sexta-feira, 9 de julho de 2010

DORITOS GARANHUNS FESTIVAL - Programação Oficial




A Casa das Balas que distribui os produtos da Elma Chips, está promovendo uma inédita ação cultural em Garanhuns. No próximo final de semana teremos no Parque Ruber Van der Linden, Pau-Pombo, o DORITOS GARANHUNS FESTIVAL, um evento com música de qualidade, em pleno Festival de Inverno de Garanhuns. A produção é de nossa agência, a VOX Multimídia, e contamos com a imprensa e os amigos de nossa cidade para divulgarmos e fazermos do evento o sucesso que esperamos. A prefeitura de Garanhuns através das Secretarias de Turismo e Cultura está apoiando a iniciativa.

As rádios de Garanhuns já foram contactadas e estão acreditando no projeto, inclusive estarão transmitindo "ao vivo" as apresentações. O Studio C também tem sido imprescindível, e em dois dias já temos a comunicação visual praticamente elaborada!

E claro que tem um agradecimento especial para o Walter do BambuBar que apostou em nosso projeto e tem sido um parceiro na formatação desta nova ideia cultural.

Não havia programação para o Palco Instrumental no Pau-Pombo no primeiro final de semana.. Não havia! Agora teremos o DORITOS GARANHUNS FESTIVAL!


Para a elaboração da programação demos preferência para quem não está nos palcos oficiais do Festival de Inverno e esteja produzindo um trabalho novo e interessante. Abrindo novas oportunidades. Assim, de Garanhuns, temos o QUINTO DUO BRASIL, um conjunto de sopro de excelente qualidade e que será bastante aplaudido. O Quinto faz uma fusão de música erudita e MPB, com desaque ao duo de trompetes. No repertório: Vangelis, Brahms, Wagner, entre outros.

Também ouviremos o SAMBA 3, de Garanhuns, projeto do bandolinista Roberto do Valle, junto a Alexandre Revoredo no violão e Nino na persussão. Uma apresentação que resgata canções de Noel Rosa, Cartola, João Gilberto, Tom Jobim e Chico Buarque.

De Caruaru vem a THE BLUZ, que trouxemos no CarnaJazz e foi um sucesso impressionante. Acompanharam inclusive as feras que estavam por aqui como Karl Dixon, Celso Blues Boy e Tico Santa Cruz. Ver novamente Joanathan e sua galera tocando blues no Pau-Pombo vai ser mágico! A The Bluz havia sido indicação do Giovani Papaléo, produtor do Garanhuns Jazz Festival. Talvez até por isto chegamos ao quarto nome, vindo de Recife, um grupo que tem participado dos eventos do gênero e conseguido destaque, por isso o Papa falou -"Fala com o Ângelo!".

DOM ÂNGELO JAZZ COMBO -  No repertório, canções de Miles Davis, Dave Brubeck, John Coltrane, Duke Ellington, Tom Jobim, Cole Porter. O Dom Angelo Jazz Combo trabalha músicas do jazz instrumental norte-americano e da bossa-nova, aliando ritmos pernambucanos.

Portanto, resta-nos mais trabalho e a ansiedade de ver o DORITOS GARANHUNS FESTIVAL na boca do povo! (gostei dessa!)

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 16
18h - The Bluz (Caruaru)
19h - Quinto Duo Brasil (Garanhuns)

Sábado, dia 17
18h - Samba 3 (Garanhuns)
19h - Dom Ângelo Jazz Combo (Recife)
.
A todos, de coração, Obrigado!
.

ARTESANATO - Garanhuenses batem recorde de vendas na Fenearte 2010


Os artesãos garanhuenses que participam da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE), já conseguiram ultrapassar o recorde de vendas de 2009. Com o apoio da prefeitura, o Município está representado através de peças expostas num estande duplo e por meio dos profissionais que integram a Casa do Artesão, além dos mestres garanhuenses.

A FENEARTE acontece no período de 2 a 11 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Segundo a secretária de Cultura, Gabriela Valença, essa é a prova de que o artesanato de Garanhuns está tendo reconhecimento, e do talento dos artesãos, já que muitos deles, inclusive já estão com os estoques esgotados.

Garanhuns está se consolidando no cenário penambucano como produtor artístico de artesanato, não apenas a concepção simples e tradicional, mas impulsionando com criatividade e vanguarda a arte regional. Isto se traduz em respeitabilidade. É óbvio que o trabalho é árduo, mas as conquistas se sucedem a cada novo evento, como tivemos representações em Fortaleza, São Paulo, Fazenda Nova, etc, em feiras e mostras que elevam o nível da arte local e abrem novos horizontes.

