reis

Fernando Rodolfo, no jornal da Sete, 2 edição, conversou agora a pouco por telefone com a Sra. Amparo, que se encontra no Rio de Janeiro com mais três familiares, e estavam em casa de parentes em Angra dos Reis no momento da tragédia que vitimou quase 50 pessoas. D. Amparo reside na Rua Nogália Lima, na Boa Vista, aqui em Garanhuns. Seu relato foi de uma comovente voz abalada pelos momentos que passou, das chuvas desde que chegou ao Rio até este momento, onde seus parentes estão com a casa interditada em Andra dos Reis, retornando à Ilha do Governador no Rio de Janeiro. D. Amparo tranquilizou os parentes daqui de Garanhuns e disse que só deve retornar quando a situação estiver melhor para toda a família que sofreu os danos materiais e pior, o trauma de uma experiência trágica.
A 7 FM já havia noticiado pela manhã, na primeira edição do jornal, a existência dessa família de Garanhuns no local da tragédia, e agora, coloca no ar, "ao vivo", uma testemunha dos acontecimentos.

O frio da Alemanha

Enquanto por aqui o verão começa a esquentar as férias, na Alemanha, em Bremen, onde se encontra o Edmilson Vieira, artista plástico aqui de Garanhuns, o frio e a neve marcam o inverno europeu. Vejam o vídeo que ele nos mandou tentado pedalar pelas ruas cobertas de gelo.
Ao Edmilson, claro, nosso abraço e obrigado! De lá, ele acompanha o blog!

Mudanças na Prefeitura - Será hoje o dia???


Expectativa no município com as possíveis mudanças que estão para acontecer na prefeitura. Muitos funcionários ainda não sabem como ficarão e principalmente quem poderá assumir algumas secretarias. Também existe a possibilidade de extinção e junção de algumas pastas. Caso se confirmem para hoje, o ex-secreetário de planejamento de Silvino, José Henrique Barros poderá assumir um cargo que buscará dar mais eficiência ao trabalho do governo, será responsável pela articulação entre as demais secretarias. O Capitão Hudson deverá mesmo assumir a Secretaria de Obras, mas somente quando for liberado da Polícia Militar, onde está trabalhando normalmente. Gabriela Valença assumirá Cultura junto à sua pasta de Turismo, não sabemos ainda se acumulará as duas ou se Cultura voltará a ser uma diretoria, caso seja, trata-se de um retrocesso no gerenciamento cultural da cidade. A Secretaria de Direitos Humanos deverá voltar a ser acumulada pela de Assistência Social, de Julio Cesar. Além dessas junções, podemos ter mais algum corte nas secretarias ou mais algum nome anunciado. Quanto à Secretaria de Finanças, tem três possibilidades. Um novo ser indicado jé nessas modificações, pode também acontecer de um novo secretário ser indicado depois e Lenice continuaria interina ou ainda o prefeito determinar que ela assuma definitivamente. Uma decisão é que Tony Oliveira volta ao comando exclusivo da Autarquia de Trânsito.
Como dissemos, fica a expectativa!

Estátua de Lula


Está no blog do Inaldo Sampaio.
.
O ex-prefeito Zé da Luz (Caetés) vai liderar campanha no Agreste pela colocação de uma estátua de Lula na entrada da cidade em que nasceu. É para ficar imortalizado que em 2009 ele levou todas: eleito “o homem do ano” pelos jornais “Le Monde” (Paris) e “El país” (Madrid), o brasileiro mais confiável (Datafolha) e uma das 50 personalidades que moldaram a década (jornal “Financial Times”).
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.