sexta-feira, 23 de julho de 2010

3 Pedidos à Fundarpe para os músicos de Garanhuns


Estamos chegando próximo ao encerramento do Festival de Inverno de Garanhuns, e fiquei sabendo que algumas anotações que tenho colocado aqui estão repercutindo por aí. rsrsrs.

A atual Fundarpe fez umas experiências ao longo dos últimos anos no FIG. Algumas deram certo, outras não, e voltou atrás. Muito bem! Foi o caso da noite do Forró, que ano passado não teve e este ano voltou a ter. Também o palco da Cultural Popular, que a Fundarpe tinha cortado do festival por dois anos, voltou a existir, na mesma forma! O SESC assumiu para não deixar o vazio cultural. Assim, esperamos que a Fundarpe reveja algumas decisões equivocadas deste ano, como deixar sem programação o primeiro final de semana do Pau-Pombo e da Cultura Popular. E ainda a sexta-feira à noite, com a cidade fervilhando de gente, praticamente não teve nada no Parque Euclides Dourado!

Espero também que a Fundarpe devolva o Teatro Infanto-Juvenil ao Centro Cultural. Como vamos formar plateia de teatro dentro de uma lona de circo? Não tem acústica, iluminação, silêncio, respeito ao ator,... Não é porque a plateia e os atores são mirins que o teatro vai ser encarado como brincadeira de criança. Vamos devolver o teatro ao teatro, e vamos deixar que as crianças descubram o teatro de verdade, formando plateias futuras.

Mas o título desse post se refere aos músicos, e três pedidos que faço. Por aqui, parece que temos mais repercussão, e mesmo sem ser representante de ninguém, sei que muitos amigos assinariam embaixo dessa simples constatação e pedidos lógicos:

1. O Festival de Inverno acontece em Garanhuns, então vamos dar visibilidade aos nossos músicos. Tirem-nos da primeira apresentação. Estamos abrindo as noites para praças vazias, câmeras desligadas e barraqueiros de braços cruzados. Coloquem-nos na segunda apresentação das quatro que acontecem. Geralmente a segunda é alguma banda de Recife, no mesmo patamar que as nossas, porque ficamos preteridos então? Estaremos bem colocados entrando às dez da noite. Vejam quantas noites poderíamos ter com nossos valores musicais depois das bandas da capital, que recebem o status de regional e ninguém conhece em canto nenhum, a não ser na própria capital, porque estão próximos dos meios de comunicação estadual, e nos arquivos dos muito projetos da própria fundarpe. Deixem-nos ser o segundo grupo a subir no palco. Alguém pode pedir isto por nós? Caso esse pedido seja singelo demais para partir deste blog?

2. Paguem-nos com recursos da Fundarpe. Não é justo que nossos músicos e bandas, tocando em casa em seu Grande Festival, recebam 1/5 dos cachés pagos pela Fundarpe, e ainda sem saber quando! Tem gente se apresentando pelo prazer e possibilidade de ser descoberto pela mídia e produtores, mas como? Se estes mesmos músicos apaixonados são os que estão cantando na abertura das noites diante das câmeras desligadas e camarotes vazios. Não dá o argumento que os artistas da casa devem ser pagos pela prefeitura, isto só acontece aqui? Em Caruaru e Arcoverde, festas da Fundarpe, quem banca so cachés? Mas tem outro pedido...

3. Carreguem nossos músicos para outros palcos do Festival Pernambuco Nação Cultural. Deixem-nos mostrar nossas músicas para Pernambuco. Estamos limitados pelas fronteiras do município. Nossos músicos tocando em Garanhuns tocam mais do mesmo. Já sabemos do que Paulinho Groove, Valvulados, Audejan e Instinct Noise são capazes, agora eles precisam conquistar outros públicos, em outros palcos, em outras cidades, fazer um roteiro...
Durante o Festival de Inverno recebemos músicos e grupos das mais variadas regiões do estado, mas não tiramos ninguém daqui pra canto nenhum. Se é projeto, falta incentivo e ensinar de verdadeprecisa-se ir direto ao artista, sem arrodeios. Claro que ele tem sua responsa, mas ele não é agente público pago pelo governo para fomentar a cultura. Geralmente só sabe fazer arte, e não aprendeu a fazer um projeto. Deve-se haver uma provocação ao artista, e não apenas Foruns Regionais com representantes, onde se mistura tudo num caldeirão inócuo, onde há resoluções por gente indicada por municípios sem o histórico cultural de Garanhuns e em alguns casos, indicada ao cargo sem a noção da responsabilidade.

Precisamos da Fundarpe em Garanhuns, mas um órgão ativo, que impacte nossa cena cultural.
Pergunto: Que outro município tem os tantos segmentos que vemos em Garanhuns? Artes Plásticas, Artesanato, música para todos os gostos, teatro, dança, fotografia, áudiovisual, etc, etc, etc.

Mas Garanhuns precisa reconquistar essa liderança.  No forum realizado no início do Festival de Inverno, dos 26 municípios convidados, somente Garanhuns não mandou representante oficial.
Os muitos, muitos artistas de nossa cidade precisam do apoio direto da Fundarpe. Estamos distantes geograficamente e substancialmente deste órgão que tem recursos para produção, tem a política pública de incentivo nas mãos e não temos vistos claramente um resultado direto na expansão cultural do nosso município. Quero ver Audejan se apresentar em Petrolina, Marcos Cabral em Gravatá, o Grupo Diocesano de Artes em Triunfo, Luciolly em Taquaritinga, Karla Rafaella em Pesqueira, Rogério e os Cabra em Caruaru, Reisado da Boa Vista em Arcoverde, etc, etc, etc.
.
Bem, como eu disse lá no início, não sou representante de ninguém, mas achei que precisava dizer isso agora, antes do encerramento do Festival de Inverno em Garanhuns.
Só mais um alô... Fundarpe, nossa música negra em Garanhuns é o côco quilombola e nossa gente está tocando Maracatu. Sintoma de decisões equivocadas e generalizantes, falta de percepção regional. E mais, nosso côco é diferente do côco de Arcoverde.
.
Sabem um bom remédio para resolver um bocado desses equívocos: Ouvir Garanhuns e as pessoas que de fato fazem o movimento cultural.
.

