segunda-feira, 21 de junho de 2010

Imagens da destruição em Correntes


Recebemos estas imagens no e-mail, infelizmente não tem o crédito das fotografias. Momentos muito difíceis pela qual passa nossa região, atingida pelas fortes chuvas, que somaram-se às aguás de rios e açudes para assombrar ainda mais as populações. Peço permissão ao meu compadre Roberto Almeida para transcrever seu post que trata do assunto:
.
As principais cidades de Pernambuco castigadas pelas chuvas estão localizadas na Zona da Mata e Região Metropolitana. É fato, a maioria das pessoas está informada disso. Acontece que o Agreste, tanto na região de Caruaru quanto na de Garanhuns, também sofreu as consequências do temporal de quinta e sexta-feira da semana passada. Cachoeirinha, já citada no blog, teve as ruas alagadas e sete casas caíram.

Na Suíça Pernambucana as famílias que moravam em áreas de risco, principalmente na Liberdade, tiveram de ser alojadas em outro local. A capital do Agreste também sofreu sérios problemas com alagamento de ruas e casas, enquanto em Lajedo, mais próxima da gente, os moradores entraram em pânico por conta da ameaça de estouro de uma barragem. Algumas famílias, na terra dos Dourado, que moravam em bairros considerados de risco (no caso de acontecer o rompimento do reservatório), venderam suas casas até por metade do preço e se mudaram para lugares mais altos. Não é alarmismo: a cidade, tempos atrás, foi atingida por uma enchente de grandes proporções, quando a barragem não aguentou a força das águas e elas invadiram a zona urbana. O medo de que tudo se repetisse é que deixou assustados os moradores.
 
A situação mais grave na região, contudo, parece ser a de Correntes. Segundo fui informado, lá as águas invadiram a cidade pra valer, derrubando 50 casas, fazendo estragos em toda zona urbana e deixando centenas de pessoas desabrigadas e sem ter nem o que comer. Somente em Capoeiras, onde funciona o programa do Governo do Estado chamado Compra Direta, o IPA adquiriu quatro mil quilos de alimentos, que seguiram num caminhão para socorrer os correntinos. Tentei conseguir mais dados, informações oficiais, mas não consegui. Não há dúvidas, no entanto, que a população de Correntes sofre e precisa da ajuda dos governos e dos moradores de outros municípios.

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns divulgada no Twitter


Está no Portal Pernambuco.com

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) adotou uma estratégia diferente para divulgar a programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deste ano. Há duas semanas as atrações musicais estão sendo anunciadas a conta-gotas pelo Twitter oficial do festival (@fig_pe). A primeira banda confirmada pela organização foi Paralamas do Sucesso, que vai tocar no palco da Esplanada Guadalajara, na noite do dia 23 de julho. O nome só foi divulgado após uma campanha para conseguir mil seguidores para o @fig_pe. "A nossa intenção, além de querer criar uma expectativa maior com relação à programação, é que cada artista revelado ganhe um destaque especial", disse o assessor de comunicação da Fundarpe, Rodrigo Coutinho, ao explicar a estratégia de marketing do órgão. Neste ano o festival acontece entre os dias 15 e 24 de julho.

Com cerca de 2 mil seguidores, o Twitter @fig_pe já divulgou várias atrações. No primeiro fim de semana, no dia 16, vão se apresentar Neguinho da Beija-Flor e Gal Costa. Para o palco principal também estão confirmados shows de Alceu Valença, que faz a abertura do festival na quinta-feira (15 de julho), Móveis Coloniais de Acaju e Skank (17), The Fevers e Adilson Ramos (18), Beeshop (projeto paralelo do vocalista da Fresno, Lucas Silveira) e Pitty (21). Fechando os shows na Guadalajara, o cantor Lulu Santos se apresenta no dia 24. A cantora Sandy, que estava sendo especulada para o festival, não foi confirmada. No palco Pop, no Parque Euclides Dourado, quem abre a aprogramação no dia 17 é Jam da Silva, mestre Galo Preto com Zé Brown e o grupo Bongar. Os rappers MV Bill e Marcelo D2 também fazem show por lá no dia 22.

De acordo com o coordenador de música da Fundarpe, Rafael Côrtes, 80% das atrações musicais do festival foram escolhidas por edital e 20% por meio de convite. "Além de ser um formato democrático, usar a ferramenta do edital ajuda a acostumar os produtores com este modelo, que é usado em muitos outros festivais.Para chegar a escolha das atrações a curadoria analisou critérios de qualidade técnica e artística", diz Rafael, acrescentando que a programação ainda não está totalmente fechada. "Também utilizamos as redes sociais, como o Twitter, para saber a opinião das pessoas sobre o que elas querem ouvir no festival", completa Rafael. Alguns artistas, como China e Mombojó, também utilizam o Twitter para fazer campanha para serem chamados para tocar no Fig.