Existem entidades e pessoas que impulsionam esse crescimento, sejam com a força do SEBRAE e a competente Gerlane, ou Ielma, que fez da sua casa um ateliê. Mas também aqueles que fazem o artesanato do cotidiano como os artesãos da Casa do Artesão no antigo Fórum, que sob a coordenação do Claudio Portugal, mostram com alegria e esperança a qualidade das peças produzidas em nossa cidade, seja com qual matéria prima for! Nosso artesanato tem a força de Glorineide, Jailson Vilela, Suzemar, Mestre Fida, Marcos Siqueira, José Veríssimo, entre tantos outros. O sucesso é patrimônio coletivo!

Espero ter contribuído! Espero poder contribuir!
.

Armando consegue R$ 5,4 milhões para Garanhuns cuidar de infra-estrutura pós chuvas

Recebemos da assessoria do deputado Armando Monteiro, a informação que atendendo a um pedido do prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos, o parlamentar conseguiu o empenho de R$ 5,4 milhões do Governo Federal para a realização de obras de recuperação de infra-estrutura, após os estragos causados pelas chuvas do último mês de abril na cidade.
Após a liberação, os recursos serão aplicados na recuperação de 53 ruas, de estradas vicinais da Zona Rural, e também na realização de obras de prevenção, como a construção de muros de arrimo em áreas de risco.

Em abril deste ano, Garanhuns foi fortemente afetada pelas chuvas que caíram na região Agreste. O município chegou a receber um volume de precipitações quatro vezes maior do que o previsto para o período, o que causou desabamentos, deslizamentos e destruição de ruas inteiras.

Os recursos foram conseguidos por Armando Monteiro junto à Secretaria Nacional de Defesa Social, do Ministério da Integração Nacional.
.
Agora comigo: Bem, que esses recursos cheguem logo! Sabemos também que está chegando uma verba para investimento em calçamentos em várias ruas. É necessário e urgente!

Programação da Mostra de Cinema do XX Festival de Inverno


O 20º Festival de Inverno de Garanhuns, organizado pela FUNDARPE e Prefeitura de Garanhuns, irá levar, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, pelo quinto ano consecutivo uma Mostra de Cinema em 35mm no Cine Eldorado2.

O público irá assistir “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanski, o grande vencedor do 14º Cine PE Festival do Audiovisual, em 2010, sendo agraciado em oito categorias, incluindo Melhor Filme e Direção e “Quincas Berro D’Água”, de Sérgio Machado, comédia inspirada no livro de Jorge Amado, com Paulo José e Marieta Severo.

“Os Famosos e os Duendes da Morte”, de Esmir Filho que foi agraciado no XIII Festival Internacional de Cinema de Punta del Leste, no Uruguai, como Melhor Filme e no XXV Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, como Melhor Longa-Metragem de Ficção Ibero-Americano pela escolha do público, Melhor Fotografia e o FIPRESCI, de escolha da crítica.

“O Homem Mau Dorme Bem”, de Geraldo Moraes, escolhido como Melhor Filme do Júri Popular do 14º Cine PE Festival do Audiovisual, em 2010.

Também integram a grade de programação três filmes muito especiais. No inglês “Educação", de Lone Scherfig, uma jovem conhece um homem 20 anos mais velho, que lhe apresenta os encantos da vida adulta e burguesa. O filme concorreu a três indicações ao Oscar 2010: melhor filme, melhor roteiro e Carey Mulligan, que interpreta a adolescente, ao prêmio de melhor atriz.

“Aconteceeu em Woodstock”, do premiado diretor Ang Lee, conta a história de Elliot Tiber, que em 1969 intermediou as negociações para sediar o Festival de Woodstock nos arredores da pequena cidade de White Lake, no interior de Nova York. O filme é fielmente baseado no livro de mesmo nome, onde o próprio Elliot narra as dificuldades e o preconceito que enfrentou para receber o público de Woodstock.

“O Preço da Traição”, de Atom Egoyan é um thriller erótico cheio de fortes diálogos e bonitas tomadas que valorizam as formas e a beleza das atrizes Amanda Seyfried e Julianne Moore, que são as principais peças de sedução do filme.

E para deleite do público infantil, a Mostra de Cinema exibe a animação alemã “Tô de Férias” e o filme nacional, “A Casa Verde”, de Paulo Nascimento.

