terça-feira, 6 de abril de 2010

ASTUR em Garanhuns


Nesta quarta-feira Garanhuns realizará junto a ASTUR, Associação das Secretarias de Turismo de municípios de Pernambuco, mais uma reunião de trabalho. São esperados mais de trinta secretários, que estarão também realizando uma visita técnica pela cidade. Os recentes projetos na área de turismo do município como o premiado Garanhuns Jazz Festival e agora com a Festa Paschalia têm chamado a atenção da mídia do estado e uma observações dos secretários é justamente conhecer os modelos dos projetos inovadores. A presidente da Fundarpe Luciana Azevedo também estará presente ao evento. Esta quarta está marcada com reuniões e palestras no horário da manhã e uma visita técnica a pontos turísticos no horário da tarde. À noite haverá uma "Confraria" especial, inclusive estará sendo mostrada um pouco da música de Garanhuns, com estilos diferentes, de blues e forró. As Secretarias de Turismo e Cultura estão realizando parceiras com esses gestores de turismo no sentido de trocas de experiências e abrir novos campos de investimentos culturais para nossos artistas. Gabriela Valença é a anfitriã e desenvolveu a agenda do encontro, sabendo da importância para o município a boa recepção a esses gestores de turismo. O encontro termina na quinta-feira com as deliberações dos secretários depois das reuniões.
Somando-se a outros encontros, seminários, simpósios, etc. Vamos movimentando uma indústria de eventos. Quanto mais eventos nas áreas mais diversas, mais trazemos investimentos para Garanhuns. Teremos novos projetos e encontros inovadores. A CDL traz a sua convenção para Garanhuns em Agosto. o SESC junto a UFRPE- UAG e UPE - FACETEG realizam em maio a I Literarte. Devemos ter a volta do FLIG. A Paschalia já criou nova movimentação na cidade na Semana Santa, assim vamos instituindo uma nova programação cultural para Garanhuns que passa pela cultura e pelo turismo e fecha um calendário de eventos interessantes e de forte impacto econômico. Cada um desses eventos citados tem potencial de atração de mais de mil pessoas para Garanhuns, e isto deve ser incentivado e reconhecido!
É por tudo isso que a ASTUR está em Garanhuns, os Secretários de Turismo querem falar sobre nossos projetos, e claro, mostrar os seus. Sejam bem vindos!
.
Do amigo Marcílio Reinaux Maia recebemos o seguinte comentário, que pela relevância, incluímos agora no post:
Caro Ronaldo, é bom saber que depois de algum tempo a ASTUR volta a se reunir em Garanhuns. Fomos um dos sócios fundadores da associação e tivemos a honra de presidi-la também. Garanhuns sempre teve vez e voz na ASTUR e sediou vários dos encontros que foram realizados. Mas, quando se fala em ASTUR, não se pode deixar de fazer menção à figura inquestionável que foi e é Márcia Borborema. A ASTUR e o Turismo de Pernambuco devem muito a ela.

.

Garanhuns sedia Conferência Regional de Esportes

Numa iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, Garanhuns será sede da Conferência Regional de Esportes. O evento acontece no próximo sábado, dia 10 de abril, a partir das 8 horas, no auditório da Escola Municipal Letácio Brito. O objetivo é mobilizar diversos segmentos da sociedade com o intuito de planejar as atividades esportivas e de lazer para o Estado nos próximos dez anos. Na oportunidade serão realizados fóruns e debates visando discutir as políticas esportivas estaduais. As propostas serão votadas na Conferência Estadual e os resultados serão encaminhados à etapa Nacional, que ocorrerá no mês de junho em Brasília. “Procuraremos ouvir todos os segmentos para que possamos ter ao final, nos dias 24 e 25 de abril, na Conferência Estadual de Pernambuco, a contribuição do povo do Agreste”, destacou Laudjane Domingos, gerente de Esporte e Lazer da Secretaria Especial dos Esportes.
Estão sendo esperadas, diretorias de esporte, atletas, conselhos de classes e demais desportistas, além de representantes de municípios circunvizinhos. A expectativa é que a Conferência reúna cerca de 300 pessoas para discutir o futuro do esporte como política pública.
.
com informações da Secretaria de Educação de Garanhuns