Ainda não está no Twitter - A maioria dos artistas de fora do estado que foram aprovados na cota do edital já foi comunicada sobre o palco e o dia que vai tocar. Muitos ainda não foram anunciados no @fig_pe. O cantor Jair de Oliveira, por exemplo, vem apresentar seu novo show Sambazz, no dia 24. O pandeirista norte-americano Scott Feiner, que inovou ao criar um estilo único de tocar jazz com o instrumento brasileiro, se apresenta no palco instrumental (parque Ruben Van der Linden) no dia 20.

Ainda não confirmados oficialmente para o Palco Pop estão a banda Vendo 147, que foi bastante elogiada quando tocou no Abril Pro Rock, e o cantor Thiago Petit. O percussionista Naná Vasconcelos se inscreveu no edital, mas ainda não sabe se vai tocar. "Fiz uma proposta para apresentar um duo com o violoncelista Lui Coimbra, do Rio de Janeiro. Aqui em Pernambuco eu quase que só toco no carnaval, seria um boa oportunidade para o público ver outro lado do meu trabalho", diz Naná, que deverá ser anunciado em breve no festival. Além dele, Baile do Simonal (projeto de Max de Castro e Simoninha), banda Eddie, Devotos, Camarones Orquestra Guitarrística (RN) e a banda de Joseph Tourton deverão ser confirmados nos próximos dias.

Por Carolina Santo, do Diario de Pernambuco
.

Agora é oficial: Vem aí o vestibular de ENGENHARIA na AESGA

Agora é oficial. A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) já se prepara para vivenciar o vestibular para o curso de Engenharia Civil, credenciada à Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).
Após a visita do técnico do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE) e presidente da Câmara de Ensino Superior, Arnaldo Mendonça, e do engenheiro e pós-doutor em engenharia civil, José Roberto Gonçalves, o CCE-PE deu parecer favorável para a realização do primeiro processo seletivo.
“Estamos felizes com a autorização dos técnicos do conselho para a realização do nosso primeiro vestibular de engenharia civil da AESGA, notícia a qual vínhamos almejando há bastante tempo. Agora é trabalhar o edital e divulgar a data do vestibular o mais rápido possível”, afirmou a presidente da Autarquia, professora Eliane Simões.
Após o parecer favorável do CCE, o Conselho de Administração da AESGA, junto a Comissão de Processos seletivos da Instituição, estarão se reunindo para definir a data de inscrição e de realização do Vestibular para Engenharia Civil.

CHUVAS EM GARANHUNS - Mais de cem famílias são removidas de Áreas de Risco


As chuvas que castigam vários municípios pernambucanos, também vêm causando transtornos em Garanhuns. Apesar do volume das águas não chegar nem próximo do ocorrido em Abril passado, quando a Prefeito Luiz Carlos decretou Situação de Emergência, tendo como saldo várias ruas e avenidas danificadas e parte da cidade ficado intransitável, as chuvas caídas neste mês de junho vêm colocando em risco a vida de várias famílias do Município.
Na parte baixa da comunidade da Liberdade, o risco de desabamento de casas e encostas era iminente, enquanto que no bairro do Magano, mais precisamente na rua Vicente Celestino, uma casa chegou a desabar e várias outras se encontravam em risco de alagamento e desabamento. O risco de deslizamento de barreiras também existe.
Como providência, a Prefeitura de Garanhuns contando com representantes da Comissão Municipal de Defesa Civil; Policia Militar e do Exército Brasileiro, este último representado pelo 71º BI Mtz, realizou a remoção de 131 famílias das áreas de risco, abrigando-as nas Casas Populares construídas no Conjunto Residencial José Ferreira Filho, no bairro Dom Hélder Câmara. “O risco de desabamento era iminente. Casas iriam cair e famílias inteiras poderiam morrer. Então resolvemos removê-las para as casas populares de forma temporária, até que encontremos junto ao Governo Federal e Governo do Estado alternativas para viabilizarmos habitações para estas famílias. Todavia, não deixaremos que eles voltem a habitar aquelas áreas de risco”, registra o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira.
O Prefeito Luiz Carlos também esclareceu o fato das famílias serem abrigadas em Casas que não contavam com o abastecimento elétrico. “Tratava-se de uma situação de emergência. Realmente as casas ainda não contam com energia elétrica. Estamos resolvendo junto a Celpe já nesta segunda-feira. Também já mantivemos contato com a Compesa para reforçar o abastecimento d´agua no Conjunto Habitacional. O que não podíamos era deixar que mais de cem famílias continuassem correndo rico de morte. As providências emergenciais foram tomadas e agora vamos resolver as demais questões”, finaliza o Prefeito Luiz Carlos.
A CONDEC, juntamente com assistentes sociais da Prefeitura, coordenaram a remoção das famílias e locação nas Casas Populares.
.
com informações da secretaria de comunicação social de Garanhuns

Café com Poesia, nesta terça!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.