Também integram a grade de programação sete curtas metragens, produzidos recentemente em nosso estado: “Recife Frio”, de Kleber Mendonça Filho, “Faço de Mim o Que Quero”, de Sergio Oliveira e Petrônio Oliveira, “Epox”, de Sérgio Oliveira, “Ave Maria Mãe dos Sertanejos”, de Camilo Cavalcante, “Um Médico Rural”, Caludio Fernandes, “Azul”, de Erich Laurence e “Incenso”, de Marcos Hanois.

Mostra de Cinema no 20º FIG
16 a 22 de julho

CINE ELDORADO
Sala 2 (192 lugares)

ENTRADA FRANCA
Horários: Todos os dias em três sessões: 17h/19h/21h
Ingressos dos filmes do dia na bilheteria do Eldorado 2 a partir das 14h.

Parceria da FUNDARPE e FUNDAJ, através do Cinema da Fundação.


PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 16 de julho –

• 17:00h – Tô de Férias, de Reinhard Klooss e Holger Tappe (INFANTIL)
• 19:00h – As Melhores coisas do Mundo, de Laís Bodanzky + curta Recife Frio
• 21:00h – Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee + curta Faço de Mim o que Quero

Sábado, dia 17 de julho –

• 17:00h – A Casa Verde, de Paulo Nascimento (INFANTIL)
• 19:00h – Quincas Berro D’Água, de Sérgio Machado + curta Ave Maria dos Sertanejos
• 21:00h – Educação. de Lone Scherfig + curta Epox

Domingo, dia 18 de julho –

• 17:00h – Tô de Férias, de Reinhard Klooss e Holger Tappe (INFANTIL)
• 19:00h – Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho + curta Um Médico Rural
• 21:00h – Quincas Berro D’Água, de Sérgio Machado + curta Incenso

Segunda-feira, dia 19 de julho –

• 17:00h – A Casa Verde, de Paulo Nascimento (INFANTIL)
• 19:00h – Quincas Berro D’Água, de Sérgio Machado + curta Ave Maria dos Sertanejos
• 21:00h – O Preço da Traição, de Atom Egoyan + curta Azul

Terça-feira, dia 20 de julho -

• 17:00h – Tô de Férias, de Reinhard Klooss e Holger Tappe (INFANTIL)
• 19:00h – Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee + curta Faço de Mim o que Quero
• 21:00h – Educação. de Lone Scherfig + curta Epox

Quarta-feira, dia 21 de julho -

• 17:00h – A Casa Verde, de Paulo Nascimento (INFANTIL)
• 19:00h – O Preço da Traição, de Atom Egoyan + curta Azul
• 21:00h – As Melhores coisas do Mundo, de Laís Bodanzky + curta Recife Frio

Quinta-feira, dia 22 de julho -

• 17:00h – Tô de Férias, de Reinhard Klooss e Holger Tappe (INFANTIL)
• 19:00h – Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho + curta Um Médico Rural
• 21:00h – O Homem Mau Dorme Bem, de Geraldo Moraes + curta A Noite por Testemunha
.
Para maiores informações contatar:


Osmar Barbalho
(81) 9249-5745
osmarbarbalho@gmail.com

Produtor da Mostra de Cinema
.

Um ano de Roberto Almeida em gotas diárias

Hoje, 9 de julho, faz um ano que o jornalista Roberto Almeida assina seu blog por aqui! Na próxima segunda-feira serei eu o aniversariante. Outros amigos vieram depois e alguns já tinham seu blog, mas não temos dúvida alguma que a presença de Roberto acabou por dar uma nova dinâmica e respeito ao movimento blogueiro garanhuense, que depois foi reconhecido por formar a maior delegação no evento chamado BloGGerPE, no Cabo de Santo Agostinho.

Não irei mais falar de Roberto Almeida. Dispensando assim as apresentações já feitas em outras situações. Mas não podemos deixar de citar a importância diária de seu blog. Quase sem poder falar, Roberto que sempre foi aquele jornalista de bastidores e de criação, não sente muita falta da fala mesmo! Fez jornais em rádio, mantém há mais de uma década, sem "farrapar", o Correio 7 Colinas, que estava nas bancas mesmo quando ele se sujeitou a abrirem-lhe a cabeça para tirar uns tumores.

Roberto vivenciou tudo que o um jornalista pode trabalhar. Fez também assessoria de imprensa e marketing eleitoral em campanhas em Garanhuns e na região! Aprendi muito com o compadre! Em seu jornal, muitos são os colaboradores que expõem seus nomes em colunas e artigos! Portanto, um espaço democrático de discussão social!

