PERNAMBUCO EM AÇÃO

PERNAMBUCO EM AÇÃO
Clique na imagem

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Medicina em Garanhuns - O vestibular vem aí!

Garanhuns inicia mais um capítulo em seu polo de ensino superior. Estamos sabendo que vem por aí uma grande novidade em cursos de ensino à distância, com a possibilidade da chegada de mais uma grande instituição de ensino.
Na AESGA teremos o vestibular de Engenharia, o que possibilitará um crescimento humano e desenvolvimento regional para o Agreste, com as possibilidades que um curso assim traz para nossos jovens.
Na UPE a grande novidade éo vestibular de medicina, confirmado ao nosso blog pelo diretor da unidade Garanhuns, professor Pedro Falcão. No próximo vestibular de meio de ano, junto aos demais vestibulares dos cursos regulares, os vestibulandos já terão a opção de fazer medicina. Pedro Falcão, como reconhecimento do trabalho que já vem desenvolvendo para a Universidade de Pernambuco no interior do estado, mais precisamente em Arcoverde, Serra Talhada, Caruaru e Garanhuns, de onde dirige as extensões da universidade, vem tend seu nome cogitado para assumir a condição de vice-reitor da instituição de ensino, na chapa encabeçada pelo atual reitor. Um grande feito para o professor Sanjoanense, e um orgulho para os que fazem a UPE-Garanhuns. Tive a oportunidade de ser presidente do Diretório Acadêmico, quando da inauguração do prédio da Brasília. Construi duas grandes amizades numa época de ebulição do movimento estudantil, Petrônio Fernandes e Luiz Tenório. (Poxa, realmente, recordar é viver! Que bom!)
Época de amigos como Paulinho, Murilo, Agostinho e Wellington.
Garanhuns agradece a todos que lutaram pela chegada do curso de medicina em nossa universidade.
.

Turismo de Garanhuns é destaque em encontro no Recife

A secretária de turismo de Garanhuns, Gabriela Valença, foi convidada para falar sobre sua experiência para o público presente no III Encontro dos Profissionais de Hospitalidade e Turismo que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, realização da Secretaria de Turismo de Pernambuco e do Forum dos Coordenadores dos Cursos de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Turismo do estado. O convite oficial partiu do Secretário Estadual, Paulo Câmara.
As áreas de turismo e cultura em Garanhuns têm sido responsáveis por bons momentos vividos pelo município nos últimos meses, com realização de eventos com repercussão estadual (Festa Paschalia e Garanhuns Jazz Festival), recepcionando projetos de cunho cultural (Orquestra Criança Cidadã), otimizando a participação de artistas de Garanhuns em feiras e eventos regionais para o nosso artesanato (Fenneart, Fazenda Nova, Fortaleza, etc) e incentivando manifestações culturais como a Festa da Mãe Preta este final de semana na comunidade quilombola do Castainho. Eventos como FLIG estão voltando a ser discutidos. Projetos de lançamentos de livros, lançamentos de CDs de artistas de Garanhuns, teatro popular, etc.
Em um momento dificil do governo municipal, em que as notícias nem sempre têm sido favoráveis, as áreas de turismo e cultura estão buscando novos projetos que possam atrair novos investimentos para a cidade.

Jogador do Sete de Setembro é anunciado no Náutico


A diretoria do Náutico anunciou a contratação do meia Tiago Lima, de 25 anos, que disputou o Campeonato Pernambucano pela equipe do Sete de Setembro. O jogador fica nos Aflitos até o meio do ano que vem e já está fazendo exames médicos.
O Timbu fechou uma parceria com o Sete de Setembro e adquiriu boa parte dos direitos econômicos do jogador, que é natural de Garanhuns;
Tiago iniciou sua carreira em Garanhuns, no Sete, e depois passou por clubes como Corinthians Alagoano, AGA, Mogi, Icasa, Friburguense, entre outros.

Enquete para o governo do estado: Deu Eduardo! Mas...