Socorrinho Gueiros é destaque em coletiva

Está no Blog do Roberto Almeida
A artista plástica garanhuense Socorrinho Gueiros, proprietária da Galeria Kadichari, participou em Olinda de um projeto coletivo, intitulado "Horizonte Virtual - Mostra de Arte Itinerante Brasil-Itália". Vinte pintores de diversas cidades de Pernambuco, como Gravatá, Bezerros, Olinda e Garanhuns integraram a proposta de trabalho, realizado no Espaço Olindapart Atelier, no sítio histórico da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Cada artista plástico presente foi convidado a fazer uma intervenção individual num tela de 20 metros. O quadro de Socorrinho, um das mais elogiados, será enviado à Itália. A realização do projeto foi de Ede Alves, natural de Garanhuns, mas que hoje mora em Olinda.
.
Agora comigo: Ao criarem a Galeira Kadichari, Roberto e Socorrinho demonstraram a ousadia necessária dos que investem em cultura. Um espaço de exposição das obras feitas pela artista e que recebe também vários outros artistas plásticos, especialmente de Garanhuns.
Os quadros de Socorrinho são belos em temas e técnicas. Por tudo isso, não nos surpreende que a artista esteja conquistando esse espaço em galerias de Olinda e que seu trabalho possa ser enviado ao exterior, pois obrigatoriamente a cultura brasileira passa pelo Nordeste. No Nordeste Pernambuco é um referencial. E em Pernambuco, Garanhuns é a capital da multicultura, abrigando os mais variados estilos em praticamente todos os segmentos artísticos, e sabemos que somos produtores de qualidade.
Parabéns Socorrinho.

Vale destacar que a produção executiva do trabalho foi da Eliane Silva, aqui de Garanhuns também.

Fernando Rodolfo em nova etapa profissional

Garanhuns sempre foi terra de grandes jornalistas. Desde os mais antigos que deixaram nossa cidade e se tornaram ídolos de gerações com suas formas de escrever e convicções. Citamos nomes como Ronildo Maia, que faleceu no ano passado e mais recentemente, Jodeval Duarte, que continua com influência editorial no Jornal do Commercio. De algum tempo pra cá, Garanhuns e principalmente a Rádio Jornal "exportaram" para a impensa da capital profissionais como Aldo Vilela e os irmãos Haroldo e Alexandre Costa. Kitty Lopes assina uma coluna semanal, aliás, duas páginas no Caderno Especial de Domingo do JC. Roberto Almeida, capoeirense, foi adotado por nossa imprensa como filho das Sete Colinas, depois de décadas militando na imprensa de Recife. Outros amigos já fizeram trabalhos regionais em jornal e TV como Saullo Paes.
E a notícia nova é Fernando Rodolfo contratado pela TV Jornal de Caruaru, e isso vem provar a sua capacidade profissional. Tive a oportunidade de trabalhar com ele e comprovo sua seriedade e ousadia, aliás, essas características, juntas a contundência de provocar o debate e de fazer cobranças políticas e administrativas, fizeram-no um dos mais ouvidos e lidos profissionais do rádio e do jornal de nossa cidade. Por isso sabemos que esse desafio de encarar Caruaru numa rotina profissional será superada facilmente e que estará sempre sendo um representante da comunicação garanhuense, iniciando uma nova etapa profissional.  Imaginamos que essa mudança será muito importante para Fernando, pela conquista de outros espaços profissionais e pela mudança para uma cidade maior e um órgão de comunicação que deve lhe proporcionar esse crescimento.
A Sete Colinas FM, mantendo seu perfil na programação, está com um programa de boa música nordestina no horário que ficou marcado como o jornal do meio-dia, com as enquetes e as notícias diárias.

Comunidade Quilombola do Castainho é beneficiada por ação de novos universitários da AESGA‏

Dando continuidade ao projeto de desenvolvimento ético e cidadão junto aos universitários da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), principal objetivo do Trote Solidário AESGA, cerca de 100 quilos de alimentos não perecíveis foram entregues, no último dia 30 de março, às crianças da creche Bethesda, localizada na Comunidade Quilombola do Castainho.
Através de uma ação de mobilização e arrecadação de alimentos em benefício das instituições carentes do Município, a coordenação de Projetos Sociais da Autarquia esteve realizando a entrega junto aos representantes dos cursos de Administração, Direito, Administração Hospitalar, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração com ênfase em Marketing.
A Campanha “Trote Solidário AESGA” foi realizada no período de 10 de fevereiro a 6 de março, junto aos novos alunos da Instituição e teve coordenação de Eugênia Alcântara.
.
com informações da secretaria de imprensa da AESGA

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.