E agora o blog... Criou-se um costume em Garanhuns, ler os blogs. E aí, vários estão diariamente, de forma missionária, pois desconheço quem tenha conseguido transformar isto em meio de vida, e por mais que consigamos dar uma visão institucional, como se cada um fosse um site independete ou um meio de comunicação, não, cada blog é uma pessoa e o que ela acha sobre determinado assunto. Aí temos o Wagner, Wellington, Calvino, Alexandre, Jonas, Dedé, etc.  E ainda podemos concordar ou não, pois todos aceitam os comentários. Os blogs estão assumindo um espaço pela falta de uma imprensa escrita cotidiana. E vêm a somar com rádios na informação local.

Por tudo isso, não tenho dúvida, Roberto impulsionou o movimento, e agora seu blog faz um ano! Quase dois mil posts. Aquele velho guerreiro que deixou a vida corrida da capital por uma vida brejeira no interior ao lado de sua Terezinha mostra que a palavra escrita também grita! Parabéns! Obrigado!

E torcemos que mais blogs responsáveis possam trilhar esse caminho!
.

Preconceito contra nordestinos na internet

Por Dulce Reis
Da Folha Digital
.
Após as chuvas que assolaram Pernambuco e Alagoas no mês passado, não é só a solidariedade na ajuda às vítimas que está chamando atenção. Enquanto muitos doam alimentos e força de trabalho, outros preferem demonstrar o seu preconceito contra os nordestinos. O que caracteriza o chamado crime de ódio. Uma das formas de externar este sentimento de repúdio aos nascidos no Nordeste é através das redes sociais online.

Entre as manifestações de preconceito está a comunidade do Orkut “Eu odeio nordestino”. Em um dos posts, os membros falam sobre as enchentes. “Pessoal com essas enchentes no Nordeste acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, to muito preocupada com isso. Vai ter mais lixo do que já tem aqui...”, diz uma jovem. Depois desta declaração, outras pessoas reforçam o crime de ódio contra os nordestinos.

“Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal que não sabe nadar!!!”, diz um membro da comunidade. Outro complementa: “eles vão falar que perderam tudo na terra deles e vão procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco ou viram mendigos no centro da cidade”, afirma outro rapaz. O restante do post segue com mais manifestações preconceituosas e xingamentos.

Enquanto isso, no Twitter, usuários também defendem suas opiniões. Alguns membros do microblog criaram a hashtag #oxentesp para defender os nordestinos e chamar a atenção para o “Manifesto São Paulo para os Paulistas”. No site do manifesto, os migrantes são acusados de invasores e de imporem suas ideologias. “Invadirem espaços, agirem como se estivessem em sua terra. Imporem sua cultura e costumes à nossa vontade. Inundam nosso estado, exigem serviços, põem-se de 'vítimas', apagam nossa identidade. Assim somos desrespeitados. E dentro da nossa terra!” (SIC).

Esta manifestação contra os nordestinos não vem de hoje. A música “Pobre Paulista” da extinta banda Ira! é um dos exemplos de que este ódio não é de agora. “Não quero ver mais essa gente feia. Não quero ver mais os ignorantes. Eu quero ver gente da minha terra. Eu quero ver gente do meu sangue”. Os integrantes do grupo já negaram, em várias entrevistas, que a letra não se refere aos nascidos no Nordeste. No entanto, é difícil negar.

DENÚNCIA - Segundo o assessor de Comunicação da Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE), Giovani Santoro, essas manifestações preconceituosas na internet, que caracterizam o crime de ódio, podem ser denunciadas através do site http://denuncia.pf.gov.br. No site, o texto é claro: “são considerados Crimes de Ódio a prática de qualquer tipo de preconceito (de cor, religião, etc), assim como a fabricação, a venda, a distribuição ou a divulgação de símbolos nazistas”.

Ainda de acordo com Santoro, as denúncias postadas no http://denuncia.pf.gov.br serão investigadas em Brasília, se a queixa partir de internautas de vários estados.
Para entender melhor o que é crime de ódio, basta acessar o site http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L7716.htm. Lá, está a LEI Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, onde consta que “serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
.
Agora comigo: Nenhum preconceito é natural. Todos nasceram para serem livres e iguais. E de tanto sofrer com este preconceito, o poeta já escreveu:

Já que existe no sul este conceito
que o Nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isto for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
Da que a gente até hoje tem vivido
Imagine o Brasil ser dividido
E o Nordeste ficar independente

Imagine o Nordeste com um time nesta Copa do Mundo. Não teríamos a arrogância de um Dunga, nem a cavalice de um Felipe Melo. Aliás, as manchetes dos jornais mostram a sociedade sudestina de violência que temos na atualidade. Inclusive os ídolos têm estado constantemente nas páginas policiais.