Em números absolutos a diferença é gritante: 60 a 30. É com esta margem que se inicia a campanha para o governo do estado entre Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos, segundo nossos e-leitores. Mas confesso que pensei que iria dar mais. Explico: Eduardo venceu em Garanhuns nos dois turnos em 2006. No primeiro tinha Humberto, principal candidato oposicionista contra Mendocinha, que queria continuar governador. No segundo Eduardo teve 9 votos em cada dez. É claro que agora não é Mendoncinha, o candidato das oposições é Jarbas, que tem muito mais peso político. Mas aqui em Garanhuns, além da boa aprovação ao governo Eduardo ainda conta contra o peemedebista a má imagem deixada pelo presídio feminino, que ainda é hoje é referência como única obra em Garanhuns na sua administração estadual. Em vários momentos seus aliados perderam a chance de contestar essa falsa afirmação.
Já ouvi também o argumento que quando Eduardo começou tinha menos de 3%, e lembro disso por que estava lá, nas primeiras reuniões também. Mas a configuração política era outra, a campanha presidencial também foi fator decisivo naquele ano para a virada, e a candidatura de Mendoncinha era mais frágil, portanto mais fácil de ser quebrada que uma articulação pela reeleição de Eduardo que temos no momento. Eduardo é candidato de um governo seu, Mendonça Filho defendia a continuação do governo Jarbas. Eduardo soube ser o que Pernambuco queria naquele momento, uma mudança administrativa pujante aliada ao governo Lula.
Acredito que esses números do blog sejam, mais ou menos, os números que serão apresentados nesses dias pelos institutos de pesquisa. Vale ressaltar que numa campanha polarizada, cada voto ganho vale por dois, pois diminui diretamente do adversário. Resta ver quem tem margem de crescimento, se Eduardo quando mostrar suas ações mais fresquinhas na cabeça do eleitorado, ou Jarbas que estava se esquivando da candidatura e pode ganhar com o casamento eleitoral com Serra.
As nuvens políticas estão em constante mudança, e amanhã podem formar um novo desenho. De certo que a eleição que parecia ganha, continua apontando para o favoritismo de Eduardo, e muito dificilmente ele deixará de bater ponto no Palácio do Campo das Princesas, mas... há de se olhar o retrovisor!
Vamos ao resultado da enquete:
.
E agora, considerando essas candidaturas. Em quem você votaria hoje? (157 votos)

Eduardo Campos 88 (56%)
Jarbas Vasconcelos 43 (27%)
Outro 11 (7%)
Nenhum 15 (9%)
.

Devemos nos capacitar em elaboração de projetos

Temos defendido a profissionalização dos artistas e produtores culturais. Existem atualmente diversas formas de se conseguir recursos para as diversas áreas de atuação, mas nada funciona sem um bom projeto, seja em qualquer instância, estadual ou federal, pública ou privada.
Estamos chegando ao final da primeira fase da capacitação do Ministério da Cultura, cuja segunda fase será realizada aqui em Garanhuns no final do mês. Segundo informações do Ministério temos quase 400 pessoas fazendo, mas não podemos precisar quantas são de Garanhuns, já que o curso on-line é pela internet e foi aberto para todo o estado, principalmente o interior de Pernambuco. Para aqueles que desejarem fazê-lo ainda dá tempo, mas tem que ser rápido pois termina dia 15, e somente os melhores classificados serão convidados a participar da fase presencial.
Na semana passada divulgamos aqui o curso de elaboração de projetos do SEBRAE, que trouxe professores do Recife para passar conhecimentos. Tuvemos cerca de 20 pessoas, mas pela oportunidade, seria importante que tivesse ainda mais gente. E é nesse sentido que pedimos a todos que busquem todas as possibilidades, pois existem entidades como CHESF, Fundarpe e o seu Funcultura, Bancos, Ministérios, etc, que têm recursos para investir em cultura e outros segmentos regionais que estão à espera de projetos viáveis e bem produzidos.
Agora mais um curso está aberto para todos, irei parte do post que trata do assunto no Blog do Alexandre Marinho, para que não percamos nenhuma informação.
.
...Esta semana lançamos um novo curso: ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS, que será ministrado em 24 horas/aula (3 dias), e inclui os seguintes módulos:

Módulo I - O PLANEJAMENTO DE UM PROJETO

Módulo II - A IDENTIFICAÇÃO DE UM PROBLEMA-CHAVE

MÓDULO III - A ESTRUTURA DE UM PROJETO

MÓDULO IV - EXEMPLOS DE PROJETOS (nas mais diversas áreas)

MÓDULO V - FONTES DE FINANCIAMENTO

MÓDULO VI – TÉCNICAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROJETO

...Com esse curso e mais o de SICONV, não tenho dúvida de que o servidor público, membro de ONG ou qualquer pessoa interessada fica pronta para fazer um projeto e buscar recursos para sua execução.

Aliás, se existe um profissional que tem espaço garantido no mercado é o que elabora projetos, até porque é muito difícil encontrar algum em nossa região. Quando encontramos, geralmente, já está "lotado" e prestando serviços para dezenas de prefeituras.

Para obter informações completas deste curso e fazer a pré-matrícula, é só clicar no link: http://www.aedes.org.br/curso_elaboracao_projetos.php

Mudanças na Prefeitura

O Secretário de Assistência Social Julio Cesar foi confirmado na manhã desta quarta-feira como secretário interino de Saúde, devido a saída do Dr. Luiz Gonzaga. O próprio ex-secretário teria pedido sua exoneração da pasta de saúde no município, alegando não estar conseguindo conciliar seu trabalho de odontólogo com o gerenciamento da saúde de Garanhuns, que requer muita atenção, praticamente exclusiva.

Algumas informações dizem que o ex-secretário teria se antecipado a um pedido do prefeito para que deixasse o comando da secretaria, em uma mudança que Luiz Carlos pode estar fazendo em outros setores do governo. Somente os próximos dirão se serão confirmadas essas mudanças.  O próprio secretário Carlos Eugênio estaria cobrando mais empenho por parte de alguns colegas para dar mais agilidade ao governo municipal.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.