sexta-feira, 21 de maio de 2010

Comunidade Quilombola Estivas vivencia Festival Cultural


Com o objetivo de valorizar a identidade ético-racial e celebrar a ancestralidade dos povos negros, a Comunidade do Estivas, realizará, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, a oitava edição do Festival Cultural do Quilombo Estivas. A festividade acontecerá no período de 21 a 23 de maio, no Sítio Estivas, localizado na zona rural do Município, a 8 KM do centro de Garanhuns.
O Evento, organizado pela Associação Remanescentes dos Quilombos do Estivas (ASSOREQUE) trará a apresentação de danças ligadas à cultura afro; concurso da mais bela garota Quilombola, além de shows de forró. A festa é aberta ao público.
ESTIVAS - A comunidade quilombola do Estivas foi formada após a morte de Zumbi dos Palmares, em Alagoas, quando muitos negros se refugiaram em Garanhuns, onde encontraram condições para formar um novo quilombo. Atualmente a comunidade é formada por cem famílias.

PROGRAMAÇÃO

21 de maio (Sexta-Feira)

19h30min - Dança Afro Nação Negra do Sítio Tigre
20h - Mestre Juarez e a Terra da Lua
21h - Forró Pegada de Ouro
22h - Forró Pegada Fatal

22 de maio (Sábado)

19h - Vozes do Quilombo
19h30min - Concurso da mais bela quilombola (participação do grupo Oba Aié do Estivas)
21h - Grupo Negra Atitude
21h - Grupo de dança do Estrela
22h - Grupo de Côco Castelo Branco
23h - Djair e Banda

23 de maio (Domingo)

16h - Arrastão de Maracatu (Castainho à Estivas)
16h30mim - Quadrilha Tradição da Boa Vista
17h40mim - Ensaio aberto dos grupos culturais das comunidades quilombolas
18h30mim - Banda de Pífanos Folclore Verde.

Vídeo do centro de Garanhuns na década de 1980

O Franklin Holanda tem se tornado um parceiro do nosso blog, assim como o Cláudio Gonçalves e o Jeová Barros Jr. Cada um de um jeito diferente nos ajudando a fazer deste blog um local de informação e cultura.

Agora, recebemos o link de mais um vídeo histórico da nossa cidade. O centro comercial foi filmado na década de 80.  Recordamos a Av. Santo Antonio, os carros da época e principalmente alguns estabelecimentos comerciais que não existem mais como a Livraria São José, Sapataria Moderna, sinuca de Jorjão, G. Guardião, S. Moraes - O Mão Aberta, Casa das Rendas, Fernandes Costa, Chic Lanches, Albino Confecções, O Mascate e o belíssimo casario de frente à prefeitura. Gravação de um valor inestimável culturalmente.

Hoje existem muitas outras empresas e prédios que poderiam ser citadas e que não estão no vídeo. Fica para cada um de vocês encontrar as diferenças entre a Garanhuns de 1980 do Franklin Holanda e a cidade de hoje!

Franklin, Garanhuns agradece!

FALAÊ! Neste sábado tem bate-papo com Andrea Amorim

Claudio Gonçalves, depois de um descanso no último sábado, volta com uma entrevista super legal. Vai conversar sobre tudo com Andrea Amorim, a cantora garanhuense que partiu pra São Paulo e tem conquistado os holofotes da mídia nacional. Aqui, Andrea já havia conquistado todo espaço possível, como muita gente boa que ainda tem na cidade. Mas pra se tornar um tronar artista nacional tem que romper as fronteiras mesmo. Bem, sobre isso e muitas coisas, Andrea abre o jogo para Claudio. Neste sábado no FALAÊ!
.
E tem mais: No domingo vamos trazer um novo artigo do advogado Jeová Barros Jr. Sempre um olhar crítico sobre a ditadura nas américas. Vamos ver e ler o que nos fala neste final de semana.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.