sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Governo anuncia Piso Salarial e PCC dos Professores


Os professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns têm dois motivos para comemorar o novo ano. É que cumprindo determinação do Prefeito Luiz Carlos, a Secretaria de Administração, de Wellington Xavier, implanta, a partir deste mês, o piso salarial estabelecido de R$ 1.132,40 aos docentes, ressalvando ainda a possibilidade daqueles que tem carga horária menor de 200 horas/ aulas de trabalhos mensais receber proporcionalmente a este valor.
A outra novidade diz respeito ao Plano de Cargos e Carreiras (PCC). O documento já foi formatado e encontra-se atualmente na Secretaria da Fazenda, onde passa por estudos de impacto previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. O Prefeito do Município, Luiz Carlos de Oliveira, deve convocar a Câmara de Vereadores, ainda neste mês, para que o PCC seja analisado e, consequentemente, implantado, com efeitos jurídicos e administrativos retroativos a 1º de janeiro de 2010.
O Plano de Cargos e Carreiras do Magistério foi criado com a participação de representantes do Poder Executivo, Sindicatos e professores municipais, que tiveram a oportunidade de opinar e conhecê-lo previamente.
.
com informações da secretaria de comunicação da prefeitura

Minisséries e BBB


Critica-se muito a Rede Globo por explorar a alienação popular com programas de besteirol como o Big Brother. Um lugar comum do nada que fabrica ídolos ocos para uma mídia consumidora de novos ícones de beleza. Mas a mesma rede de Tv coloca no ar uma minissérie contando a história de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, duas figurinhas carimbadas da música nacional e que nossos jovens precisam descobrir, como aconteceu no ano passado com Maysa Matarazzo. Mesmo que aos jovens de hoje não interesse esse tipo de biografia novelística, mas as gerações que foram impactadas pelas músicas da época têm o direito também a assistir esse tipo de produção nacional. É um público que viveu aquelas histórias. O fato da Globo ter insistido em um modelo que deu certo no ano passado mostra que há nicho para produções assim. Lembro que estava em pauta fazer a minissérie "Nassau", que seria produzida aqui em Pernambuco. Então, nem tudo é bunda na TV agora em janeiro. Aí procuramos nas outras emissoras a ousadia de apostar num seriado como este e não encontramos. A Record que virou uma paródia da Globo não arrisca, tenta manter a fotocópia dos programas mais procurados do Plim Plim. A Band não tem estrutura para este tipo de trabalho e o SBT é outro tipo de Televisão. Cabe então a criticada Globo nos presentear com alguma qualidade e ousadia na produção de seus programas. Assim, quem é de BBB vai de BBB, quem quer uma boa minissérie vai de Dalva & Herivelto. Quem não tem opção vai de tudo que está lá. E pronto!
.

Comentário sobre as mudanças em Garanhuns


A mudança de secretariado ainda não surtiu o impacto esperado na população, portanto é esperar que os serviços prometidos nesses três meses causem a impressão que em 2010 o governo está mesmo com outra filosofia. As mudanças não impactaram por dois motivos, desconhecimento das mudanças e os percalços nos anúncios. Exemplo, o Capitão Hudson, foi anunciado mas ainda não assumiu, de fato e de direito, e a sua secretaria anunciou uma série de intervenções na cidade, mesmo sem sua voz. A nova secretária de educação é um nome técnico, conhecido apenas no meio letivo. A secretaria de cultura nunca foi nem será uma secretaria popular. Também foi frustrada a intervenção na Ouvidoria, que foi anexada ao gabinete do prefeito. Houve um mal estar com a "demissão" de Rosa Quidute dentro do governo e principalmente com o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, aliado de Luiz Carlos. Outros cargos foram oferecidos a Rosa para sanar o problema criado, mas somente a volta da ouvidoria ao seu comando resolveu o dilema. Assim, tudo como antes!
As secretarias anexadas, cultura e turismo de um lado, e assistência social e direitos humanos em outro, na prática não inflói nem contribói, como se diz nas brincadeiras por aí. Primeiro por que Gabriela Valença já esteve antes com a cultura e Julio Cesar já esteve antes com direitos humanos. A grande mudança então fica na criação da Secretaria de Articulação e Políticas de Governo, com Carlos Eugênio, que mesmo refutando a expressão, pode se tornar um "super-secretário", com a interseção às demais secretarias e diretamente com o prefeito Luiz Carlos.
No mais, como Carlos Eugênio afirmou e outras pessoas com quem tivemos contato, o mais importante seria a nova "filosofia" administrativa que pretende dar mais celeridade às decisões, agilidade aos serviços e aproximação com a população e a sociedade organizada, estabelecendo um novo ritmo no governo para 2010. A grande questão que se levanta é a autonomia dos secretários. Muitos deles têm bons projetos e vontade de pô-los em prática, até para que possam se sobressair, pois também ficam angustiados e chateados com as críticas que recebem generalizadas à administração pública municipal. Ficamos com a impressão que foi perdido um importante momento de trazer nomes que impactassem positivamente o governo e a sociedade. Mas, mudar é sempre bom e importante, principalmente no atual momento de Garanhuns, uma nova oportunidade, um novo trabalho, um novo olhar... Faz-se necessário que o governo faça sua parte para ter de volta a opinião pública.
.

