CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

UNOPAR

UNOPAR
CLIQUE NA IMAGEM

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

sábado, 8 de maio de 2010

Em quem você vai votar para deputado?

É claro que não perguntamos isto, mas gostaríamos de saber se ao menos as pessoas já estão decididas. Levando em consideração que nosso e-leitor tem acesso a internet, tem boa formação e conhecimento cultural, estamos diante de formadores de opinião. Também é claro que no chamado "povão" a campanha ainda está começando, que a inserção dos candidatos no mano a mano na busca do voto fará imensa diferença, mas como dissemos, vamos analisar por aqui, pelos nossos companheiros de internet. Perguntamos:
.
Você já escolheu em quem votar para deputado estadual?
Sim 45 (62%)
Não 28 (38%)
.
Esses números são importantes para os précandidatos saberem quantos votos têm "boiando" por aí de cidadãos que não estão decididos quanto ao melhor para Garanhuns e região. Assim, é bom estudar que fatia do eleitorado é esta, o que ela quer e espera do seu representante.

Futebol pra todos os gostos

Começou o brasileirão. Náutico em casa foi bem contra o Coritiba, campeão paranaense. Sport fora foi mal contra o Brasiliense, vice candango. A mídia disse que foi o cansaço do campeão pernambucano.
E por falar em futebol, na próxima terça-feira o técnico Dunga convoca os jogadores da copa. A mídia do sul do país pede abertamente que sejam convocados os santistas Neymar e Ganso, e o milanês Ronaldinho Gaúcho. Dunga já deixou claro que não chamaria nenhum dos três, até porque não colocou nenhum deles pra jogar nos últimos amistosos. Mas as forças imersas, a força dos meios de comunicação sudestinas e a bola que estão jogando podem causar essas surpresas. A pergunta é a seguinte: Quem sai pra entrar um desses craques? Quem responde é Dunga oficialmente, mas você pode sugerir em nossa enquete, vai lá!

FALAÊ - Cláudio conversa com Luzinette Laporte

O FALAÊ - O nosso BATE BAPO CULTURAL deste sábado teve um encontro emocionante com uma das mais talentosas cronistas e escritora da Suíça Pernambuca, Luzinette Laporte. Pernambucana de Catende, mas garanhuense de coração, Luzinette Laporte, tem uma história de vida dedicada à educação e a literatura. Autora de cinco livros, com grande repercussão no Sudeste e no Sul do País, Luzinette continua escrevendo crônicas para a Bluenet e esporadicamente em alguns jornais da cidade. Luzinette Laporte é um símbolo da nossa cultura literária, que sem as suas crônicas faltariam o glamour e principalmente o registro de paisagens e personagens que se perpetuaram na memória de Garanhuns.

FALAÊ- Quando a literatura passou a fazer parte da vida de Luzinette Laporte?

Luzinette Laporte – Os meus familiares sempre gostaram da leitura, os meus pais e avós tinham vários livros em casa e eu adorava ouvir e ler histórias, eu tinha fome e sede de leitura, não tinha preferências por autores, minha avó era descendente de franceses e na minha casa havia vários livros, revistas e jornais em francês, o que foi um estímulo para eu aprender a língua daquela nação. E toda essa vontade de ler me fez conhecer várias culturas e autores. Em Catende havia uma biblioteca com vários volumes e era o meu lugar preferido. Resumindo, a literatura começou a fazer parte da minha vida desde criança pelo estímulo dos meus pais.

FALAÊ – Como foi o seu início na literatura?

Luzinette Laporte – Além de gostar de ler, desde criança eu gostava de escrever e a oportunidade surgiu quando fui convidada para escrever no jornal do Colégio Santa Sofia, depois já atuando como professora escrevi para o jornal da escola das irmãs Mercedárias, onde atuava como professora e acabei sendo convidada para escrever para o Jornal O Monitor, o qual passei longos anos escrevendo minhas crônicas. Acredito que eu e meu saudoso amigo Ulisses Pinto, fomos os colunistas que mais escreveram para aquele periódico.

FALAÊ – Como a senhora pode descrever a emoção de ver sua primeira obra A Menina que Falava com as Coisas sendo publicada?

Luzinette Laporte – Indescritível, é uma alegria ao ver que um sonho foi realizado, não é um sentimento de vaidade, de atrair a admiração ou receber homenagens, mas uma alegria poder dar vida aos personagens e ver as crianças, jovens e adultos lendo e quem sabe se inspirando nas histórias para mais tarde também estarem escrevendo suas próprias histórias.

FALAÊ – São cinco livros publicados dois deles pela editora Vozes, A Menina que Falava com as Coisas e Um Amor de Mulher, com grande repercussão no Sudeste e no Sul do País, Os Caminhos de Isabel, O Homem com Girassóis no Olhar que recebeu o prêmio Vânia Souto de Carvalho da Academia Pernambucana de Letras e o mais recente Limiar. Luzinette Laporte ainda tem metas a alcançar?

Luzinette Laporte – Todos nós que escrevemos temos sempre metas, quem ama e vive a literatura, dorme e acorda com novas histórias, as vezes não planejamos uma nova obra, mas a inspiração de repente surge e essa passa a ser a nova meta a alcançar .

FALAÊ – Crônicas, romances, poesias, fábulas. Qual o gênero literário que a senhora mais gosta mais de escrever?