Mas não vou continuar neste contraponto entre entre nós e eles. Somos a terra de Dorival Caymmi, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Caetano Veloso, Ariano Suassuna, Chico Anysio, Câmara Cascudo, Lula da Silva, Rivaldo, Djavan, Zé Ramalho, Alcione, João Cabral de Melo Neto, Renato Aragão, Chico Cesar, Lenine, Guel Arraes, Dida, Brennand, ... Mas principalmente de um povo trabalhador e honesto. Onde foram achar motivos para tratar com preconceito essa gente brasileira?

Somos uma região consumidora que hoje é a segunda do país. O progresso negado a nossa região desde o império veio agora pra ficar. O desenvolvimento tem sido mostrado nos índices, esses mesmos que mostraram que o Rio de Janeiro é o penúltimo colocado no IDEB, o índice que mede o aproveitamento do ensino de segundo grau no país. Acho que é isto!  Mas não gosto disso, torcemos que a qualidade da educação melhore em todas as regiões, até para evitar a imbelóide questão do preconceito!

Também estamos com sudestinos por aqui que também vieram atrás de oportunidades e hoje ocupam excelentes cargos em empresas públicas ou privadas, e são respeitados e convivem em harmonia normalmente, porque somos todos brasileiros.

Quem alimenta esse preconceito?

O nordestino não é o problema do caos urbano vivido nas metrópoles do sul do país. Não temos culpa dos seus Malufs, trânsitos, custo de vida, traficantes, políticos, etc. Não temos culpa se chove por lá como chove por aqui. Não temos culpa se o nordestino tem esse espírito de fraternidade e solidariedade e convivemos bem com todo mundo e aqui todo mundo vive misturado, seja japonês, índio, miscigenado ou alemão! No Nordeste tem espaço pra se viver com qualidade, mesmo que viver bem não queira dizer necessariamente riqueza, pois aprendemos a sermos felizes com aquilo que temos e vivendo ao lado de quem gostamos!

Esses mesmos que expõem tanto preconceito, há algum tempo atrás, no nazismo de Hitler, poderiam ir para as caldeiras, somente porque do outro lado, também existia o preconceito e a loucura social, essa mesma alimentada por essas pessoas! É um outro lado da moeda, quem aceita o preconceito, deve lembrar que existe o reverso!

Somos todos iguais, gente! A diferença é a gente quem constrói no dia-a-dia de trabalho e estudo, aproveitando as oportunidades! Nada mais!
.
Comentários pertinentes:

Blog do Roberto Almeida disse...


Só gostaria de acrescentar à relação de nordestinos citados nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho,Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Betânia, os escritores Luiz Jardim (Garanhuns), Osman Lins (Vitória de Santo Antão) e Gilvan Lemos (São Bento do Una), o sociólogo Gilberto Freyre, o dramaturgo Nélson Rodrigues, os jornalistas Geneton Moraes e Ricardo Noblat, Joaquim Nabuco, Castro Alves, José de Alencar (o escritor cearense), Ednardo, Belchior, Alceu Valença, Glauber Rocha, Luíza Erundina, Luiz da Câmara Cascudo, Abelardo da Hora, Sivuca, José Américo de Almeida, Raquel de Queiroz, Raimundo Carrero, Graciliano Ramos,José Lins do Rego, Ledo Ivo, Zeca Baleiro, Guel Arraes, Raul Seixas,José Ermírio de Moraes (pai do paulista Antônio Ermírio), João Carlos Paes Mendonça, Vitalino, Cristina Tavares...Enfim, acho que cada leitor do seu blog pode acrescentar uma penca de nomes de peso nessa relação. O que seria do Brasil sem tanta gente boa, inteligente e com talento de sobra nas mais diversas áreas? Naturalmente esses alienados do orkut não sabem nada do Nordeste e muito menos do Brasil.


Valdecy Alves disse...

Excelente artigo, meus parabéns. Há uma minoria de ignorantes, geralmente descendentes de europeus, cujos antepassados o Brasil recebeu, quando morriam de fome, que renega a identidade brasileira e discrimina o nordestino. MAS É UMA MINORIA REALMENTE PRECONCEITUOS, que também discrimina o caipira do interior de São Paulo.

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.