Lula, Dilma e Paralamas do Sucesso hoje em Garanhuns


Garanhuns tem todos os holofotes do país voltados para nossa cidade. A grande imprensa do país está aqui. Não bastasse ser uma sexta-feira de Festival de Inverno com uma super atração como a banda Paralamas do Sucesso, ainda estaremos recebendo pela primeira vez um presidente da república, nascido em nossa cidade, no meio da sua gente, curtindo a festa e... apresentando sua candidata, Dilma Roussef. Parece um casalzinho, quando o rapaz leva a moça para aprovação da família. E Garanhuns já aprovou, algumas pesquisas e enquetes diz isso.

Aqui Lula é um mito inquestionável. Deu-nos o orgulho de ter sido um grande presidente e não negar suas raízes, tempos difíceis, em que conseguiu guardar ainda as boas recordações. Esse é Lula, um homem que parece estar no cotidiano da cidade.

Chegará às 16h direto para Caetés, onde entregará computadores a alunos da rede pública, no programa federal "Um Computador por Aluno". (Zé da Luz deve ter adorado!).

Lula vem depois para Garanhuns, onde num compromisso privado, fora da agenda oficial, estará junto aos candidatos da Frente Popular, liderados pelo governador Eduardo Campos, candidato à reeleição, Humberto e Armando, candidatos ao senado, e muitos, muitos outros candidatos a deputado. O encontro será na quadra do Colégio Monsenhor Adelmar e contará com a presença de Dilma Roussef, sendo considerada a largada da campanha presidencial em Pernambuco. 

Mas a agenda da candidata e do presidente voltam a se encontrar. Num grande presente à nossa cidade, Lula estará na noite do Festival de Inverno, e é incrível o que o destino faz: No palco, Paralamas do Sucesso, e se Herbert Viana entoar "Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou, são trezentos picaretas com anel de doutor"... Uma música que virou referência da luta política do então Lula de 1993, que buscava limpar o Congresso Nacional daqueles picaretas, a praça deverá entrar em climax.
Portanto, as estrelas, os planetas e tudo mais estão em sincronia para vivermos um momento mágico, daqueles que contaremos aos nossos netos. 

Lula deve falar pra sua gente, algo em torno de 60 a 70 mil pessoas devem estar na Esplanada Cultural Guadalajara hoje. Nordestinos que aplaudem naturalmente o presidente. Dilma colherá os frutos desta visita, e esperamos que se sinta o próprio Lula e tenha o mesmo olhar para nossa gente, caso esses aplausos desta noite de hoje se tranformem nos votos de outubro.

O Blog do Ronaldo Cesar e a 87 FM estão credenciados para acompanhar a comitiva presidencial, acessem nosso TWITTER, estaremos passando informações em tempo real sobre esta sexta-feira histórica.

.

Luís Nassif fala do Festival de Inverno de Garanhuns

O advogado Jeová Barros Jr., colaborador do nosso blog, enviou uma sugestão de pauta para Luís Nassif, um dos jornalistas mais prestigiados do país, e ele publicou em seu blog:
.

O festival de inverno de Garanhuns

Por Jeová Barros de A. Júnior

Caro Nassif,ontem foi feita uma postagem sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Hoje, por justiça, gostaria que fosse mencionado um outro festival de inverno, o qual ocorre numa região do nosso país que o torna inédito: falo do Festival de Inverno de Garanhuns. Surpreende a existência de um festival de inverno na região nordeste?Garanhuns, terra do presidente Luis Inácio Lula da Silva, fica a 210 quilometros do Recife.

mém! No agreste pernambucano, no inverno, as temperaturas chegam a atingir o patamar de cinco graus celsius. Isso se deve ao fato da localização dessa aprazível cidade: no alto do planalto da Borborema, a uma altitude de quase mil metros acima do nível do mar. Ah, Garanhuns também é a terra do sanfonista Dominguinhos!Estamos, agora em 2010, comemorando o vigésimo Festival de Inverno de Garanhuns. O Festival começou na quinta-feira passada e promove shows, peças de teatro, danças, apresentações circenses, oficinais culturais, de literatura, etc. Enfim, todos os anos, nós temos nove dias de intensa atividade, a fazer desse evento um marco, na região nordeste e também no Brasil, pois recebemos gente de todo o país.Para se ter uma idéia, esse ano já passaram na praça de eventos (tudo de graça) nomes como: Skank, Gal Costa, Paulinho da Viola, Neguinho da Beija-flor, Pitty, Marcelo D2, MV Bill, etc.Amanhã, o presidente Lula, juntamente com a candidata a presidência Dilma Russef, estará prestigiando o evento, o que, com certeza, é motivo de orgulho para todos os garanhuenses. Na comitiva, também estará presente o Governador do estado, Eduardo Campos.Para aqueles que quiserem ter uma idéia do que é esse festival, do tamanho dele e o que ele significa, podem dar uma olhada num blog daqui de Garanhuns, que está fazendo um cobertura especial, e muito boa, do evento.

Seguem dois links:

http://www.aquinacozinha.com/2010/07/festival-de-inverno-de-garanhuns-danca.html

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.