Luzinette Laporte – Me sinto muito a vontade escrevendo crônicas, os outros gêneros escrevo, os narrativos também fazem parte da minha obra, mas é um trabalho que envolve bastante o emocional, ocorrendo as vezes o envolvimento emocional e psicológico do autor com o personagem.

FALAÊ - Pode nos falar um pouco do seu recente livro Limar?

Luzinette Laporte – O livro Limiar relata a história de uma mulher com uma grave doença, que anseia desesperadamente pela morte. Em seu estado de conflito e depressão, já não tem mais vontade e forças para viver, está no limiar do suicídio ou da eutanásia, num profundo abalo da sua fé e da sua relação com Deus.

FALAÊ – Como à senhora avalia a Literatura em Garanhuns?

Luzinette Laporte – Bastante promissora. Tenho lido os trabalhos escritos por nossos escritores e suas obras são criativas e enriquecedoras, cada um com suas peculiaridades, mas que me agrada muito os estilos e a própria leitura. Não quero aqui citar nomes, para que não cometa a injustiça de esquecer alguns desses escritores.

FALAÊ – Alguns jornalistas e leitores comparam seus textos literários com o estilo introspectivo e existencial de Clarice Lispector. A semelhança estaria no estilo literário ou apenas em ser poliglota e cronista?

Luzinette Laporte – Muitos já fizeram essa comparação (Risos), tenho admiração pelas obras e vida de Clarisse Lispector, de família judia que veio para Maceió fugindo da perseguição dos nazistas, já li os seus livros e biografia, mas o meu estilo é empírico, escrevo desde criança, e apesar de ter lido vários autores e admirar seus estilos, não escrevia dentro de uma estrutura textual, então não tinha como escrever no estilo desses autores. Acho que a semelhança estar em falar outros idiomas, escrever crônicas e o amor a literatura.

FALAÊ – Educadora , Ex-Secretaria de Educação do Município de Garanhuns e Ex-Diretora da antiga DERE (Departamento Regional de Educação. Como deveria ser feito um trabalho de incentivo a leitura não apenas no nosso município, mas no Agreste Meridional?

Luzinette Laporte- A literatura tem que ser plantada na infância, essa é minha grande preocupação, tive um lar onde a leitura fazia parte da rotina da família, os pais devem fazer esse contato das crianças com os livros,. Tenho conhecimento do trabalho feito nesse sentido pelo Sesc e pela Biblioteca Ler é Preciso, instalada no Centro Cultural, já é um pedagogicamente edificante, não tem muitas informações sobre esse trabalho nos demais municípios, mas acredito que realizam também esse trabalho. Eu apenas sugeria a criação dos centros de leitura nos bairros, o que viria a trazer mais cultura, conhecimento e entretenimento ao nosso povo.

FALAÊ- Em breve teremos uma nova publicação de Luzinette Laporte?

Luzinette Laporte – Pretendo lançar um livro reunindo as crônicas que escrevi nos jornais da cidade e reeditar alguns livros.

FALAÊ- Uma mensagem de Luzinette Laporte para os seus leitores , amigos e admiradores?

Luzinette Laporte – Leiam sempre. Leiam tudo que há na nossa literatura Os livros são mundos a ser explorados e a maiores riquezas que você vai encontrar é o conhecimento e a cultura que vai lhe tornar um ser sensível e melhor.
.
Comentário do entrevistador: Luzinette Laporte vai além do seu talento, já tive a oportunidade de visitá-la em sua casa em outras ocasiões, mas o que me impressiona é a sua simplicidade e amabilidade em receber os amigos e admiradores. Luzinette é como os seus livros, a gente sempre quer ler infinitas vezes. Obrigado por esse momento inesquecível.  (Claudio Gonçalves de Lima)

Para ver algumas crônicas da nossa entrevistada acesse:
.
Clique na palavra FALAÊ abaixo e tenha acesso a todas as entrevistas anteriores.

Ecoturismo - A trilha da aventura em Garanhuns


Recebi do amigo Fred Carneiro algumas fotografias da trilha feita pela Cometa Aventura no final de semana passado, um verdadeiro filão turístico que Garanhuns possui e que ainda não é explorado em todo o seu potencial. Vejam pelas fotos a vontade que dá de deixar a TV no final de semana e se aventurar pelos caminhos agrestes de nossa Garanhuns até descobrir cascatas, vales, flores, árvores, pássaros e tudo mais que compõem nossa bela natureza. Do álbum que está no picasa selecionei apenas 4 fotos, mas tem o link para que possam descobrir os caminhos dessa aventura.

Existem muito mais coisas para se conhecer na cidade.
.

Blog do Ronaldo Cesar indicado para concurso nacional


Amigos, acabamos de receber um convite para participar do concurso nacional TOPBLOG. O site de referência estará recebendo votos para conferir quantidade e qualidade dos acessos. Portanto vamos lá! É mais uma prova que as redes de informação dos ProBloggers tem cada vez mais se expandido por nossa região. Já fomos para as páginas do Diário de Pernambuco, quem sabe agora sejam os olhares do sul do país que estejam observando o que os blogueiros têm feito por aqui.
Cliquem no link ao lado na barra de imagens e votem em nosso blog. E claro, agradecemos a todos que têm ajudado a construir esse espaço de informação!

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.