Rosa Quidute reassume ouvidoria


A Ouvidora Geral do Município, Rosa Quidute, está reassumindo as suas funções nesta data. Salientamos que depois de entendimentos junto ao Chefe do Executivo Municipal, que por sua vez formulou convite para que a Senhora Rosa Quidute pudesse assumir uma nova função na estrutura da Prefeitura de Garanhuns, foi externado pela Ouvidora a preferência pela continuidade em sua atual função. Assim, a Ouvidoria Geral do Município passará por uma reformulação em sua estrutura funcional, para que possa oferecer mais alternativas que promovam o contato entre o Cidadão e o Poder Público Municipal.
.
Com informações da secretaria de comunicação de Garanhuns.

Prefeitura buscará solucionar problemas no Trânsito da Melo Peixoto

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), começa 2010 com ações que visam solucionar a problemática de carga e descarga na rua Melo Peixoto, uma das principais vias de tráfego no centro comercial da cidade.
De acordo com a normatização do Município, todo o lado direito ao longo da Rua Melo Peixoto, terá estacionamento proibido, exceto para carga e descarga das 18 às 7 horas da manhã. Já no lado esquerdo da via, a Zona Azul será exclusivamente para auto-passeio, o que proíbe o estacionamento e limita o tráfego de caminhões e vans na área. Com isso, haverá o alargamento da pista de rolamento que proporcionará melhor fluidez no trânsito.
Já a Rua José Leitão, no bairro da Boa Vista, também receberá extensão das ações realizadas na rua Melo Peixoto. Para garantir que sejam cumpridas essas ações, a Prefeitura conta com a parceria da Policia Militar e com a Guarda Municipal, que está sendo capacitada para trabalhar na fiscalização das áreas de carga, descarga e Zona Azul. Segundo o Presidente da AMTT, Tony Oliveira, a implantação destas ações requer investimentos na confecção das placas e aquisição de materiais de pintura. A meta é que até o final deste mês, as modificações no trânsito da Rua Melo Peixoto e José Leitão sejam implantadas
.
com informações da secretaria de comunicação da prefeitura

Programa assistencial na educação de Caruaru


Muitas vezes quando falamos em Caruaru as pessoas dizem que não podemos mais comparar Garanhuns com Caruaru, devido aquela ter se distanciado de nós em população e desenvolvimento. Mas se formos começar a nos comparar a cidades menores vai dar uma sensação errônea de que estamos bem, o que não é verdade. Vejam, vimos há alguns meses uma propaganda na TV de um programa aparentemente simples desenvolvido pela Assistência Social e Educação em Caruaru de grande impacto social. As crianças que vão para a escola pública municipal ao final das aulas levam pra casa um litro de leite. Assim, os pais incentivam ainda mais a criança na escola, estas têm a certeza de ter leite em casa, alimento nutritivo e fundamental em seu desenvolvimento. Com o leite na mão, as crianças ao saírem da escola têm que ir direto pra casa, e segundo a fala do garanhuense Aldo Vilela, que foi o garoto propaganda, elas não ficam zanzando por aí. Inteligente e de grande poder de inserção educacional. Cadê o dinheiro do FUNDEB que há 4 anos não é rateado. Se não o é, é por que está se gastando todo. Com o que? Provavelmente este ano teremos rateio do FUNDEB, já ouvimos de algumas fontes. É um problema. Se sobra, é porque não se invistiu o que se poderia na educação. Se não sobra, a gente não vê um programa como este que pudesse explicar a aplicação de toda a verba que chega para nossa escola pública. Não sabemos se com essa verba se pode investir num programa destes, caso contrário é aí que entra a Assistência Social do município. São muitos recursos que se chega para trabalhar o social e muitas vezes não é dinheiro que falta, é criatividade e iniciativa.
O que temos de diferente sendo criado por aí de grande alcance social? Qual o projeto inovador que temos para mostrar? Onde estamos na vanguarda? Nós que temos a maior bacia leiteira do estado devemos procurar todas as possibilidades de expansão econômica do setor, e uma iniciativa desta é alavancador de todo um desenvolvimento regional, também! Poderíamos copiar o modelo do programa caruaruense e até incentivar que outros municípios façam o mesmo. Quem sabe até com o apoio da CODEAM e até da AMUPE, onde estão à frente os prefeitos Eudson Catão e Antonio João Dourado, de Palmeirina e Lajedo, respectivamente.
.
foto meramente ilustrativa

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.